Início » Brasil » Partido dos Trabalhadores é fundado em São Paulo
PT

Partido dos Trabalhadores é fundado em São Paulo

Em 10 de fevereiro de 1980, o PT foi fundado em uma reunião no Colégio Sion da qual participaram trabalhadores, líderes sindicais, intelectuais e políticos

Partido dos Trabalhadores é fundado em São Paulo
Representante de 18 estados se reuniram para debater o Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores no Colégio Sion, em São Paulo (Reprodução/PT Institucional)

O Brasil ainda vivia sob a ditadura militar quando o Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado. No dia 10 de fevereiro de 1980, representante de 18 estados se reuniram  para debater o Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores no Colégio Sion, em São Paulo. O texto definitivo foi aprovado e acompanhou o pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral.

Participaram da criação do partido sindicalistas, intelectuais, políticos, trabalhadores e representantes de movimentos sociais. O processo iniciou em 1978 com a greve dos Metalúrgicos de São Bernardo. O desejo de formar um partido ganhou força também em 1979 quando foi extinto o bipartidarismo com a dissolução da Arena e do MDB. Abriu-se assim espaço para o pluripartidarismo.

Segundo o Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores, o partido seria formado pelos trabalhadores e para os trabalhadores e que a sua fundação era um marco na história dos ‘explorados’ que lutam ‘contra um sistema econômico e político que não pode resolver seus problemas, pois só existem para beneficiar uma minoria de privilegiados’.

Depois de 35 anos de sua fundação, o PT conta com mais de um milhão e 700 mil filiados em todo o país. O partido alcançou pela primeira vez a Presidência da República em 2002 com o presidente Lula e repetiu o feito nas três eleições seguintes, mais uma vez com o presidente Lula e duas vezes com a presidente Dilma Rousseff.

Fontes:
Jornal do Brasil-1980 - É aprovada a criação do PT
PT Institucional-Partido dos Trabalhadores

5 Opiniões

  1. MOVIMENTO FORA PT disse:

    FORA PT ! VERMES DA HUMANIDADE ESCORIA CHAMADO LUIZ INACIO LULA DA SILVA! lLULADRÃO

  2. MOVIMENTO FORA PT disse:

    ‘vOCÊ TRABALHADOR JÁ MAIS IMAGINOU QUE ALGUÉM USARiA SUA IDENTIDADE,SUA CONDIÇÃO DE CIDADÃO BRASILEIRO DIGNO E HONRADO PARA FORMAR A MAIOR E QUADRILHA DE LADRÕES E ENGANADORES DA HISTÓRIA DO BRASIL. O QUE ESTÃO DEIXANDO PRA TRAZ É DESTRUIÇÃO E MORTE PELO DESVIO DE BILHÕES E E AS MAIORES FRALDES ELEITORAIS QUE JÁ EXISTIU ! TEVE URNA QUE RECEBEU 3 MILHÕES DE VOTOS E POPULAÇÃO LOCAL ERA CEM MIL PESSOAS, DIGA NÃO ! VAMOS VARRER ESTA IDEOLOGIA COMUNISTA VESTIDA DE DEMOCRACIA QUE SE CHAMA PARTIDO DOS TRABALHADORES POIS DE TRABALHADOR TEM VOCE QUE ACREDITOU NO LULADRÃO.

  3. Revoltado disse:

    todos dia 15 em todo país manifestação monstro pelo IMPEACHMENT da quadrilheira DILMA e o seu chefe 9 dedos

  4. Revoltado disse:

    lembro do tempo que se dizia: democracia pra quê, o povo não sabe votar!… e o escândalo que isso suscitava… OH…e hoje, temos essa multidão de favelados, funkeiros, traficantes, cheiradores de cocaína, vagabundas da rtv, sexólogadas pervertidas em ministérios, homossexuais pervertidos eleitos pelo poder da mídia… gente abjeta, subnutridos, essa sub raça de gente desmiolada, que preguiça… bem que um furação e um maremoto podeiam assolar o país e arrasar tudo… eu inclusive!!! fora pt, fora BRASIL, e deixemos que o resto do mundo civilizado cuide desse território: que venham americanos, alemães, japoneses… aí sim, e só assim, isso tem jeito. Brasileiro não presta.

  5. Revoltado disse:

    …. e a história se repete… se tivessem parado poraí… o regime militar falhou foi nisso… largou o país de mão, e deixou os subversivos “retornarem”… se é que me entendem… o resultado está aí… satisfeitos?? que tal deixar meia dúzia de subversivos tomarem o poder ?? e agora somos MILHÔES sofrendo com o país n o chão… ah, coitadinhos, foram torturados, oh… SATISFEITOS

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *