Início » Brasil » Oito senadores podem estar na lista de Janot
Operação Lava-Jato

Oito senadores podem estar na lista de Janot

Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann e Humberto Costa, Romero Jucá e Edison Lobão estariam entre eles

Oito senadores podem estar na lista de Janot
A lista foi encaminhada pelo procurador da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (Reprodução/Internet)

Segundo informação do Globo, os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Humberto Costa (PT-PE), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Collor (PTB-AL) estão na lista de pedidos de abertura de inquérito enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot na última terça-feira, 3. Nos últimos dias, parte deles já vem, inclusive, dando explicações sobre a possibilidade de estar na lista, e contratando advogados.

“Continuo na expectativa de não ter meu nome nessa lista. Uma coisa é corrupção e quem fez isso tem de pagar. Outra coisa é doação legal. É preciso separar o joio do trigo”, disse Lindbergh Farias ao Globo.

O nome de Ciro Nogueira (PP-PI), também estaria citado. O senador afirmou que renunciaria ao mandato caso fosse comprovado o recebimento de propina a partir dos desvios da Petrobras.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também foi avisado de que estaria na lista, junto com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Por enquanto, a lista, com Renan Calheiros, contaria com oito nomes de senadores no pedido de abertura de inquéritos no STF dos 81 que constituem o Senado Federal.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), negou qualquer possibilidade de envolvimento nos desvios de dinheiro na petroleira. Contudo, a Procuradoria Geral da República (PGR) resolveu que vai pedir abertura de inquéritos no STF contra ele.  Os procuradores envolvidos descartam solicitar o arquivamento das citações. A opinião dos procuradores é a mesma quanto ao caso de Tião Viana (PT), governador do Acre. A PGR não vai fazer uma denúncia direta contra os dois, mas vai fazer um pedido de abertura de inquérito.

Fontes:
O Globo-PGR pede abertura de inquérito no STF contra oito senadores

2 Opiniões

  1. JOSE FABIANO COELHO PITOMBEIRA disse:

    Como diria o deputado JUSTO VERÍSSIMO. Esse está ENVOLVIDO. Esse está completamente ENVOLVIDO. Esse aqui ENVOLVIDO ATÉ O PESCOÇO.

  2. joaquim vieira disse:

    O livro tem corpo alma e fala. ah seu o povo lesse, e soubesse opinar e fosse unido. está corrupção nos três poderes já tinha ido para o espaço! o que nos resta ir para rua protestar!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *