Início » Brasil » Ong denuncia abusos da polícia em protestos de 2013
Anistia Internacional

Ong denuncia abusos da polícia em protestos de 2013

Anistia Internacional diz que houve uso indiscriminado de armas 'menos letais', como balas de borracha e gás lacrimogêneo

Ong denuncia abusos da polícia em protestos de 2013
Protesto em junho de 2013 (Fonte: Reprodução/Estadão)

Um relatório divulgado nesta quinta-feira, 5, pela Ong Anistia Internacional (AI) denuncia abusos da polícia em alguns protestos no ano passado.

De acordo com a Ong, houve uso indiscriminado de armas “menos letais”, como balas de borracha e gás lacrimogêneo, além de prisões arbitrárias de manifestantes.

A AI destaca alguns episódios nos quais a Polícia Militar teria usado gás lacrimogêneo contra manifestantes em locais fechados, como hospitais, estações de metrô e restaurantes.

O documento também aponta a falta de responsabilização pelos excessos policiais cometidos durante os protestos, e “exorta as autoridades brasileiras a garantirem que as leis e práticas do país no âmbito doméstico estejam plenamente de acordo com suas obrigações legais no âmbito internacional”.

A organização lembra que normas internacionais preveem que agentes responsáveis pela aplicação da lei podem usar a força somente quando estritamente necessário e na medida exigida para o desempenho de suas funções.

Fontes:
EBC - Anistia Internacional aponta abuso policial em protestos de junho de 2013

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *