Início » Brasil » OAB barra Joaquim Barbosa e libera Dirceu para advogar
COLUNA ESPLANADA

OAB barra Joaquim Barbosa e libera Dirceu para advogar

Enquanto a OAB barra a emissão da carteirinha para que Joaquim Barbosa trabalhe como consultor, a mesma autoriza o condenado José Dirceu a manter sua carteirinha

OAB barra Joaquim Barbosa e libera Dirceu para advogar
OAB protagoniza o mais vergonhoso episódio de sua História, numa inversão de valores (Reprodução/Internet)

A Ordem dos Advogados do Brasil protagoniza o mais vergonhoso episódio de sua História, numa inversão de valores. Enquanto a seccional do DF barra a emissão da carteirinha para que Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, trabalhe como advogado, a mesma Ordem autoriza há sete meses o condenado José Dirceu, apenado em regime semiaberto, a manter sua carteirinha e a atuar em escritório de advocacia da capital. Aposentado e impedido de trabalhar, por ora, Barbosa foi quem relatou o processo do famigerado mensalão que levou à cadeia – também por enquanto – o advogado Dirceu.

Em segredo

Há um processo na OAB, em segredo de Justiça, pela cassação da carteirinha de Dirceu, parado desde março deste ano. A denúncia começou em Brasília e está na seccional SP.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

Moral

O pedido de cassação da carteirinha de Dirceu foi feito por advogado que questiona por que a OAB mantém o registro de um condenado e apenado, contra as regras e a moral.

Hein!?

Ao impedir a carteirinha de Barbosa, com notório currículo, o presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, alegou que o ex-ministro não tem idoneidade moral…

Silêncio

Desde o protocolo da denúncia, o Conselho Federal segurou o processo de Dirceu por meses, e o enviou em março para SP. A assessoria diz que ‘há um mês’ tramita.

Barbosa x advogados

Os casos das carteirinhas de Barbosa e Dirceu conotam uma clara tentativa de vingança da OAB contra o ex-ministro do STF, cujos atos desagradaram a classe. Em Junho, prestes a se aposentar, Barbosa mandou seguranças da Corte retirarem do plenário o advogado do apenado José Genoino, por ter interpelado o presidente fora da praxe.

Provocação

Em março, Barbosa citou que o emprego de Dirceu era ‘conluio entre juízes e advogados’. Ontem, o ex-ministro do STF Francisco Rezek saiu em defesa de Barbosa e disse que o ato da OAB é um dos maiores desastres da História da Ordem.

Memória

Como adiantou a coluna de 13 de agosto, Joaquim Barbosa confidenciou a amigos, em encontro em sua casa no Rio, que iria trabalhar como consultor em escritório de advocacia em Brasília. E que faria a ponte Rio-Miami, onde tem apartamento.

Fica a dica

Para estudioso atento, um trunfo: daria tese de mestrado e doutorado a relação entre a greve de bancários às vésperas de eleições e a baixa compra de votos com dinheiro vivo.

Ibope goiano

Tremenda trapalhada do Ibope na penúltima pesquisa divulgada para o governo de Goiás quase deixou de fora do debate na TV Globo, na terça, o candidato do PT Antônio Gomide. O instituto admitiu erro de digitação ao inserir um candidato inexpressivo com 5%, em vez do certo 0,5% . O petista tinha 7% e surgiu com 4%.

Liberou geral

A três dias da eleição, algumas estações do metrô de Brasília ontem operaram com catracas liberadas. Segundo seguranças, foi pela falta de funcionários. Há uma briga entre o sindicato e o governo do DF. Não por reajuste, mas por mais contratações.

Fogo amigo

O deputado Durval Ângelo (PT) era cotado para presidente da Assembleia de Minas, se reeleito. Era, porque caiu antecipado pela língua no vídeo em que aparece numa sala citando apoio dos ‘petistas dos Correios’ para Dilma. A reunião foi entre aliados..

Pra todo mundo

Em seu blog oficial, os Correios divulgaram lista de 16 partidos – da base e oposição – com as respectivas quantidades de Mala-direta Domiciliária de campanha distribuída nacionalmente. O PT lidera: 804 mil folders. O PMDB teve 133 mil. O PSDB, 81,9 mil.

Contra-ataque

A direção dos Correios provocou o tucano Aécio Neves ontem, que pretende denunciar a estatal por uso eleitoral do PT: Informou que em agosto e setembro, distribuiu 11,2 milhões itens da campanha do PSDB em Minas, ‘sem qualquer reclamação do cliente’.

Mas..

Circula um vídeo viral pelo aplicativo Whatsapp, por telefone, de um carteiro numa cidade distribuindo apenas folders de Dilma, casa a casa.

Ponto Final

E os políticos citados como recebedores da propina de Paulo Costa, será que serão presos e punidos?

____________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste

18 Opiniões

  1. Mauricio Fernandez disse:

    Para que serve mesmo a OAB? Quem souber realmente me responda.

  2. Josefa Vieira de Melo disse:

    É uma vergonha que um órgão tão respeitável como a OAB se comporte de maneira tão indigna para com um cidadão que teve a coragem de levar a julgamento, condenação e prisão os bandidos do mensalão. E agora negar para o ex-ministro seu direito de advogar e conceder esse direito a um dos condenados, só coloca em dúvida a idoneidade dessa entidade. Fica aqui meu apreço e gratidão ao ex-ministro Joaquim Barbosa e meu protesto contra esta medida da OAB que DEVE ser revista.

  3. helo disse:

    Os adversários da Dilma acham todos que ela é um atraso. Até candidatos sem possibilidades como Eduardo Jorge do PV expressa hoje e com tanta sabedoria sua descrença no PT. Que petista pode acreditar que Marina governará para os banqueiros e privatizará a Petrobrás? Que petista acha que Joaquim não pode e o panamenho Dirceu pode advogar? Nenhum. E por que isso acontece?

  4. jose pinto de oliveira disse:

    Com esse governo não tem mais jeito. O Ilmo. excelência Joaquim Barbosa exerceu funções jurídicas Na alta corte do supremo tribunal, e vem agora dizer que ele não tem direito de advogar? Tem alguma coisa errada no STF, pois como vocês indicam ao cargo da suprema corte pessoas que não estão doutoradas para assumir o cargo mais louvável da Justiça? Lembre-se que o presidiário Fernandinho está estudando advocacia na prisão, e pela lei democrática ele pode exercer as funções de advogado na prisão e cumprir a sua pena. Como vocês senhores do certo e do errado vão acatar essa questão? A OAB precisa-se atualizar suas funções, nos tribunais internacionais! Precisamos abrir as portas das universidades para todos os cidadãos! Ia, pois.

  5. rogers disse:

    A quem serve a OAB ?

  6. DJALMA P BENTES disse:

    Uma vez mais essa oab, confirma de forma insofismável o que representa e também quem representa. O que o povo brasileiro pode esperar dessa instituição? (com minuscula mesmo). É mais uma aparelhada.

  7. Vitafer disse:

    Sr. Áureo, eu sempre o vejo por aqui e o aprecio, mas desta vez fiquei perplexo quando o Sr. põe na dúvida se o Sr. Wellington é petista ou advogado. Quanto ao partido, não me interessa, mas quanto à profissão, sim. Ocorreu-me perguntar ao Sr. Wellington justamente se ele seria advogado. Se o for, espero que reflita um pouco sobre a besteira que falou.
    Conforme meu comentário anterior, “sinto-me envergonhado após 50 anos de advocacia”. O ilustre presidente da Seccional do DF exorbitou de suas funções, passando por cima do Conselho de Ética. Certamente o correto Joaquim Barbosa não ficará em silêncio.

  8. Áureo Ramos de Souza disse:

    O Sr. Wellington deve ser do PT ou advogado. Quando Pilatos perguntou : quem vocês querem que seja crucificado Jesus ou Barrabas e o povo respondeu JOSÉ DIRCEU. Não é que Joaquim seja Jesus, mas é uma homem probo e mostrou ao país o que sabe em matéria de direitos advocatícios.

  9. Adriano disse:

    E o vento levou … a aparente ética da OAB …

  10. Erik disse:

    Esta é a lógica petista, onde o mocinho vira bandido, e vice-versa. Espero que no domingo a populacao se recorde que vários nomes da cupula do PT estão na cadeia por causa do mensalão.

  11. Joma Bastos disse:

    Autêntica Inversão de Valores.

  12. Wellington Gomes disse:

    Acho q a OAB/DF, se não tem razão em barrar pela eternidade a carteira do Barbosa, fez bem em dar um “susto” no ex-Ministro barrando a carteira. Está lá na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lei Complementar 35/1979, art. 35, IV) que o juiz – e o Ministro do STF não está isento – tem que tratar os outros com urbanidade, o que não é muito do feitio desse senhor que acha que só porque usava capa era o Batman… Ele tem que aprender a tratar bem e respeitar a profissão dos outros. É dever dos advogados defender os interesses de seus clientes, ele que direcionasse sua revolta contra outras pessoas. Agora, veremos se ele não aprende a ser mais educado.

  13. Luis disse:

    Mas o que é isso???? Seria o fim da justiça e da ordem no Brasil????.

    Como poderemos confiar em advogados , se a OAB defende condenados , e puni pessoas honestas e de carater como o Sr Joaquim Barbosa??.

  14. roseli disse:

    Pessoal! Pasme!!! O que esta acontecendo com a OAB.
    processo parado do Sr. José Dirceu, não tem capacidade civil, idoneidade moral muito menos e nem saber juridico, esta provado, envolvido em escandalos com sentença condenatoria, esta etudando as brechas da lei para burlar o direito.

    O Ex – Ministro . Joaquim Barbosa, tem o requisitos para se escrever como profissional da OAB, IDONEIDADE MORAL INABALAVEL, capaciade civil.

    Porque será que a OAB, esta criando caso, preconceito de cor:……., é crime.

    O PT e um partido, somente, não pode comprar e nem manipular as pessoas. CHEGA DE IMPUNIDADE.

  15. PAULO CALMON disse:

    COMO É INFANTIL ESTE CAMARADA DA OAB, ACHO QUE ROUBARAM A MERENDA DELE E ELE FICOU BRAVO!!! CORREU PARA O CANTO DA SALA E AGORA SE VINGA, VAI CORRER E FALAR COM A “FESSORA” TALVEZ A PRESIDENTA!!!!
    QUE HORROR!!!!

  16. Vitafer disse:

    Sinto-me envergonhado após 50 anos de advocacia.

  17. Horácio Roque Brandão disse:

    O presidente da OAB-DF certamente irá responder pela ofensa (de falta de idoneidade moral) que faz ao ex-ministro Joaquim Barbosa. A coisa, do individualismo pessoal, como diz ter sido, e rancoroso, poderá ficar muito cara, se o ex-ministro quiser acioná-lo. E a inscrição do José Dirceu está mantida?. Uma incoerência reprovável…..

  18. helo disse:

    Ainda bem que não fiz advocacia nem faço parte da OAB. Dirceu poder e Joaquim não, é o que acaba reforçando a teoria conspiratória de que estamos no caminho trágico da Venezuela. Assustador.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *