Início » Brasil » O PT escancara sua autofagia
Coluna Esplanada

O PT escancara sua autofagia

O embate entre dilmistas e lulistas vai colocar fogo no palco

O PT escancara sua autofagia
PT revela as entranhas de uma legenda em pé de guerra (Charge: Aliedo)

Conhecido desde sua fundação pela coerência programática e aliança ideológica incondicional entre seus pares, o Partido dos Trabalhadores chegou a 2015 surrado por um 2014 que começou a mostrar as entranhas de uma legenda rachada entre dilmistas – os seguidores da presidente da República – e lulistas, o séquito fiel ao ex-poderoso comandante em chefe da nação. Entre eles, as duas maiores estrelas hoje do PT se aceitam, se admiram, discutem, embora nos bastidores se estranhem também, contam aliados próximos, o que é natural no jogo do Poder. Fato é que inevitavelmente o PT passou a escancarar sua inédita autofagia aos holofotes do país.

E isso causou consequências. Drásticas e imediatas. O ex-apenado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, mal saiu da cadeia, publicou em seu blog recados de que a economia vai mal porque o governo erra na política de juros e aumento de impostos. Uma semana antes, a ex-ministra da Cultura Marta Suplicy já dera o seu, em entrevista ao Estadão: em outras palavras, o PT acaba se continuar assim.

Ela sabe o que acontece das hostes à cúpula do partido, e em especial referiu-se veladamente a este racha entre dilmistas e lulistas. Marta já não se dava bem, sem segredos, com o chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante, seu rival direto na disputa pela prefeitura ou governo de São Paulo. Além das críticas na entrevista ao governo, já saíra soltando veneno contra a presidente Dilma na nota oficial de seu pedido de demissão.

Foi Marta escancarar o embate interno para Paulo Vannuchi, o fiel escudeiro de Lula, vir a público dizer o que pensava em gabinetes fechados: Ela agiu de maneira sórdida, disse em entrevista.

Aliás, outro que usou entrevista para desabafar contra o jeito Dilma de ser, o então ministro Gilberto Carvalho, o olheiro de Lula no Palácio do Planalto, mandou na lata que faltava competência ao governo. E quem governa? A chefe na sala colada à dele. Foi chamado às falas e demitido dias depois da entrevista, em conversa ríspida com a comandante em chefe. Ele negou, negou veemente a demissão, que se confirmou no último dia do ano.

Sobe a cortina e luz no palco petista: em cena, a disputa pela indicação do candidato a presidente do País e do controle do partido a partir de 2018. Desde já, fica evidente que Dilma, ao imprimir o seu modelo de governo com sua equipe 100% escolhida por ela, torna-se uma figura de peso dentro do PT para indicar um candidato, ao passo que Lula, se não for candidato, também o fará. Obviamente Lula e Dilma não disputarão (espera-se) esse troféu de quem vai escolher o candidato; mas, voltemos ao teatro petista, o embate entre dilmistas e lulistas vai colocar fogo no palco.

Lula pode bater no peito e falar em alto e bom som, do jeito que gosta: Nunca antes na história deste País o PT brigou tanto pela imprensa.

OAB x Dirceu

Após o Conselho Federal segurar e empurrar para São Paulo o caso, a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil deu seguimento à tramitação de um processo de cassação da carteira de advogado José Dirceu – protocolado quando era apenado, há mais de ano.

A OAB deu prazo de 15 dias, a partir do último dia 16, para Dirceu apresentar sua defesa, e então marcará o julgamento.

Ainda cumprindo pena, agora em regime aberto, Dirceu conta com o registro para advogar e até como credencial para consultoria – pela revelação de sexta, a atividade de abre-portas no governo para empreiteiras amigas tem rendido milhões.

 

12 Opiniões

  1. Jose Milton De Quevedo disse:

    Quero que o Fogo se alastre, que não aja Bombeiro suficiente para apagar as chamas.
    Quero os PTralhas se digladiando, se enfrentando publicamente se acusando entre si e por fim queimados na fogueira da corrupção que eles alimentaram dentro do Brasil.
    Que as Cinzas deste Partido que está caindo de Podre, seja levado para o Deserto de preferencia para o Iraque ou a Siria lá junto ao ISIS pois são tão parecidos, nas ações e nos discursos que parecem ser irmãos.
    Espero que o Povo Brasileiro acorde e vá às ruas e proteste seja mais um e assim seremos Fortes para enfrentar estes Mastins Petistas!

  2. jovelino bispo vieira disse:

    ESPERO QUE ESSE NINHO DE COBRAS SE DEVOREM! ZE DIRCEU, DILMA, LULA, RUI FALCAO, MARTAXA.,ETC….O LUGAR DESSA QUADRILHA E NA PAPUDA!

  3. Plinio disse:

    Demagogia de quinta.

  4. Joaquim Caldas disse:

    O direito adquirido é “inviolável”,privatizaram tudo que pertencia ao Brasil e seu povo.A ganancia pela divisão do roubo começa a transparecer.A sociedade perdeu seu maior triunfo,a pátria.Um bando de desocupados assaltou a nação brasileira e desmoralizou a segurança nacional. Estamos sós.. se o povo não se unir:nosso futuro é as profundezas da corrupção vitalícia.

  5. Áureo Ramos de Souza disse:

    Casa da mãe Joana

  6. DJALMA P BENTES disse:

    O dia se aproxima…………O que se pode esperar de um covil ? É isso ao autofagia, pena que está vindo tardiamente. É a JUSTIÇA, porque a terrena também está cooptada.

  7. helo disse:

    Dilma, como já no último mandato, faz o trabalho de arrumar as contas, finge discordar e apoia o petista que vier. Naturalmente alguns cairão com o lava jato, não será tempos para José Dirceu ou Lula, mas quem sabe será para o Pimentel? Essa turma é esperta. Se não houver delação petista, a impunidade e o poder continuarão. Pena.

  8. Luiz Carlos Braga de Camargo disse:

    Onde se lê teatro petista, leia: circo petista. Onde se lê fogo no palco leia : fogo na lona.

  9. CARLOS FERNANDO ALENCASTRO MUNIZ FREIRE disse:

    Casa de Noca !!!

  10. Roberto1776 disse:

    Estamos, definitivamente, entregues, há 12 anos, às baraPTas.
    Duvido que esta excrescência tupiniquim, que mais parece uma hidra, se autodestrua facilmente.
    Somente um chinelada bem dada, com se faz com as baratas, poderia nos livrar de quem quer nos levar para 1917.
    Como até o exército já parece cooptado, espera-se vida longa aos nossos carrascos.

  11. ISRAEL P. BEZERRA disse:

    Geralmente nas brigas dos bandidos, seja na divisão de produtos de roubos, etc. etc., ou nas disputas por poder… a POLÍCIA sempre sai ganhando com as delações e outras infidelidades !!!

  12. Vitafer disse:

    O fruto cai de maduro.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *