Início » Brasil » Paris vai inaugurar ‘Jardim Marielle Franco’
FRANÇA

Paris vai inaugurar ‘Jardim Marielle Franco’

Homenagem à vereadora do Rio de Janeiro assassinada será inaugurada no próximo sábado, 21. Família de Marielle vai participar da cerimônia

Paris vai inaugurar ‘Jardim Marielle Franco’
Viagem da família está sendo bancada por ONGs (Foto: RED.Br/Facebook)

A prefeitura de Paris vai inaugurar, no próximo sábado, 21, o Jardim Marielle Franco, uma homenagem à vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018. A família de Marielle, com exceção da viúva da vereadora, Mônica Benício, estará presente.

A proposta de homenagem à vereadora foi aprovada pela Câmara de Paris em de abril. A sugestão partiu do coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br) e foi acolhida pelos parlamentares, tanto de esquerda, quanto de direita.

A cerimônia de inauguração vai ocorrer às 15h15 de Paris (10h15 no horário de Brasília). O jardim suspenso estará localizado próximo à estação de metrô Gare de L’Est. A família de Marielle viaja nesta quinta-feira, 19, para Paris. Mônica Benício porém, não participará da homenagem devido a compromissos na Parada LGBT, que ocorre no próximo domingo, 22.

“Que esse jardim aqui em Paris seja símbolo da primavera da revolução que segue em curso e não poderá mais ser detida.  É um sinal de que seguiremos espalhando pelo mundo o seu nome como sinônimo de força e beleza, como um chamado para a resistência contra as forças da brutalidade e do ódio”, afirmou Benício a jornalistas, segundo noticiou o jornal Globo. A viúva escreveu uma carta que será lida pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, durante a inauguração.

Um evento, coordenado pelo coletivo RED.Br, foi criado nas redes sociais. Mais de 350 pessoas já confirmaram presença na inauguração do jardim. Além da prefeita de Paris, outras autoridades da cidade também participarão da solenidade, como Patrick Klugman, conhecido pela militância antirracismo, as vice-prefeitas de Paris Hélène Bidard e Penelope Komitès, entre outras.

Os pais e a filha de Marielle Franco viajam nesta quinta-feira para Paris. A viagem está sendo bancada por ONGs. Uma das organizações chegou a fazer uma vaquinha online, na qual arrecadou aproximadamente 2 mil euros para ajudar nas despesas da família.

“Estamos felizes em poder participar, recebemos uma carta convite da prefeitura de Paris, linda. Acho que é uma oportunidade de o Brasil se unir pela democracia, pela resistência, por essa mensagem que a Marielle passa. […] Uma homenagem como esta, num país democrático como a França, é muita honra para nós. É um reconhecimento, e é exatamente isso que nós ficamos felizes em saber. Que cada vez ela tenha um reconhecimento maior como defensora dos direitos humanos, porque, infelizmente, continuamos sem saber quem mandou matar minha filha”, destacou a mãe de Marielle, Marinete da Silva.

A então vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol-RJ) e o motorista Anderson Gomes foram assassinados em março de 2018 no bairro do Estácio, na zona norte do Rio. Eles estavam em um carro, voltando de um evento na região central da cidade, quando foram fuzilados.

Fontes:
O Globo-Família de Marielle vai a Paris nesta quinta para inauguração de jardim que leva nome da vereadora
Ansa-Paris irá inaugurar jardim dedicado a Marielle Franco neste sábado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *