Início » Brasil » ONS confirma que apagão de energia em 11 estados e no DF foi corte seletivo
Crise de energia

ONS confirma que apagão de energia em 11 estados e no DF foi corte seletivo

Pico no consumo, falha na transmissão e produção energética no limite são apontados como causas do corte

ONS confirma que apagão de energia em 11 estados e no DF foi corte seletivo
Pelo menos 11 estados e o DF foram atingidos pelo corte na energia elétrica (Reprodução/Getty)

Consumo alto, falhas em linhas de transmissão e produção no limite levaram a um apagão de energia elétrica em 11 estados e mais o Distrito Federal por cerca de duas horas nesta segunda-feira, 19.

Leia também: ONS determina corte de energia no país

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), por volta de 15h, faltou energia em toda a Região Sul, nos quatro estados do Sudeste, na região Centro-Oeste e também em Rondônia. O apagão foi provocado por um recorde no consumo de energia superior à capacidade de geração do país. Para evitar o risco de um colapso, o ONS determinou o desligamento de usinas e um corte no fornecimento.

Somente na região metropolitana de São Paulo, o corte foi de mais de 700 megawatts de energia, 10% do total necessário e 2 milhões de clientes ficaram sem luz.Uma linha de metrô parou e um posto de saúde suspendeu o atendimento por uma hora.

Especialistas alertam que o alto consumo, a escassez de chuvas e os atrasos em projetos do governo devem provocar novos apagões neste verão. Mais da metade dos projetos de transmissão de energia estão atrasados.

“É uma prática que existe porque você não está conseguindo atender a carga do sistema. Corte seletivo e tarifa muita alta como a gente está tendo no Brasil é igual a racionamento”, diz Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

Fontes:
G1 - Apagão de energia elétrica atinge 11 estados e o DF

6 Opiniões

  1. Plinio disse:

    E a tucanada acoa

  2. dragaoforte disse:

    Este é só o começo!!!! O PT acabou com o nosso país!!!!!!!!!!!!!!

  3. Ludwig Von Drake disse:

    Ainda vamos ouvir madame dizendo que o fornecimento de energia está em crise porque mais brasileiros sairam da miséria e conseguiram entrar na classe-média e passaram a usar ventilador. Aguardem.

  4. João Ricardo disse:

    Taca-lhe pau PT…

  5. PC disse:

    Nao sei de nada, inocente!

  6. Áureo Ramos de Souza disse:

    ISTO QUER DIZER QUE AS TERMO ELETRIFICAS NÃO ESTÃO FUNCIONANDO A CONTENTO E A DEMANDA ´MAIOR DO QUE SE PREVIA., ESTE [É MAIS DESSERVIÇO DESTE GOVERNO INOPERANTE.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *