Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Uma lista divulgada nesta quinta-feira, 31, pela Agência Nacional de Mineração (ANM) revelou que o Brasil tem pelo menos 88 barragens de rejeitos de mineração construídas pelo método de “alteamento a montante ou desconhecido”.
De acordo com a ANM, cuja lista inclui ao todo 717 barragens, 43 das 88 barragens do tipo de Brumadinho e de Mariana são classificadas como de alto dano potencial associado.
Especialistas consideram o método a montante obsoleto e o menos seguro, em função dos riscos de acidentes. As opções mais seguras são alteamento a jusante, alteamento por linha de centro e etapa única.
O fato de uma barragem ser classificada como de alto dano potencial associado significa que ela é considerada arriscada quando se trata do que pode acontecer em caso de rompimento ou mau funcionamento.
Ainda segundo dados da Agência Nacional de Mineração, o Brasil tem ao todo quase 200 barragens de mineração com potencial de dano considerado alto.
A barragem 1 do Córrego de Feijão, em Brumadinho, era classificada como de baixo risco. A barragem, no entanto, se rompeu na última sexta-feira, 25, deixando centenas de mortos e desaparecidos.
774 visualizações
190 visualizações
124 visualizações
4 comentários
4 comentários
3 comentários