Início » Brasil » Odete Lara morre aos 85 anos
Obituário

Odete Lara morre aos 85 anos

A atriz e cantora sofreu um infarto no Rio de Janeiro

Odete Lara morre aos 85 anos
Odete Lara em 'Bonitinha, mas ordinária' (Divulgação)

Musa do cinema novo e da bossa-nova, Odete Lara morreu nesta quarta-feira, 4. A atriz e cantora sofreu um infarto no Rio de Janeiro em uma clínica de repouso, onde morava desde que fraturou o fêmur.

Odete Lara voltou a morar na capital carioca depois de sofrer uma queda que resultou na fratura. No final dos anos 1970, quando parou de atuar, ela se mudou para a região serrana. Mesmo depois de três casamentos, ela não deixou filhos. Ela foi casada com o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, com o autor Euclydes Marinho e com o diretor Antonio Carlos Fontoura.

“Odete era uma personalidade extraordinária, fantástica na história do cinema brasileiro. Tem que ser reverenciada e homenageada sempre. Impossível falar da história do nosso cinema sem falar dela e de seus filmes notáveis”, disse o amigo e pesquisador da área teatral Marcelo Del Cima ao Estado de S. Paulo.

Carreira

Considerada a Brigitte Bardot brasileira, sua estreia no cinema foi em 1956, ao lado de Mazzaropi, no filme “O gato de madame”. Ela atuou em mais de 40 filmes, como “Bonitinha, mas ordinária” (1963) e “Vai trabalhar, vagabundo” (1973).

Em sua carreira musical estão dois LPs: “Vinicius e Odete” (1963), que foi resultado das apresentações com o poeta no espetáculo Skindô,  e “Contrastes” (1966), que traz composições de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Na TV, fez sua estreia na TV Tupi numa versão da peça “Luz de gás”, em 1952. A estreia em novelas aconteceu, em 1965, na trama “Em busca da felicidade”, na TV Excelsior. Na TV Globo, seu primeiro papel foi em “O dono do mundo” em 1991.  Sua última novela foi “Pátria minha”, em 1994.

 

Fontes:
Estado de S. Paulo-Morre aos 85 anos a atriz Odete Lara
Folha de S. Paulo-Odete Lara, morta aos 85 anos, será velada na tarde desta quarta (4) no Rio
O Globo-Morre Odete Lara aos 85 anos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *