Início » Brasil » O tal do gigante fraquejou e voltou para a cama!
Grita Brasil

O tal do gigante fraquejou e voltou para a cama!

Serão 1.460 dias de pura agonia até as próximas eleições

O tal do gigante fraquejou e voltou para a cama!
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas

Enquanto Dilma sorri a outra quase metade lamenta ter que conviver com isso por mais quatro anos. Falha nossa!

Sim, é com muita tristeza e pesar que inicio minha coluna. Sonhei que escreveria um texto otimista, que visse no amanhã pelo menos um resto da esperança que nos foi roubada há 12 anos. Agora sabemos que por mais quatro anos ela nos será confiscada.

Serão 1.460 dias de pura agonia até as próximas eleições.

É óbvio, né? Ou você acha que em 2015 Dilma será uma nova mulher, uma nova presidente? Você realmente acreditou que agora Dilma irá lutar com todas as garras para acabar com a corrupção que está entranhada em seu governo e que vem desde o governo Lula? Você realmente acreditou que ela irá exigir punição rigorosa para os envolvidos? Você ainda acredita que ela vai construir as tais 6 mil creches que foi promessa do seu governo em 2008?  Você engoliu o atraso e achou normalíssimo, né? Aliás, como todas as outras promessas de mobilidade, de saneamento, de saúde, educação…

Seria leviano de minha parte pensar que, se o Aécio tivesse sido eleito, de uma hora para outra a corrupção iria acabar, a inflação iria desaparecer e não teríamos mais problemas. Não é isso. Mas Aécio simbolizava uma esperança, uma mudança.

Os quase 50 milhões de votos que Aécio teve representam isso. A esperança. Só que ela foi aniquilada pelos poucos mais de 50 milhões de votos que Dilma teve corroborados pelos quase 7 milhões de votos em branco e nulos que ajudaram a elegê-la novamente. Em outras palavras, o tal do gigante fraquejou e voltou para a cama.

Sei que esses eleitores descrentes dos políticos acham que anulando ou se abstendo de votar em A ou B iriam mudar alguma coisa de alguma forma. E de alguma forma eles ajudaram a não mudar nada. Isso de achar que não votando em ninguém a pessoa está lavando suas mãos para o que virá é a mesma coisa que se olhar no espelho com uma máscara de algum personagem e acreditar que você é esse personagem. Ledo engano. Acreditem, suas mãos estão “sujas”, ou para não ficar pesado, comprometidas de toda a maneira. E aqui eu abro aspas e faço um mea-culpa, pois em algum momento cheguei a defender o voto nulo, mas olhando por outro prisma, vi que assim estaria eu assinando de alguma forma uma sentença, para o bem ou para o mal. Infelizmente prevaleceu o mal. Mas eu tentei, Aécio.

E como eu aprendi, muitos vão ainda aprender na pele, no bolso, na qualidade de vida, que votar em branco ou se abster é uma forma de tirar o corpo fora e simplesmente ligar o “que o país se exploda”. Mas esquecem-se de que se explodir, todos explodem. E foram justamente esses que anularam e se abstiveram que fariam a tal da diferença necessária para tentarmos algo novo. Pois como estamos há 12 anos é que não poderia mais ser. Mas mesmo assim… Deu no que deu. Parabéns a você que quis isso.

Você que votou nela, ela, Dilma, e toda a corja que vem no pacote não me representam. Queria deixar somente registrado.

Mas ainda não consigo entender isso. É difícil de digerir. Com tudo estampado nos jornais, políticos presos, corrupção mais que comprovada, pessoas morrendo nas filas dos hospitais, promessas não cumpridas. Por favor, alguém explique isso. Estou com um misto de sentimentos até difíceis de se definir em palavras.

Para a velha presidente, serão tempos mais difíceis, um escândalo de mais de R$ 10 bilhões desviados da Petrobras para enriquecer políticos das mais variadas estirpes, que precisa ser esclarecido e tirado a limpo, mas que temo e tenho a certeza farão das tripas coração para blindarem pelo menos a própria presidente e o ex-presidente Lula, acusados pelo doleiro Yousseff de total conhecimento no fato.

Além disso há um país completamente dividido, um Congresso mais fragmentado no qual o PT encolheu e a oposição ficou mais forte, a inflação tendo que ser domada (apesar da presidente achar que ela já está domada) e uma promessa de reforma política. Sem falar na rejeição ao partido e à presidente, mas que não foi suficiente para tirá-la do poder.

Esperanças eu não tenho nenhuma. Certezas? Tenho, e muitas. Mas são certezas das quais não me orgulho nem um pouco. Mas há uma diferença entre ter uma certeza e torcer contra. Nunca torci contra o meu país. Nunca torci contra o PT, como muitos podem pensar. Afinal, se eles fizessem o bem, seria para todos.

Queria e quero que o país prospere, cresça e proporcione uma vida mais digna a todo cidadão brasileiro. Um país que ofereça uma educação capaz de transformar as pessoas, uma saúde digna do ser humano. Um país que olhe para o seu povo com carinho e que respeite os direitos assegurados a nós pela nossa própria Constituição. Mas não vejo, depois de 12 anos com as mesmas pessoas no poder, como haverá uma mudança tão drástica que me faria mudar de ideia. Já sabemos como pensam, agem e se reproduzem.

Mas falhamos quando tínhamos a faca na mão. O queijo? Esse foi roubado pelos ratos que insistem em ficar. Fazer o quê? Agora é aguentar.

Boa sorte para o Brasil, ainda mais agora com José Dirceu autorizado a cumprir o restante da pena em casa e com Pizzolato solto na Itália.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

38 Opiniões

  1. Victor Ivens disse:

    O que a Sandra disse, sobre o povo brasileiro, é uma generalização e um pensamento um tanto quanto drástico, porém ele esclareceu meus sentimentos de tristeza e abatimento. Eu não estou cabisbaixo pelo simples fato de que a Dilma venceu a eleição, eu estou dessa forma por constatar o motivo pelo qual os brasileiros votaram nela e agora eu percebi que minha tristeza não é com quem lidera e representa a nação mas sim com os brasileiros que ela representa. Eu que pensava em deixar de ser um empreendedor individual para expandir meus negócios, percebo que não posso confiar na mão de obra disponível. Creio que a solução possível é seguir o conselho rude e “gritado” de Dinarte da Costa Passos, apesar da boçalidade do comentário.

  2. Mauricio Fernandez disse:

    Helo, alguns comentários aprecio muito e tenho o hábito de revelar isso de público. Os teus Helo, estão entre os meus preferidos e sempre presto muito atenção em tuas palavras. Existem outros. O meu EM TEMPO responde aqueles que atacam o povo brasileiro de forma tão infame. Um desrespeito a todas as formas civilizadas de relacionamentos e direitos. Como não me incluo (assim como quase a totalidade dos brasileiros), no que é afirmado de forma tão pretensiosa me obriguei a responder. Como você mesmo disse; em política se ganha e se perde – faz parte da democracia.

  3. helo disse:

    Maurício, de fato não tinha lido todas os seus comentários. O que aconteceu com o seu comentário EM TEMPO? Loco tchê

  4. Daniel Corrêa disse:

    Tenho lido de tudo na internet sobre política. Enfim, lavei minhas mãos como diz o nosso amigo colunista, pois para mim realmente não faz diferença se quem esta sentado (a) no topo dos urubus é PT, PSDB ou PQP….
    Será que alguém ainda acredita que algum político no Brasil, que tenha chegado ao nível de disputar uma eleição concorrendo ao cargo de presidente da republica por um grande partido pode ser, digamos, um santo? Meus queridos gladiadores, que vivem trocando ofensas em nome deste ou daquele, habitantes do mundo da fantasia, sinto informar mais papai Noel não existe, assim como não existe político de grande partido que não tenha vendido a alma para poder disputar essa tão desejada vaga. Acordem! Não estaremos andando sobre a terra quando isso vier a acontecer, se é que vai acontecer este verdadeiro milagre um dia. Talvez uma revolução a francesa, quem sabe…

  5. helo disse:

    Maurício, costumo concordar com suas opiniões. Ataques e ódios não ajudam muito, você tem razão. A insatisfação nem sempre combina com temperança. Talvez agora os jovens tenham se interessado mais por política, o que é bom. Os ânimos em breve se aquietarão. Quem sabe entre esses que só conheceram o governo petista surja um espírito crítico e democrático. Vejo aqui que militantes após poderosa campanha e re-eleição da presidenta não deixam nem os ossos do Tancredo em paz. Talvez porque não gostem do diferente ou do diálogo. Diálogo também não é o forte da presidenta dito pelos que a conhecem. Numa democracia se perde, se ganha, mas o sonho continua.

  6. Mauricio Fernandez disse:

    EM TEMPO: Aécio perdeu uma eleição ganha para Dilma. Os motivos foram identificados pelo povo que votou surpreendendo muitos. Essa é a verdade final que ‘esconde’ diversos motivos que não irão mudar mais coisa alguma. Entretanto, com espanto, mesmo frente a resultados muito próximos, assistimos a ódios exacerbados em declarações estapafúrdias, mal educadas, grosseiras, desrespeitosas e arrogantes. A boçalidade, a baixeza e o destempero são tamanhos que rotulam a todos os brasileiros de preguiçosos, malandros, safados, traficantes, bandidos, imbecis e outros adjetivos que não vou reproduzir aqui. Acredito que a mulher que postou tais comentários ‘perdeu a noção’ das coisas em seus direitos e formas. É uma visão triste. Visão daqueles que observam o mundo a partir das cloacas.

  7. Mauricio Fernandez disse:

    Não sei se determinadas afirmações apenas expressam simples constatações ou críticas. Prefiro acreditar que não foi dada a necessária atenção ao que escrevi. O resultado das urnas não pode servir de desculpas para todo o tipo de ataques contra quem vota e nem dividir o País. Em uma disputa onde a democracia e o bom senso foram atirados no lixo por conta de todos os tipos de mentiras e infâmias seria normal o repúdio de todos. Não é o que estamos assistindo. Os ataques e as divisões se acirram mesmo com as eleições encerradas.

  8. Beraldo Dabés Filho disse:

    O autor não aventa a possibilidade de um novo Governo Lula, a partir de 2018, o que pode dobrar sua previsão de tempo de agonia, ou seja: de 1460 para 2920 dias. Melhor ir se preparando…, mesmo porque a oposiçãozinha fica cada vez mais incompetente. Prova inconteste foi o discurso do Senador Aloysio Nunes, vice do Aécio Pinóquio, da tribuna do Senado, logo após a derrota. Retrato exato da incompetência e da burrice, o cara simplesmente pregou o ódio político e a negação intransigente do diálogo. Os ossos de Tancredo Neves devem ter se remexido no túmulo, diante de tamanha estupidez.
    _________________________________________________
    EM 2018 NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  9. helo disse:

    Maurício o povo trabalha e quer condições melhores de vida, não é ideológico. É muito natural votar naquele que diz que o outro cortaria os benefícios sociais e privatizaria a Petrobrás. Lula dividiu o país vociferando no palanque: eles estão com os ricos, nós estamos com os pobres. Quanta bobagem. Em uma solução socialista jamais confiaria nessa turma que gargareja e engole tanto. Ainda penso que a democracia com defeitos é a melhor solução.

  10. Sandra disse:

    Por que será que todo indivíduo boçal além de não ter o menor senso de humor se acha melhor, mais esperto do que os outros?Quem não notou que o trecho abaixo é na integra uma brincadeira que rola pelas redes sociais com o “povo brasileiro” ou é muito desinformado ou é muito boçal mesmo…E no mais, vá julgar sua avó, sua tia e aquela que lhe “botou no mundo”…

  11. olbe disse:

    Gostaria de ter assinado este texto..era tudo o que eu queria dizer. Obrigada Claudio Chamis

  12. Anderson disse:

    Boa tarde a todos : esse rapaz que comentou ele com certeza é do partido PSDB , eu não concordo em querer dizer que o partido x e pior do que o partido Y ; Não pode dizer isto em comentário .
    eu votei na Dilma e pronto ninguém muda minha opinião .

  13. Mauricio Fernandez disse:

    Dizer que o resultado das urnas apenas representa os que são contra e os que são a favor da corrupção e das benesses governamentais no combate a fome e a pobreza extrema demonstra uma cruel ignorância e desconhecimento total de política. Tivemos uma campanha eleitoral de muitas mentiras e o aviltamento da democracia. Quem não notou e sequer “tocou-se” vociferam agora a procura de culpados atacando o povo. Pobre povo; a mercê dos políticos e da ignorância daqueles que julgam-se o sal da terra. Um País assim dividido leva a escravidão moral.

  14. helo disse:

    Corrijo o uso do verbo haver. Há choro, mas por preços altos etc. e tal.

  15. helo disse:

    Raimundo a campanha do PT é que dividiu dizendo eles são os ricos nós estamos com os pobres. Lógico que somos uma democracia. O povo que votou no PT não acha que roubar para o partido é diferente de por no bolso. Quem usou o nosso dinheiro para isso no mensalão não tem aplausos, e com razão. A maioria do povo brasileiro quer preços justos, e impostos baixos. A Dilma já começou subindo. O pior inimigo do PT é o próprio PT e não a oposição. Não a choro de viúva, a choro de país indo dilmamente mal. Pena.

  16. Sandra disse:

    Não Claudio, o responsável pela miséria desse país não é o FHC, é o POVO BRASILEIRO!
    Muitos se dizem aviltados com a corrupção e a baixeza de nossos políticos.
    Eu não, eles são apenas o espelho do povo brasileiro: um povo preguiçoso, malandro, e que idolatra os safados.
    É o povo brasileiro que me avilta !
    Não é difícil entender porque os eleitores brasileiros aceitam o LULA e a quadrilha do PT como seus líderes. A maioria das pessoas deste país faria as mesmas coisas que os larápios oficiais: mentiriam, roubariam, corromperiam e até matariam. Tudo pela sua conveniência.
    Com muitas exceções, os brasileiros se dividem em 2 grupos :
    1) Os que roubam e se beneficiam do dinheiro público, e
    2) Os que só estão esperando uma oportunidade de entrar para o grupo 1.

    Por que será que o brasileiro preza mais o Bolsa Família que a moralidade?
    Fácil: Com a esmola mensal do bolsa família não é preciso trabalhar, basta receber o dinheiro e viver às custas de quem trabalha e paga impostos.

    Por que será que o brasileiro é contra a privatização das estatais ?
    Fácil: Em empresa privada é preciso trabalhar, ser eficiente e produtivo; senão perde o emprego. Nas estatais é eficiência zero, comprometimento zero e todos a receber o salário garantido, pago com o imposto dos mesmos idiotas contribuintes.

    Para mim chega ! Passei minha vida inteira trabalhando, lutando e tentando ajudar os outros. Resultado: Hoje sou chamado de ‘Elite Privilegiada’. Hoje a moda é ser traficante, lobista, assaltante e excluído social. Por isso, tomei a decisão de deixar de ser inocente útil, e de me preocupar com este povo que não merece nada melhor do que tem.
    É isso aí.Deixa a presidAnta que constrói portos em Cuba, e dá dinheiro do povo para a Venezuela e a Bolivia tomar conta de vocês imbecis como ela vem tomando…

  17. Elizenir Guimarães Silva disse:

    Infelizmente a cabeça da maioria é usada apenas para colocar boné ou fazer escovas nos cabelos.
    Muitos não veem o que estar na cara e deixam-se iludir com bolsas de sei lá o que , uns justificam que pôde comprar um carro e eletrodomésticos mas se esquece que estar todo endividado e outros já perderam o que compraram por falta de pagamento . Isso é burrice . Agora vamos pagar pelos erros de quem não estar nem aí para nada: Eles vivem com bolsa escola e bolsa família , não tem sonhos e nem ambição de um País melhor não almeja mudanças.
    Aqueles que votaram nela merecem o Brasil que vem por aí . Pena que paga o justo pelo pecador . E por tabela sofremos nós que queremos uma vida mais decente.
    ACORDA POVO BRASILEIRO

  18. Raimundo Trindade disse:

    Essa crônica é TIPO CHORO DE VIÚVA, nós vivemos em um país que é a maior democracia latinoamericana, essa história de menos da metade dos votos , é derrota certa amigo, no meu município um candidato a deputado estadual ficou na suplência por míseros 25 ( vinte e cinco) votos, mas nem por isso achamos que o nosso estado está dividido, ñ pode acontecer o que vem acontecendo, as mídias induzindo pessoas a se revoltar porque o Aércio perdeu, nada disso, temos que nos unir e cobrar, tanto da presidente quanto dos deputados , senadores , o judiciário e etc. que eles trabalhem em prol da população.. Viram aquele deputado presidente da câmara, botando matérias polêmicas para ser votadas , por vingança de ter perdido a eleição de governador na terra dele?

  19. helo disse:

    Ionora, o PT é mais corrupto sim. Considera que desviar para o partido é heróico. E foi desvio ousado, organizado e de monta. Mas não será preciso argumentar. A realidade já mostra. Em poucos dias o preço da luz já aumentou, a bolsa caiu, o dolar subiu, as passagens subiram, a Selic aumentou, já foi pedida a indicação pelo Planalto da direção da Polícia Federal, o que garante as impunidades, referendum, plebiscito, democratização da imprensa. Com inflação e dívida interna de 1 trilhão, os programas sociais vão ficar comprometidos. Quedano investimento via ações, é desindustrialização e aumento do desemprego. A preocupação é erradicar a pobreza e diminuir a desigualdade. Dilma por diversas razões vai comprometer esse caminho. Os pontos positivos vão se perdendo por falta de uma política bem conduzida. Já vivemos tempos de muita inflação, saberemos com muita dor passar por ela outra vez. O povo não é ideológico, quer seupoder de compra. Sem ele não haverá o populismo planejado.

  20. Áureo Ramos de Souza disse:

    Primeira mão Claudio em Recife um golpe de mais de E$ 12.000,00 uma quadrilha no interior de Pernambuco no INSS.Quanto ao que escrevesse eu também estou pasmo quanto ao povo brasileiro, o que eles querem finalmente? Não é possível continuarmos assim e o Lula se pronunciou para 2018. Gostaria de escrever alguma baboseira, mais deixa isso para lá

  21. claudio de oliveira silva disse:

    NA VERDADE O GRANDE RESPONSAVEL PELA MISERIA NESTE BRASIL,SE CHAMA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO; PORQUE NO MOMENTO QUE ELE GANHAVA PREMIOS E MAIS PREMIOS,O POVO PASSAVA NECESSIDADE SOFRENDO COM O DESEMPREGO POR CAUSA DO FHC. HOMEM CRUEL PERVERSO DITADOR, QUE NAO ESTAVA NEM AI PARA O POVO DELE. ESSE PSDB NAO PRESTA MESMO; DILMA ERROU MUITO, MAS NAO VENHA FALAR QUE AECIO E A SOLUÇAO DO BRASIL NAO. OQUE O PSDB FEZ, OQUE;SO MISERIA E DERROTA DO POVO BRASILEIRO.HOJE O POBRE TEM PODER DE COMPRA,COISA QUE NO GOVERNO FHC NAO TINHA. LEMBRANDO DA CONSTRUÇAO NAVAL; TODAS AS OBRAS ERAM LEVADAS PARA A EUROPA E OS METALURGICOS DO BRASIL VENDO NAVIOS; PORQUE O SENHOR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO,MANDAVA TODAS AS OBRAS PARA FORA DO BRASIL.E CLARO QUE ELE VAI GANHAR PREMIOS E PREMIOS;TIRANDO DA BOCA DO POVO DELE PARA ALIMENTAR FORA DO BRASIL.

  22. Dinarte da Costa Passos disse:

    NÃO TÁ CONTENTE DEIXE O BRASIL QUANDO QUISER, AFINAL O DIREITO DE IR E VIR LHE É ASSEGURADO. TENHO CERTEZA DE QUE ESTA CORJA DE CORRUPTOS DO PSDB SE DEIXAREM O BRASIL SERÁ A MELHOR COISA QUE PODE ACONTECER.

  23. Paulo Fernando disse:

    Também não acredito porque esperava mudança e a minha esperança acabou e agora o que fazer? esperar mais 04 anos…

  24. PLinio disse:

    Verdade venceu o ódio

  25. Joma Bastos disse:

    Enquanto não existir um desenlace, um término para o grave problema da miséria e da pobreza no Brasil, existirá sempre um “guerrilheiro extremista” para destruir o potencial econômico e social desta Nação.
    Nunca se esqueçam que temos mais de 50 milhões de cidadãos a viver na extrema pobreza e sempre que existirem pessoas sem uma vida social e economicamente digna, vão persistir partidos políticos extremistas.
    Há que lutar para erradicar a pobreza e a miséria desta Nação!

  26. lonora hermes luz disse:

    Aécio era “faca e queijo na mão’, Claudio? Acorda, Claudio.

    Eu não sou PT e não voto no PT mas o PSDB e o Aécio não são menos corruptos que o PT e ainda se danam pra distribuição de riqueza, quem dirá então pra erradicar a miséria. Estes 12 últimos anos tiveram pontos positivos como os 8 precedentes também.

    Faça um esforço pra ter um ponto de vista que esclareça alguma coisa mais que seu ódio atávico do PT, que não resolve nada. Queremos um Brasil melhor, voe e eu, uma crônica atrás da outra de acusações e alarmismo não servem pra absolutamente nada.

    Abraço.

  27. Guilherme disse:

    Este artigo reflete o pensamento de muitas pessoas. Assim como o autor, eu também acreditei. Talvez por ingenuidade ou pela cegueira movida pela vontade de ver um país mais justo, próspero e mais educado. Meu pai costumava escutar de meu avô a seguinte frase. “Neste país as coisas precisam mudar, para que fiquem sempre as mesmas”.

  28. Carlos Lins disse:

    Disse tudo o que os quase 50 milhões de pessoas como eu tinham vontade de dizer mas não tem o espaço que você tem. muito bem dito. Parabéns.

  29. Lucia disse:

    Eu não penso como você. Acho melhor esses 30 milhões não terem votado do que terem votado na Dilma. Teria sido muito pior. O povo é culpado sim por ter votado nela, eu não acredito que todo mundo seja tão desinformado assim, porque até lá nos confins do sertão tem televisão. As más notícias são diárias, e assim como todo mundo sabe o enredo das novelas e o que acontece no futebol, também sabem sobre a roubalheira. Votaram nela porque não são se importam, são cúmplices do pt. Mas a culpa não é só do povo não, é de todo mundo que tinha condições de fazer alguma coisa e não fez: políticos da oposição, TCU, PGU, STF, OAB, PF, MP, o Joaquim Barbosa que nos abandonou quando mais precisávamos dele, e até mesmo a imprensa. Durante 12 anos o pt ( é minúsculo mesmo) fez o que quiz sem nada ou ninguém que tentasse pará-lo. Nunca apareceu ninguém que procurasse reunir o povo num movimento popular contra nada, um líder que desse rumo e estímulo ao povo para reagir. Em junho a população esboçou uma reação, e eu que assisto às tvs Câmara e Senado, pela 1ª vez vi os políticos trabalharem, num frenesi danado. Mas tudo acabou ali mesmo, eram tantas as reclamações, mas não havia um rumo definido.
    Agora ficam jogando a culpa em cima do povo. A culpa é do Brasil inteiro.

  30. Roswyta Ribeiro disse:

    …………………. pois é, eu fico aqui pensando, que escola ensinou banalizar tanto a HONESTIDADE, a VERDADE, a DIGNIDADE… e por ai vai, uma pequena planilha um pouquinho maior que a lista telefônica.

  31. Henrique de Almeida Lara disse:

    Concordo plenamente com você, meu caro articulista. Aliás, estou com raiva de você porque gostaria muito de ter escrito esse artigo. Mas você sabe fazê-lo, eu não o sei.
    Não acredito em nada do que a Dilma diz ou promete. Não acredito em nado do que o PT diz. Não acredito em nada do que os seus apaniguados (base de sustentação) dizem. Ah! E seus ministros também! Esse grupo, formado por numerosos oportunistas, que busca o seu interesse e não os interesses da Nação brasileira, especializou-se em dissimular, mentir, desconstruir a verdade, camuflá-la e/ou negá-la.
    Portanto, não acredito que Dilma será outra pessoa. Não acredito em mudança do PT, nem de seus apaniguados. O Brasil está em perigo. A vocação do Brasil é para ser um país democrático, com um povo alegre e feliz; nunca para ser uma ditadura, principalmente ditadura comunista.
    Conconcordo também com você que entre os responsáveis pela desgraça que se abateu sobre o Brasil estão os que votaram branco e nulo. Claro que há outros responsáveis, como os ociosos viciados em esmola. Mas, no meu modo de pensar, o nosso líder – continua sendo – Aécio deixou de dizer muitas verdades com a necessária clareza para que o nosso povo menos esclarecido poudesse entender.
    Quanto ao esclarecimento do grande engano dos que votam nulo e branco caberia ser feito pelo Tribunal eleitoral. Lamentável é: Isso nunca foi feito com o exigido esmero.

  32. Leidy santos disse:

    EU NUNCA ACREDITEI NA DILMA !!!

  33. Ludwig Von Drake disse:

    O Dirceu ainda vai conseguir um alto cargo no governo, talvez volte a ser Ministro. Aguardem.

  34. helo disse:

    Acredito no Brasil e não acredito que Dilma fará melhor do que fez. Nem precisamos comentar, já subiram os juros, já voltaram a falar em reeditar a CPMF, já pediram para o Planalto indicar o Diretor da Polícia Federal, já sugerem plebiscito e referendum, plagiando Caracas. Diálogo não haverá, crescimento também não, corrupção seguirá com todos impunes, A bolsa caiu, o dólar subiu, o país perdeu a confiança dos investidores, os preços sobem e a comida nos hospitais está faltando. Vai-se a indústria, vai-se o comércio, vão-se os empregos. Depois dirão que a culpa é da China. Até a Argentina e o Paraguai cresceram mais que o Brasil. Igual e mal só a Venezuela que vejo já manda gente para cá e assina acordos com o MST. Liberdade e igualdade é o que vai faltar nos anos à frente. O Brasil precisa pensar a pobreza com seriedade e menos populismo. Com inflação não há programa social que resista.

  35. Sandra disse:

    “Hoje estamos assistindo a formação de uma sociedade de viciados pela esmola do Estado, sem o menor estímulo de evoluir para o mercado de trabalho. Se contentando a viver à margem da dignidade humana”. Joaquim Barbosa
    Nós que amamos o Brasil e queremos a mudança desse estado de coisas vamos continuar mobilizados.Vamos fiscalizar ativamente a votação de todas as leis, todos os projetos dessa quadrilha em direção à venezuelização do Brasil e nos manifestar CONTRA!Avante minha gente, não vamos dar paz a eles!

  36. Maria Leite disse:

    Como esperei ver essa coluna após as eleições, rsrsrs
    No mais, não é só a presidente que trará mudança.
    Não adianta nada querer mudar o presidente, mas deixar a câmara e o senado repleto de vermes.

  37. ACREDITO NO BRASIL disse:

    AECIO REALMENTE REPRESENTAVA A MUDANÇA MAS … PARA PIOR, PARA PIOR MESMO..
    MAIS UMA VEZ MINAS GERAIS MOSTROU AO BRASIL, QUE ÊLES QUEREM LIBERDADE/IGUALDADE.

  38. Sandra disse:

    Se vocês querem se indignar de verdade vejam esse video.”O jornalista Claudio Tognoli, informa em seu blog que decidiu entrar no site do Ministério do Poder Popular para as Comunas da Venezuela, que é um dos aparelhos daquele país que organizam as milícias chavistas, aquelas que andaram matando estudantes e oposicionistas. E descobriu coisas interessantes.

    Sabem quem está em visita oficial ao Brasil? Elías Jaua, que é um vice-presidente setorial (um cargo que existe por lá) do Desenvolvimento do Socialismo Territorial da Venezuela e titular do tal Ministério das Comunas. O governo bolivariano informa que, nesta terça, foi firmada uma série de acordos, em Guararema, entre o governo venezuelano e o MST nas áreas de treinamento e desenvolvimento da produtividade comunal, “acordos têm o objetivo de incrementar a troca de experiências e formação para fortalecer o que é fundamental numa revolução socialista, que é a formação da consciência e a organização do povo para defender suas conquistas e seguir avançando na construção de uma sociedade socialista.”

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *