Início » Brasil » O que vai sobrar? Até tu, FIFA?
Grita Brasil

O que vai sobrar? Até tu, FIFA?

Nem na área do esporte podemos mais extravasar todas as nossas frustrações de outras áreas, porque ela virou um campo de lama

O que vai sobrar? Até tu, FIFA?
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas

Abro o site do Globo e vejo: manchete do dia: “Operação prende sete dirigentes da FIFA e indicia mais oito por corrupção.” A vontade que dá é desligar o computador vestir a sunga ir para a praia e se mandar a nado para qualquer outro continente. Ou fazer da maneira mais fácil, embarcar no primeiro avião para o destino que for desde que seja para bem longe da América Latina.

fifa

Como assim? Corrupção aqui?

Que eu sabia que a coisa não ia ficar limitada a Petrobras não era nenhuma novidade. Que a hora do Banco do Brasil deve estar chegando, do BNDES também sem nos esquecermos da Caixa Econômica Federal. Ainda mais na área das loterias. Mas a FIFA?

Não que eu morresse de amores pela entidade, mas não sei explicar, era algo que não me fazia parar minhas atividades do dia para ficar elucubrando se ali poderia ter algo de podre. Mas sim, existe. E a coisa vai começar a feder mais ainda quando forem investigar a questão do patrocínio da empresa esportiva que “cuida” da seleção.

Depois disso recorri ao livro “A vida íntima das palavras” de Deonísio da Silva e corri na leta “c” de corrupção; e me deparei com o seguinte: Corrupção: do latim corruptione, apodrecimento, decomposição. Foi incialmente aplicado ao fim que todos teremos após a morte. Etc…etc… e tal. O vocábulo designa também atos ilícitos, praticados sobretudo por políticos, os corrompidos, e empresários, os corruptores. Não satisfeito fui ao Dicionário Houaiss: substantivo feminino; deterioração, decomposição física de algo; putrefação, modificação, adulteração das características originais de algo. Depravação de hábitos, costumes; devassidão. Etc..etc… e tal.

É isso que estamos vivendo. É isso que somos. É isso que viramos. Vivemos num país em putrefação, em decomposição. A nossa crença no amanhã apodrece. Sonhos e expectativas de uma vida melhor, mais regrada, com qualidade de vida de país grande – somos realmente e definitivamente um paisinho de vocês sabem o quê – com Educação, Saúde, Segurança, Transporte e Saneamento funcionando em harmonia e para nós em completo apodrecimento.

Nem na área do esporte podemos mais extravasar todas as nossas frustrações de outras áreas, porque ela virou um campo de lama. E isso porque ainda não vi falarem de verdade das obras feitas para termos recebido a Copa do Mundo 2014.

E não vai ser com Gelol que vai passar.

Enquanto isso no BNDES…

A presidente Dilma vetou o fim do sigilo no BNDES – aí tem coisa – alegando que o banco já divulga em transparência ativa – se for a transparência do PT, lascou-se – diversas informações a respeito de suas operações e que isso prejudicaria competitividade de empresas. E é realmente a mentalidade do seu partido, o PT, quanto menos informações forem dadas, melhor. Para o PT menos é mais.

Só que o STF na figura do relator o ministro Luiz Fux que disse: “Por mais que se diga que o segredo é a alma do negócio, quem contrata com o poder público não pode ter segredos.”, determinou que o BNDES detalhe ao Tribunal de Contas da União (TCU) as operações financeiras – nesse caso – de R$ 7,5 bilhões com o JBS, leia-se Friboi. Agora se isso não é detalhado, imagina todos os outros empréstimos do BNDES que é um banco público onde as empresas têm acesso a condições melhores de financiamento. Até porque quando se fala em muito dinheiro o santo desconfia. E se quando o santo é brasileiro essa desconfiança no mínimo dobra de tamanho.

Até porque acredito que o BNDES não vai assinar um cheque de milhões e, às vezes, bilhões, pelos simples belos olhos verdes de quem bate à sua porta.

E olha que já estava pensando em entrar nessa fila, pois sempre escutei que meus olhos verdes são lindos.

E a conta vai sobrar para quem?

olhos verdes

Já foi tempo em que ter olhos verdes…

Como parte do aperto fiscal também chegou para as instituições, que terão que pagar uma alíquota maior da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) que antes era de 15% e agora será de 20%, adivinhem quem irá pagar a conta?

Nós, você e eu. Ou vocês acham que os bancos cada vez mais famintos e cada vez mais tendo lucros bilionários como, por exemplo, o Itaú que lucrou R$ 5,7 bilhões no primeiro trimestre de 2015, vão olhar (também) para seus belos olhos verdes e não vão compensar esse aumento que eles tiveram através de aumento de tarifas  e elevação dos juros do cheque especial e de seus empréstimos?

No final das contas todo esse ajuste fiscal vai acabar de alguma forma no seu bolso. Pois todos os que sofrerem aumentos em seus custos vão sem sombra de dúvidas repassar tudo pra você. Tenha você olhos verdes ou não. É a lei da selva. Os mais fracos acabam sempre apanhando.

É isso o governo peca em gerir seu caixa, em controlar suas despesas e nós pagamos também por sua ineficiência.

E nem adianta colocar lentes de contato verdes que vocês já viram que não funciona.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

 

 

3 Opiniões

  1. carlos alberto martins disse:

    o brasileiro é antes de tudo um povo covarde.digo isso porque somos roubados,mortos,enganados em uma politica em está destruindo o brasil e ficamos quietos.temos que ir as ruas como se fossemos um tsunami e tirar do poder aqueles que estão destruindo-nos .estamos precisando de um líder para por tudo em ordem.um lider que convoque as forças armadas e feche o congresso e o senado e faça uma auditoria em todos os os setores do governo e coloque todos os corruptos e incompetentes apadrinhados para mofarem na cadeia.temos que ter leis mais severas para punir essa cambada de estelionatarios que não temem a justiça.todas as autoridades em todos os níveis já estão corrompidas..

  2. Guntemberg disse:

    Dizem que após voltar para a Espanha Simon Bolivar teria dito que a única coisa boa pra se fazer na América Latina é ir embora.
    Parece que ele acertou em cheio!

  3. helo disse:

    Ao longo de 10 anos foram desviados milhões pela Fifa. Como as cifras da nossa corrupção estão sempre no patamar de bilhões, experimentei uma certa crise de discalculia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *