Início » Opinião » Artigos » O poder da lama
COLUNA ESPLANADA

O poder da lama

Processo contra Samarco afunda no lamaçal da burocracia. Até agora, nenhuma multa foi paga

O poder da lama
Contaminação do Rio Doce por conta do rompimento da barragem (Foto: Fred Loureiro/Secom ES)

A maior tragédia ambiental do Brasil completará dois anos daqui cinco meses e até hoje a Samarco não pagou um centavo dos R$ 344,8 milhões em multas aplicadas pelo Ibama – que autuou a mineradora 23 vezes. A empresa recorreu de todas, nas instâncias administrativas do órgão ambiental, onde o processo afunda no lamaçal da burocracia. Apenas duas multas avançaram para a “2ª instância” nas dependências do Ibama, e as outras continuam na “1ª instância”, informa o órgão.

Hum…

A Samarco informa que vai cumprir programa de reparação via TAC com Governos Minas e ES. E sobre multas, que há “aspectos jurídicos que precisam ser reavaliados”.

300 hectares

Os ex-moradores do Bento aprovaram a construção do novo distrito. Serão 226 casas em outro local – a terraplanagem começa em agosto e as casas só em 2018.

Governo & co

Nada também da multa de R$ 5 bilhões que o MP Federal tentou aplicar contra a poderosa mineradora sócia da Vale – sociedade da União com grandes grupos privados.

Fora da lei

Levantamento do setor mostra que 4,6 bilhões de cigarros foram vendidos sem pagar impostos em 2016 por empresas brasileiras que atuam ilegalmente no País. A cada 10 maços de cigarros vendidos no Brasil, 4,5 são contrabandeados do Paraguai. Adivinha quem é o maior fabricante de cigarros no país vizinho? O presidente Horácio Cartes.

Validade vencida

Com centenas de mandatários investigados na Lava Jato e nas delações da JBS, os regimentos internos da Câmara e Senado ficaram ultrapassados. As normas não têm definição sobre pedidos de afastamento de parlamentares, agora decididos pela Justiça.

Regalias em dia

Há movimento de sérios técnicos legislativos para mudar isso. No Senado, além de regalias, foram mantidos dados de atividades do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do ex-líder do governo, Delcídio do Amaral, alvos de ordens de afastamento.

Faz sentido

Na sede do PSDB do Distrito Federal ainda está escrito na fechada “Oposição a favor do Brasil”. Verdadeiro cenário do que ocorre hoje em relação ao Governo Temer.

Grampo revela

O ex-PGR Cláudio Fontelles protocolou no Senado pedido de impeachment de Gilmar Mendes por crime de responsabilidade. Acusa ligações políticas com senador Aécio.

Velório

O Vem pra Rua não foi.. para a rua. Mas mandou quatro coroas fúnebres de flores, fixadas no portão do TSE, em crítica aos ministros que votaram para salvar Temer.

Engraçadinho

Conhecido como membro da Bancada da Bala – dos financiados pela indústria armamentista – o deputado Capitão Augusto arrumou jeito de sair pela tangente: distribui balinhas cuja embalagem traz seu nome e a frase “Bancada da bala”.

Tá explicado

Presidente do Conselho de Ética, o senador João Alberto informa que tirou licença médica durante esta semana e por isso “ainda não tomou conhecimento da representação em desfavor do senador do PSDB- MG, Aécio Neves”. Curioso, logo agora!

A conferir

O senador garante que, semana que vem, receberá, em mãos, a documentação e tomará as providências necessárias. É na terça que o STF decide se Aécio será preso ou não.

Tá bom

O ministro Mendonça Filho (Educação) avisa que utilizou aviões da FAB para cumprir agenda oficial, conforme previsto em lei. Esteve em Alagoas e em Pernambuco, na quinta e na sexta, para liberar recursos e visitar as escolas atingidas pelas enchentes. Mas depois voou para Recife, onde reside com a família.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Dois anos e o povo no mar de lama, tudo por causa de nossa justiça falha. Quem morreu, morreu e quem se salvou ainda está na lama e o meio ambiente, e os peixes. A Samarco tem que pagar por isso tudo

  2. Markut disse:

    O poder da lama da burocracia e do arraigado sentimento de impunidade talvez seja até mais nocivo do que o da catástrofe, em Minas Gerais.
    Trata-se da histórica cultura extrativista ,em contraposição à cultura inclusivista, que é a sinalização de estruturas sociais mais desenvolvidas.
    É de se questionar quando chegará a vez da América Latina ,em geral e do Brasil, em particular.

  3. olbe disse:

    Como tudo no Brasil atual: NADA É FISCALIZADO e todos ficam IMPUNES !!!!!

  4. laercio disse:

    Vejam os monstros que a lei permitiu crescer!
    PCC
    Samarco
    JBS
    Maus políticos
    Entre outras centenas!

    Se deixaram influenciar por comissões de direitos que na verdade são raposas internacionais e apatridas disfarçados…

    Hoje a pena de morte está decretada em qualquer esquina do país, geralmente vem sobre uma motocicleta ou está em um terreno abandonado com um buraco na parede, pronto para te dar prazer…

    Culpa dos políticos que só visam poder e dinheiro!
    Culpa do povo que não procura se informar!
    Culpa das ONGs, comissões de direitos que condenam as ações de ordem policial em favor do crescimento da marginalidade.

    Tudo que é contundente é eficaz é severamente atacado!
    Veja quando as forças de segurança combate o crime, são questionados intensamente!
    Por que?
    Porque a ação policial garante a ordem! Um povo ordeiro começará a pensar! “Políticos, empresários e outros” não querem um povo que pense!

    Cuidado com a regurgitação que alguns meios de comunicação põe em suas mesas!

  5. laercio disse:

    A constituição brasileira foi feita, na sua grande parte, por velhos apatridas, pessoas cheias de caprichos e vícios! Não acusam sensibilidade para diferenciar as coisas necessárias ao país.

    O governo e o próprio povo, em sua maioria, compactuam com coisas erradas! Não saem de sua área de conforto!

    Cada qual tem que fazer sua parte.
    O povo deve exigir que seja implantada em nossa constituição um dispositivo de emergência.

    O dispositivo de emergência trata-se de um grupo de juristas apartidários e independentes de prontidão para atuar em quaisquer das três esferas e suas ramificações!

    Quando o povo perceber que há algo errado, por exemplo: uma grande obra parada, O POVO eletronicamente vota no sentido de que haja o afastamento imediato da esfera governamental responsável pela obra! A comissão assume os trabalhos do governo enquanto esse se vira com a justiça! Se provar idoneidade volta ao governo, se não provar então elege-se outro por voto, mas, sem pressa pois a comissão apartidária estará lá trabalhando sem prejuízo ao país.

    Alguém até pode aumentar que isto é impossível mas é nossa melhor chance! Do contrário os apatridas, os empresários e boa parte da mídia vão trabalhar intensamente até aprovar uma lei que permita a retirada do seu couro (pele) com você ainda vivo…
    Você dúvida? Já tiram sua vida nas ruas com “permissão” legal!
    Está faltando pouco para autorizarem o uso de feto humano como alimento…

  6. Beraldo disse:

    Artigo bem divididinho:

    Poder da Lama 1: O da Samarco.

    Poder da Lama 2: A do PCB – Primeiro Comando do Brasil (Temercola).

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. laercio disse:

    Estão ocorrendo diversos erros no país!
    Quando você percebe que algo errado ocorre o normal é recorrer a justiça!
    Você pode recorrer a justiça no Brasil?
    Até por mas ela não dará resultado positivo!

    Nossa constituição é algo que está deixando o povo de joelhos, está literalmente matando pessoas… Vá para as ruas e veja: gente dormindo na calçada, falando sozinha, usando drogas… As pessoas estão infelizes e sendo cada dia mais castigada por uma constituição que se esconde no véu de uma democracia inexistente.
    Há alguns velhos de ternos e gravatas que aparecem na televisão falando grosso auge democracia mas o fato é que tal condição não alcançou o povo! Vivemos em uma bagunça.

    Mas tem jeito disto acabar?
    Tem sim!
    Temos que ter uma cláusula na constituição que faculte ao povo fazer escolhas eletronicamente e, uma comissão apartidária as colocaria em prática com apoio de uma soberania pré estabelecida para evitar as parasitas da política.

    O povo merece esse direito, a nação é nossa e não das empresas…

    O primeiro passo é o povo pode colocar algo em prática porque aquela conversa de que elegemos representantes é papo furado, aliás, as nossas leis são papos furados porque não garantem igualdade na justiça e enaltece quem tem conhecimento com prejuízo a vida de quem não tem.

    Uma constituição que não serve a seu povo deve ocupar gôndola cilíndrica que mantemos do lado do portão de saída da casa…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *