Início » Brasil » Partidos vão ao STF contra a sessão que manteve Donadon
A favor da cassação

Partidos vão ao STF contra a sessão que manteve Donadon

PSDB e PPS tentam anular sessão que livrou deputado presidiário da cassação. DEM diz que vai obstruir as votações até que o voto secreto acabe

Partidos vão ao STF contra a sessão que manteve Donadon
Donadon deixa a Câmara escoltado por policiais. Segundo partidos, a condenação já seria suficiente para a cassação (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O PSDB e PPS protocolaram um mandado de segurança no STF para anular a sessão que livrou o deputado preso Natan Donadon da cassação de mandato.

Leia mais: Câmara decide manter o mandato de deputado preso

Segundo os partidos, a condenação de Donadon a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e peculato já seria suficiente para a perda de manto, sem a necessidade de votação na Câmara. “O PSDB já tinha externado a sua posição na CCJ, já tinha deixado claro a sua posição pela cassação. Condenação à prisão com perda dos direitos políticos esta Casa não tem que votar. Esta Casa tem que declarar a perda do mandato”, diz o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio.

Para o deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do PPS, a Mesa Diretora da Câmara deveria ter declarado a perda de mandato de Donadon, sem o pedido de análise da CCJ. “O STF decidiu que Donadon estava com os direitos políticos suspensos, e uma pessoa sem direitos políticos não pode exercer mandato parlamentar”, diz o deputado.

O senador José Agripino, presidente do DEM, disse que o partido vai obstruir todas as votações na Casa até que a proposta que acaba com o voto secreto em sessões de cassação e mandato seja aprovada. “A Câmara dos Deputados, como instituição, prestou um desserviço ao Congresso Nacional. Por isso meu partido já decidiu: só votamos qualquer coisa na hora em que se votar a PEC do fim do voto secreto”, disse Agripino.

Fontes:
G1-Partidos acionam STF para anular sessão que manteve Donadon

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. carlos alberto martins disse:

    enfim o congresso mostrou o que é:o maior centro de quadrilheiros impunes que temos.o brasil só tem uma solução:devolver-mos a nossa pátria a Portugal e pedir-mos desculpas pelos estargos que causamos.aquele que acreditar que temos politico honesto,deve pedir asilo em algum hospicio.enfim estamos assando a maior de todas as pizas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *