Início » Brasil » O problema da água entre Rio e São Paulo
Pertence a quem?

O problema da água entre Rio e São Paulo

São Paulo passa por uma crise no abastecimento de água e a solução encontrada pelo governador, Geraldo Alckmin, desagradou Sérgio Cabral

O problema da água entre Rio e São Paulo
Rio e São Paulo disputam por abastecimento (Reprodução/ Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

São Paulo passa por uma crise no abastecimento de água e a solução encontrada pelo governador, Geraldo Alckmin, desagradou Sérgio Cabral que elevou o tom das críticas.

Um projeto que interliga o sistema Cantareira à bacia do rio Paraíba do Sul, que também abastece os estados do Rio e Minas Gerais, foi apresentado pelo governador paulista e imediatamente criticado pelo governador do Rio. Cabral, disse no Twitter, que jamais permitirá que se retire água do povo fluminense.

O projeto propõe que se ligue o rio Jaguari, da bacia do Paraíba do Sul à represa Atibainha que integra o Cantareira. A operação do Cantareira tem tido o volume mais baixo de sua história, registrando no dia, 23 de março, 14,6% de sua capacidade.

Alckmin afirmou que o rio Jaguari pertence aos Paulistas e que o projeto feito por paulistas para paulistas. O governador se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para apresentar a obra, que ficaria pronta em no máximo 18 meses e pedir autorização da Agência Nacional das Águas.

Cabral também visitou Dilma na última sexta-feira e afirmou à presidente que o Rio recorreria na Justiça caso o projeto seja aprovado e ainda afirmou à jornalistas que não toleraria a retirada de “uma gota” de água que pudesse prejudicar o Rio.

 

Fontes:
Folha - Alckmin rebate Cabral e diz que rio é dos paulistas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. francisca disse:

    O Sergio Cabral está certo em defender o reservatório do seu estado. O senhor Geraldo Alckimin se descuidou dos seus deveres agora quer prejudicar o estado do Rio de Janeiro e se mais tarde o Rio de Janeiro precisar quem irá abastecer o estado carioca. Porque a folha de São Paulo não faz uma matéria da incompetência do governador Geraldo Alckmin, abafaram o desvio de dinheiro público de trens e metrôs.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *