Início » Brasil » Os reis estão nus
Coluna Esplanada

Os reis estão nus

Não adianta ter dinheiro, fama, e amigos mandatários. Na cadeia, todos são iguais, e os reis ficam nus, literalmente

Os reis estão nus
Ex-ministro José Dirceu se entregou à PF em São Paulo na última sexta (Fonte: Reprodução/AE)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A prisão do ex-ministro José Dirceu e cúmplices abre um precedente para os poderosos corruptos no país: não adianta ter dinheiro, fama,e amigos mandatários. Na cadeia, todos são iguais, e os reis ficam nus, literalmente. Um carcereiro do presídio da Papuda, em Brasília, conta o que será a rotina de revista na cela coletiva onde estão os mensaleiros. O agente aparece com a fala padrão: ‘Preso, para o fundo da cela! Tire a roupa. Abra as pernas. Agache até o chão. Levante. Abaixe de novo! Pode se vestir’.

Leandro Mazzini é escritor e jornalista

Rotina

Até a Justiça decidir para onde vão os mensaleiros presos, eles passarão por isso a cada dois dias nas celas. E não será diferente nos presídios estaduais.

Ajoelha e reza

Quem passa essa revista a nu toda semana é o deputado Natan Donadon, cujo processo de cassação sairá do forno esta semana. E agora não tem reza em plenário.

Off

Agora preso, José Dirceu, por lei, terá de parar de postar em seu blog. A não ser que os textos sejam assinados pelos dois repórteres que o ajudam.

História do Brasil

Em 15 de novembro de 1889, o tenente Adolfo Pena deu voz de prisão ao Barão de Ladário, ministro da Marinha que se recusava a reconhecer a República. Exatamente 124 anos depois, no mesmo dia, um agente da PF deu voz de prisão a José Genoino, que se recusa a reconhecer o Mensalão. Embora situações distintas, o dia é simbólico.

Memória curta

Como o Brasil tem memória curta, está fadado a repetir seus erros. O Barão de Ladário deu um tiro no oficial, mas morreu com chumbo trocado. Genoino deu um tiro no pé. Gritou ‘Viva o PT’ e virou deboche na PF.

Blindagem

A PEC do Voto Aberto a ser apreciada hoje mas está amarrada. “Não tem entendimento. Tem disputa”, resume o senador Romero Jucá (PMDB-RR). É que o PT faz jogo duro para não passar, senão os mensaleiros da Câmara perdem os mandatos.

Efeito Donadon

O presidente da Câmara, Henrique Alves, prometeu colocar cassação de mandatos em votação só se cair o voto secreto. O STF já determinou a perda dos mandatos de quatro.

Todo mundo deve…

Como a situação é tensa em Brasília: viatura da PF, sábado à noite, passava pela quadra 408 Sul e ligou o giroflex. Três carros à frente encostaram na hora. Não era para eles.

Mãe, olha eu!

Um assessor do deputado Policarpo (PT-DF) comprou todos os exemplares da Folha de S.Paulo domingo em parte da Asa Sul. Sua foto estampava a capa, em protesto na sede da PF, contra a prisão de Genoino e Dirceu.

Revelações

A minissérie Don Scarpa, que será filmada em Punta del Este e Los Angeles, traz revelação de Pelé. Em 1995, ele procurou o empresário Gilberto Scarpa e disse que a família Kennedy oferecia tudo o que quisesse para ser presidente do Brasil.

Segue…

Com a surpresa do interlocutor, o ex-jogador ainda emendou: com apoio total dos americanos. Mas Pelé queria – e ainda quer – ser presidente da FIFA. O roteiro é da uruguaia Mariana Sagasti.

Silêncio ensurdecedor

A prisão dos mensaleiros virou um silêncio ensurdecedor no Planalto. Nenhum congressista abriu a boca após reunião de líderes do Senado com a presidente Dilma. Antes, a assessoria de Ideli Salvatti alertara que ninguém falaria.

Jogo de empurra

Jogo de empurra entre o STF, que não recolheu passaportes, e a PF, sobre de quem é a culpa da fuga do condenado no mensalão Henrique Pizzolatto. Foi por terra para o Paraguai e de lá voou para Roma. A fuga mostra como as fronteiras estão escancaradas.

Carteirinha

Há meses um advogado de Brasília questiona a OAB nacional e a OAB paulista se já não deveriam ter cassado a carteira de advogado de José Dirceu. Agora a Ordem avalia.

Ponto Final

A Interpol não achou o Paulo Maluf, escondido na Câmara dos Deputados, vai encontrar o Pizzolatto na Itália daquele tamanho?

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

10 Opiniões

  1. olbe disse:

    Pelo que eu saiba, quem tem nível superior na cadeia tem regalias e quem tem dinheiro também, eles pagam por uma comida melhor..vc duvida? Manda alguém fiscalizar…Pq o dois únicos problemas do Brasil são: FALTA DE FISCALIZAÇÃO e IMPUNIDADE!!!

  2. João Dias disse:

    Falou e disse Olbe… Tô contigo!!!!

  3. yama disse:

    Verdadeira IRONIA ou SARCASMO POLÍTICO comentar em “CADEIA” para os GESTORES, OPERADORES, USURPADORES E BENEFICIÁRIOS DA QUADRILHA POLÍTICA QUE FORAM OS CORRUPTORES E CORRUPTOS DA GRANDE NEGOCIATA QUE GEROU A METÁFORA DE “MENSALÃO” ATÉ PARA ATENUAR A COMPREENSÃO DO GRANDE ESCÂNDALO E IMORALIDADE QUE O PT CONSAGROU NOS GOVERNOS LUIS INÁCIO E QUE GARANTIU AS APROVAÇÕES DE TODAS AS NEGOCIATAS COM OS GRANDES EMPREITEIROS DE OBRAS MAL FEITAS E SUPERFATURADAS QUE ENCHERAM AS CONTAS DOS ENVOLVIDOS.
    SE FOSSE UM “POBRE DIABO” DE UM PROFISSIONAL LIBERAL (P.EX. PROFESSOR, MÉDICO, DENTISTA ETC) TODOS OS ÓRGÃOS INSTITUCIONAIS IRIAM VASCULHAR O PATRIMÔNIO ACRESCIDO – E PORQUE NÃO O FAZEM COM O LUIS INÁCIO E FAMÍLIA E AMANTE? E PORQUE NÃO COM O ZÉ GENOINO E DIRCEU?
    ORA, NÃO ME FALEM DO SOFRIMENTO COM ESTA PANTOMIMA DE PRISÃO QUE HOJE JÁ FOI PARA REGIME SEMI-ABERTO E QUE EM BREVE, SE JÁ NÃO OCORRE, OS CONVITES PARA PALESTRAS NO EXTERIOR OS “HERÓIS DO BOLIVARISMO MORENO”…TENHO CADA DIA MAIS CONSCIÊNCIA E VERGONHA DE SER BRASILEIRO…NÃO FOI SÓ O RUY BARBOSA, ESTEJAM CERTOS, QUE TEVE DO QUE SE ENVERGONHAR.

  4. Iva disse:

    Presos, foram. Por quanto tempo? Estarão nus por muito pouco tempo, com certeza…

  5. Djalma A. Gomes disse:

    Não há mal que sempre dure, um dia tudo vai passar e a história contará fielmente a história. O que esse pessoal do PT fez e ainda continua fazendo, só o tempo e a necessidade de se reescrever um novo Brasil poderão contar. Os absurdos são tão grandes que começa a fase da Lei da causa e efeito.

  6. Isam disse:

    O dia em que o Chefe-Mor da quadrilha (Luiz Inácio da Silva) for preso numa penitenciária em regime fechado e confiscarem toda fortuna adquirida através de roubalheira, inclusive dos parentes e laranjas, Vou acreditar no Brasil!

  7. Raimundo Trindade disse:

    Essa Praga chamada CORRUPÇÃO, é de nível nacional, assim como os mensaleiros do PT e PSDB em brasília, nas regiões e micro regiões existem políticos que estão há 20, 30, 40 anos de mandato, vc acha mesmo que eles se elegem por competência ou por compra de votos?. Bem que são denunciados, mas os que eram pra fazer cumprir a lei geralmente são transferidos logo após as eleições e fica como se não tivesse acontecido nada. Sou funcionário público municipal há 33 anos, nós tínhamos um Instituto Previdenciário Municipal desde 94, em 2003 uma turma que gestava o município e o instituto liquidou o instituto e levou o nosso dinheiro (mais ou menos R$16.000.000,00) dezesseis milhões de reais naquele momento, e até hoje ninguém devolveu nada, com isso criou uma dificuldade imensa para os funcionários na hora de se aposentar,porque o INSS encontra um espaço de 8 anos sem contribuição, estamos torcendo que o STF julgue o nosso processo e receba o dinheiro, hoje na casa dos 120.000.000,00 e repasse esse montante para o INSS para garantir as nossas aposentadoria com dignidade

  8. Alcebiades Abel Filho disse:

    Quem diria ? O maior partido político da América Latina, totalmente desmoralizado com a prisão dos seus mais “ilustres” dirigentes. Queimaram as suas históricas biografias ao ingressarem com TUDO no mundo descarado da corrupção. Darcy Ribeiro sempre dizia: o PT é a esquerda que a direita gosta. Mesmo que utilizem mecanismos jurídicos – com advogados competentes – para diminuição da pena. Estarão totalmente DESMORALIZADOS perante a nação brasileira. Espero que A GRANDE MÍDIA , principalmente, o ilustre jornalista que escreve esta artigo, levante a questão já tão especulada da PRIVATARIA TUCANA sem dívida, foi o maior ato de corrupção que já surgiu neste país. A GRANDE Mídia não pode ser um partido político. Vamos passar este país a limpo.

  9. yama disse:

    Sr. RAIMUNDO TRINDADE as chamadas Pragas como “castigos” metafísicos de origens divinas NÃO EXISTEM…O QUE OCORRE SÃO INDIVÍDUOS DE FORMAÇÃO MORAL DECLARADAMENTE CRIMINOSA DE LONGA DATA QUE AO VEREM O SUCESSO DAS AÇÕES QUE LHES BENEFICIAM ECONOMICA E SOCIALMENTE PERSISTEM COM A ADESÃO DE OUTROS QUE MANTÉM, O QUE AS ESTATÍSTICAS COMPROVAM, QUE O SUCESSO DAS MESMAS (PELA IMPUNIDADE!) COM O GANHO PECUNIÁRIO INDICAM QUE A DISSEMINAÇÃO (COMO PRAGAS – NÃO EXISTENTES) MOSTRAM O QUE CADA DIA MAIS DESMORALIZA E TORNA A CONVIVÊNCIA ENTRE INSTITUIÇÕES E CIDADÃOS NO PAÍS UMA GUERRA DE ‘FARWEST’ ONDE SÓ QUEM NÃO TEM ARMAS SÃO OS CIDADÃOS CUMPRIDORES DAS LEIS E REGRAS MORAIS DE CONDUTA.

  10. olbe disse:

    Pra tentar diminuir a corrupção que no nosso país está em nível absurdo devemos APENAS tomar dois cuidados que estão na base de tudo” ACABAR COM A IMPUNIDADE e a FALTA DE FISCALIZAÇÃO! Tudo, rigorosamente TUDO o que acontece de errado é pq faltaram estas duas coisas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *