Início » Brasil » ‘Passar fome no Brasil é uma grande mentira’, diz Bolsonaro
BRASIL

‘Passar fome no Brasil é uma grande mentira’, diz Bolsonaro

Presidente diz que fome no Brasil é ‘discurso de populista’. Relatório da ONU, porém, aponta crescimento da desnutrição no país entre 2015 e 2017

‘Passar fome no Brasil é uma grande mentira’, diz Bolsonaro
Declaração foi feita durante uma reunião com jornalistas estrangeiros (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 19, que não se passa fome no Brasil, apenas “não come bem”. As afirmações foram feitas durante um encontro com jornalistas estrangeiros, que foi transmitido pelas redes sociais.

Após ser questionado por uma jornalista do El País, Bolsonaro destacou a fertilidade do solo brasileiro. Ademais, exaltou a riqueza de peixes, citando que é possível retirar de 10 a 15 toneladas de tilápia por ano em um hectare de lâmina d’água.  

“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo. […] Falar que se passa fome no Brasil é um discurso de populista tentando ganhar a simpatia popular. Nada mais além disso”, afirmou Bolsonaro.

No entanto, de acordo com um relatório recente da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a desnutrição voltou a crescer no Brasil entre 2015 e 2017. Segundo o estudo, a desnutrição atinge 5,2 milhões de brasileiros. No triênio anterior, o problema atingia 5,1 milhões de pessoas.

Além disso, no fim de 2017, a FAO alertou para o risco do Brasil voltar para o “Mapa da Fome Mundial”, do qual não faz parte desde 2014. Isso porque, segundo a entidade, o Brasil tem 7 milhões de pessoas extremamente pobres que não recebem qualquer tipo de assistência.

Fontes:
G1-'Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira', diz Bolsonaro
O Globo-'Passar fome no Brasil é uma grande mentira', diz Bolsonaro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Almanakut Brasil disse:

    E a gente vê vários moradores de rua jogar comida fora, de tanto que recebem como doações.

    Se há fome, é a de lagosta.

  2. JOSE SATIRO DOS SANTOS FILHO disse:

    Ele ainda não conhece o vale do Jequitinhonha nem os moradores das palafitas espalhados em quase todo o território nacional, onde antigamente se encontrava ricos manguezais, agora destruídos servindo de moradias insalubres, pra grandes quantidades de brasileiros que não tem condições de ter uma moradia decente.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *