Início » Brasil » Opositores pedem demissão de Graça Foster e de toda a diretoria da Petrobras
Petrolão

Opositores pedem demissão de Graça Foster e de toda a diretoria da Petrobras

Alto-escalão da Petrobras sabia das irregularidades em contratos da estatal antes das investigações da Operação Lava-Jato, revela jornal

Opositores pedem demissão de Graça Foster e de toda a diretoria da Petrobras
Graça Foster sabia das irregularidades e não agiu para impedi-las (Reprodução / IG)

Líderes de partidos da oposição cobraram a demissão da presidente da Petrobras, Graça Foster, e dos integrantes da diretoria da estatal.  PSDB, PPS e DEM argumentam que após a descoberta de que a cúpula sabia  das ilegalidades ocorridas na petroleira antes do início da Operação Lava-Jato, informação divulgada nesta sexta-feira,12, pelo jornal Valor, a demissão é “o mínimo que se tem a fazer”.

Segundo o jornal, a ex-gerente da Diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca denunciou aos diretores da empresa que havia irregularidades em contratos e licitações e a Graça Foster. Ainda assim, não houve nenhum movimento da diretoria para conter os desvios. Pelo contrário, a presidente teria destituído de seus cargos os executivos que tentaram barrar o esquema de corrupção.

“Demitir toda a diretoria é o mínimo que se tem que fazer. Onde se mexe vem denúncia de todo tipo, não só de [a cúpula da estatal] não ter mandado apurar, mas perseguir e transferir quem denuncia irregularidades”, afirmou o deputado federal Rubens Bueno (PR), líder do PPS.

Venina, após as denúncias, foi transferida para Cingapura, na Ásia, e, posteriormente, acabou afastada da estatal. Ela era subordinada ao ex-diretor Paulo Roberto Costa, um dos presos pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

“No mínimo, houve negligência. É uma resposta moral para a sociedade”, reafirmou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

Além disso, os opositores alegam que não há mais credibilidade em Foster e nos demais diretores da Petrobras diante das denúncias. Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), Graça não tomou nenhuma ação efetiva para interromper “falcatruas” na empresa. “Ela entrou [na presidência] de um tamanho e saiu menor, porque foi omissa.”

Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que a oposição irá apresentar um relatório paralelo na CPI  mista na próxima semana e que a questão é “urgente”.

Fontes:
G1 - Oposição cobra demissão de Graça Foster e diretores da Petrobras

9 Opiniões

  1. sergio claudio noel ribeiro disse:

    Não adianta só tirar a Graça. Tem que tirar a Dilma e o Lula

  2. carlos disse:

    E o falso profeta cão de 9 dedos ainda quer ser candidato aos 73 anos. se orienta véio babão.

  3. carlos disse:

    vá pra profundeza do pré-sal rebanho de fdp.

  4. Áureo Ramos de Souza disse:

    DIZGRAÇA se não foste avisada, as provas foram os e-mail e Dilma também sabia tenho a certeza mais a bufunfa também cai uma pitada para ela e Lula. Volto a escrever que : FUTUCANDO, FUTUCANDO, FUTUCANDO SEM PARAR CHEGAREMOS A TODOS, com a FÉ QUE TENHO EM DEUS. ENTÃO PODEMOS DIZER : ESSE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE. FORA GRAÇA JÁ FOSTER.

  5. helo disse:

    Maria das Graças não quis investigar . Dilma, que não tem o poder de investigar, diz que investiga. Ninguém fala mais em Duque que acusou políticos e ousou citar a Dilma A tal Venina falou e foi mandada para Cingapura. O mínimo seriam saírem todos da direção da Petrobrás para que a investigação ocorra. E, eles, no aconchego de seus lares, trabalharão para dizer que o importante é considerar a privatização de uma fração da Vale. Atiram para trás e para frente, mas os tiros atingem a alma e o bolso do trabalhador.

  6. Joma Bastos disse:

    A demissão de toda a diretoria é o mínimo que se pode esperar.

  7. Vitafer disse:

    Com tudo isso, a Graça perdeu a graça e pode cair na desgraça.

  8. Henrique Meyer de Azevedo disse:

    Ao que tudo indica, o BRASIL está começando a enxergar uma luz no fim do túnel; e parece que não é um trem.

  9. Roberto Santhiago disse:

    Certamente ainda tem muito mais, para se deduzir isso basta colocarmos no “Google” os nomes “Engenheiro João Vinhosa” juntamente com “Caso GEMINI”. É de “arrepiar”!!! Será que só as autoridades da Operação Lava-Jato é que não sabem? Por que será?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *