Início » Brasil » O Triste Fim de Policarpo Quaresma é publicado no Jornal do Comércio
Nesta Data

O Triste Fim de Policarpo Quaresma é publicado no Jornal do Comércio

No dia 19 de outubro de 1911 dá-se o início da publicação, em folhetim, da obra 'O Triste Fim de Policarpo Quaresma'

O Triste Fim de Policarpo Quaresma é publicado no Jornal do Comércio
A obra mais famosa de Lima Barreto condensa em si muitas das características que consagraram seu autor como o melhor de seu tempo (Reprodução/Internet)

Triste Fim de Policarpo Quaresma surgiu como um romance de folhetim em edições semanais, no dia 19 de outubro de 1911, no Jornal do Comércio. Anos depois, foi publicado em um livro. Seu autor, Lima Barreto, era um mulato com ideias socialistas e um estilo de escrever inovador, cuja linguagem simples e direta podia ser compreendida pelo leitor popular.

A obra mais famosa de Lima Barreto condensa em si muitas das características que consagraram seu autor como o melhor de seu tempo. Ela focaliza fatos históricos e políticos ocorridos durante a fase de instalação da República, mais precisamente no governo de Floriano Peixoto (1891 – 1894). Seus ataques derramam-se para todos os lados significativos da sociedade que contempla, a Primeira República.

O meio intelectual da época, que ainda vivia sob forte influência romântica e parnasiana, reagiu chamando o escritor de semianalfabeto, condenando-o à marginalidade e ao ostracismo. Lima Barreto sofreu muito por criticar os poderosos de seu tempo, e suas desilusões não foram poucas. O escritor esteve internado em sanatório, tornou-se alcoólatra e morreu com apenas 41 anos, em estado de completo abandono e de miséria.

 

Fontes:
Guia do Estudante

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *