Início » Brasil » Passe Livre prestes a retomar protestos
convite no Facebook

Passe Livre prestes a retomar protestos

Movimento já agendou o que chama de 'Primeiro Grande Ato Contra a Tarifa' de 2015

Passe Livre prestes a retomar protestos
Movimento quer reforçar atuação fora das redes sociais (Fonte: Reprodução/BBC)

Após reajustes de tarifas de ônibus em várias grandes cidades brasileiras, anunciados nos primeiros dias do ano, o Movimento Passe Livre já agendou o que chama de “Primeiro Grande Ato Contra a Tarifa” de 2015.

O protesto está marcado para a próxima sexta-feira, 9, em São Paulo. A convocatória segue padrão idêntico ao que ajudou a levar dezenas de milhares de pessoas às ruas do país nos grandes protestos de junho de 2013: o convite no Facebook foi visualizado por 310 mil pessoas, e 35 mil confirmaram presença.

O Movimento Passe Livre promete, entretanto, uma mudança geográfica no eixo dos protestos: dos grandes centros para as periferias.

A porta-voz do MPL, a estudante de Letras Andreza Delgado, justifica a mudança de estratégia: “Vimos vários atos acontecendo no centro em 2013. Agora entendemos que isso deve ir além. A luta tem que estar na periferia, de baixo para cima”.

Até agora nove capitais brasileiras tiveram reajustes de tarifas de ônibus: Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Florianópolis, Fortaleza, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Fontes:
BBC - MPL repete fórmula de 2013, mas promete levar protestos do centro para a periferia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *