Início » Brasil » O Maracanã é inaugurado
NESTA DATA

O Maracanã é inaugurado

No dia 16 de junho de 1950, é aberto o famoso palco da final das copas de 1950 e 2014

O Maracanã é inaugurado
O novo Maracanã foi palco da final da Copa de 2014 (Reprodução/Internet)

No dia 16 de junho de 1950, o estádio jornalista Mário Filho, o famoso Maracanã, é oficialmente aberto. Contudo, sua construção foi muito criticada, na época, pelo deputado Carlos Lacerda, inimigo político do prefeito do Rio o general Ângelo Mendes de Morais, por causa dos gastos de dinheiro público e pela localização do mesmo. Para Lacerda, o estádio ficaria mais bem localizado em Jacarepaguá.

Apesar das fortes críticas, e apoiado pelo jornalista Mário Filho, o prefeito conseguiu finalizar a obra. A arquitetura do estádio foi escolhida, por meio de votação, no ano de 1947. O projeto vencedor foi realizado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro. Nele, estava projetado que o Maracanã receberia, ao todo, 155.250 pessoas.

A partida inaugural foi entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo, no dia 16 de junho de 1950, vencida pelos paulistas por 3 a 1. O primeiro gol foi marcado por Didi, o famoso “Folha-seca”, na época, jogador do Fluminense. Várias partidas marcaram a história do estádio. A principal delas foi o histórico “Maracanazo”, no qual o Brasil perdeu a final da Copa de 1950 para o Uruguai.

 

Fontes:
Wikipédia-Maracanã

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *