Início » Brasil » Para 78% dos brasileiros, nível de corrupção aumentou no país
TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL

Para 78% dos brasileiros, nível de corrupção aumentou no país

É o que revelou um relatório divulgado nesta segunda-feira, 9, pela ONG Transparência Internacional

Para 78% dos brasileiros, nível de corrupção aumentou no país
Levantamento contou com a participação de 22 mil pessoas em 20 países da América Latina e do Caribe (Fonte: Reproduçõ/Getty Imgaes/Stockphotos)

Setenta e oito por cento dos brasileiros dizem ver um aumento da corrupção no país. A informação consta em um relatório divulgado nesta segunda-feira, 9, pela ONG Transparência Internacional.

O levantamento, feito entre maio e junho do ano passado com perguntas sobre os 12 meses anteriores, contou com a participação de 22 mil pessoas em 20 países da América Latina e do Caribe.

De acordo com a pesquisa, os governos da região estão falhando em atender às demandas da população no combate à corrupção.

Em relação à pergunta, “na sua opinião, no decorrer do ano anterior, o nível de corrupção no país aumentou, diminuiu ou ficou o mesmo?”, 78% dos entrevistados no Brasil responderam que o nível de corrupção “aumentou consideravelmente” ou “cresceu muito”.

Apenas 6% dos entrevistados disseram que o nível de corrupção “reduziu consideravelmente” ou “reduziu muito”. Quatorze por cento afirmaram que o nível “ficou o mesmo”.

Um total de 1.204 pessoas foram entrevistadas no Brasil entre os dias 21 de maio e 10 de junho do ano passado, no período em que ocorria o processo de impeachment de Dilma Rousseff.

O representante no Brasil da ONG, Bruno Brandão, ressaltou que “a coincidência do período de entrevistas com o momento de fortes turbulências na política nacional e mobilização popular nas ruas pode, sim, ter influenciado nas respostas dos brasileiros”.

Na Venezuela, 87% dos entrevistados afirmaram ter visto um aumento no nível de corrupção no país, que lidera a lista, seguido de Chile (80%) e Peru (79%).

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. luiz viana disse:

    Para o Sr. Aureo Ramos. – e 500 e poucos deputados. fazem e desfazem da vida de 200 e tantos milhões ao sabor de suas preferencias e interesses próprios. O que o Sr. acha?

  2. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Bem, claro que cada um pode ter a sua opinião, mas dizer que desonestidade esta no DNA, é ter uma visão muito limitada do mundo e do ser humano, quando leio uma opinião assim vejo esse Sr. dissertando as suas qualidades, não vejo o nosso Brasil assim, o que o país precisa é bons exemplos e patriotismo, temos que amar esse pais com vigor.

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    Um país com mais de 200 milhões de habitantes e vem um ONG dizer que foram ouvidos 1.204 brasileiros e chegaram a esta cifra. Me poupem senhores pesquisadores. Um país onde todos os dias vemos prefeituras pequenas como Lagoa do Carro e São Lourenço da Mata em Pernambuco os prefeitos, agora a poucos dias perderem seus cargos por corrupção e sabem eles os prefeitos e vereadores que a policia federal e outros Órgãos estão de olho. E o interessante em tudo isso é que o prefeito de São Lourenço da Mata onde temos a Arena da Copa foi afastado, assumiu o vice e agora o vice está sendo afastado. Se continuar assim serão afastados todos da cúpula. Torno a dizer que 1.204 não fala ou responde por mais 200 milhões de brasileiros.

  4. olbe disse:

    Sempre houve só que agora é escancarada!!!!

  5. Rosi Martins disse:

    Ledo engano esta pesquisa e sem nenhuma utilidade…
    Sabemos q a corrupção sempre esteve aqui, nunca houve país menos corrupto… o q havia era pessoas desinformadas, sem acesso a informacoes,e está tão enraizada q pra matar esta erva daninha seria necessário uma nova independência, pessoas com detector de mentiras, pessoas que fossem nascidas de forma a retirar do gene a malandragem e a ganância do seu DNA…se é q tem um gene ou já tá na árvore genética q é assim e pronto, somos todos corruptos .. e quem nunca foi q atire a primeira pedra não precisamos de lembrar dos blá-blá-blá das corrupções do dia a dia …jeitinho brasileiro, QI e outros mais..enfim… pesquisa inútil…

  6. Laércio disse:

    Não é necessário ONG para medir nada!
    Qualquer cretino entende que o mundo está em uma velocidade enquanto o Brasil, bem mais devagar, come poeira através de várias formas!
    Precisamos de mudanças radicais no trato com vários assuntos, do contrário sejam bem vindo ao neo colonialismo da quarta revolução industrial.
    Sei que estas palavras vao decepcionar aqueles que estão ganhando muito dinheiro com os problemas do país mas acho que chegou a hora do povo viver a nação.
    Precisamos mudar e temos que começar pelo crime, instituindo pena de morte e prisão perpétua para vários crimes, praticados por homicidas, latrocidas, traficantes e maus políticos …o crime causado por estes vao além da vítima direta…
    Prisão perpétua com trabalhos forçados, fim de visitas e cárcere privado, pronto, desarticulamos o crime organizado. O país vai poupar bilhões, bilhões que serão investidos em escolas militares e exército, que absorverao as massas ociosa de adolescentes pobres que vegetam sobre duas rodas efetuando crimes nos grandes centros…
    Se o Brasil não adotar tal postura iremos continuar presenciando o aumento do crime

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *