Início » Brasil » OMS aprova vacina contra dengue da Sanofi-Pasteur
SAÚDE

OMS aprova vacina contra dengue da Sanofi-Pasteur

A vacina já é liberada no Brasil, no México, nas Filipinas e em El Salvador

OMS aprova vacina contra dengue da Sanofi-Pasteur
Com esta recomendação da OMS, o Ministério da Saúde do Brasil pode incluir a vacina no Sistema Único de Saúde (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Depois de revisar 25 estudos realizados pelo mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) resolveu recomendar o uso da vacina contra a dengue da multinacional francesa Sanofi-Pasteur. A vacina, que já estava liberada no Brasil, é indicada para países com altas taxas de transmissão.

Leia mais: Vacina americana contra dengue imuniza 100% dos voluntários em teste

Segundo a OMS, a adoção da vacina pode ajudar estes países a atingirem a meta de diminuição de 25% do número de casos e em 50% de mortalidade até 2020.

Com esta recomendação da OMS, o Ministério da Saúde do Brasil pode incluir a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a Sanofi-Pasteur aguarda a definição de preço que está sendo feita pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para iniciar a comercialização em clínicas particulares.

A vacina teve o registro pedido em 20 países e já foi liberada no Brasil, no México, nas Filipinas e em El Salvador. A farmacêutica estima que 35 países devam agora autorizar o uso da vacina até o final do ano. Como a vacina é válida para os quatro tipos de dengue, ela pode reduzir dois em cada três casos da doença, 80% das hospitalizações e 90% da incidência de casos graves que resultam em mortes, segundo os testes realizados. A imunização deve ser feita em três doses.

Segundo a multinacional, a decisão vai abrir caminho para amplas campanhas de vacinação tanto na América Latina como na Ásia. A dengue afeta 390 milhões de pessoas pelo mundo a cada ano.

 

Fontes:
O Estado de S.Paulo-OMS aprova uso de 1° vacina contra dengue
O Globo-OMS recomenda vacina da dengue liberada no Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *