Início » Brasil » PDT dá aval a Cristovam para 2014
Coluna Esplanada

PDT dá aval a Cristovam para 2014

Senador visita capitais e rincões nas campanhas para consolidar bases

PDT dá aval a Cristovam para 2014
Senador Cristovam Buarque (Fonte: Reprodução/Agência Senado)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Com o aval do PDT, o senador Cristovam Buarque (DF) visita capitais e rincões nas campanhas para consolidar bases, a fim de se lançar candidato à Presidência em 2014. No fim de semana, ele passou por 10 cidades de Santa Catarina. Recentemente esteve no Rio, Florianópolis, Recife, Caruaru e hoje vai para Fortaleza. Apesar da incerteza da conjuntura daqui a dois anos, o senador anima-se por dois motivos. Saiu lapidado pela experiência da candidatura ao Planalto em 2002. E Carlos Lupi, que manda no partido, está rompido com a presidente Dilma.

Patrocínio oficial

Quem ciceroneou e bancou Cristovam em Santa Catarina, até com viagens de helicóptero, foi o presidente do PDT local, Manoel Dias, braço-direito de Lupi.

Fila

Cristovam tem sido cortejado por candidatos do PT, PMDB, PR e outros, das coligações com PDT. Já fez 250 gravações de rádio e TV, e existem outros 60 candidatos na fila.

Cara feia

Com fala ríspida, semblante fechado e visivelmente tenso, Teori Zavascki assustou os senadores na sabatina de ontem. Isso porque o futuro ministro do STF estava calmo.

Furtos no Palácio

Acredite. Embora a Agência Brasileira de Inteligência não divulgue oficialmente, dois furtos dentro… do Palácio do Planalto movem a República. Num, levaram pen-drives, microfones e objetos pessoais da gaveta do jornalista Romoaldo de Souza, da Rádio Jornal. Outro é o sumiço de uma caixa de som de um dos salões do segundo andar.

Mistério

A assessoria do Gabinete de Segurança Institucional, que cuida da segurança dos Palácios, informou que não foi notificada. A caixa de som o próprio staff do Palácio investiga. O jornalista deu queixa, e tem carta protocolada no GSI.

Blindagem

Em outra frente, corre a notícia de que a presidente Dilma proibiu visitantes de entrarem com celulares ou tablets no seu gabinete – desde o garçom, passando por empresários até ministros. Procurado, o GSI não comenta a informação.

Fisgado

O Ibama desativou pousada dentro de reserva indígena em MT cujo sócio é Joel Luiz Datena, filho do famoso apresentador de TV. Cobrava R$ 7 mil para pesca esportiva.

Malquisto

O MP de Goiás pediu ao Conselho Nacional que assuma processo disciplinar contra o procurador e ex-senador Demóstenes Torres, que causa mal estar no retorno ao órgão.

PT na conta

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto (PT-SP), vai presidir a comissão especial mista da Medida Provisória 579, que baixa a conta de luz a partir de 2013. O relator será um senador do PMDB. Renan Calheiros (AL) é cotado.

Guerra elétrica

Espera-se uma briga grande, com viés judicial. Grandes distribuidoras de energia resistem à MP, em especial as ligadas aos governadores. Nenhum deles anunciou ainda isenção do ICMS, o imposto estadual, nas contas.

Alívio no campo

A Fazenda estuda nova proposta de renegociação de dívidas agrícolas com bancos privados. A ideia é um formato com isenção de juros e de multas para estimular a regularização dos produtores.

Dois mundos

Na ONU: depois de fala pragmática da presidente Dilma, que pediu paz, o presidente Obama fez discurso de candidato à reeleição, exaltou a resposta bélica para alguns casos e mandou: “sei que muitos americanos ainda vão me xingar”.

Recado

Vovó Mafalda, consultora da coluna, que é pateta mas não boba, entendeu Obama: discurso duro para conquistar os eleitores conservadores do republicano Mitt Romney.

Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Funcionário do Ano

A exemplo do ano passado, quem puxou palmas para a presidente por dois momentos na sede da ONU foi o chanceler Antonio Patriota.

Ponto Final

Faltam 11 dias para a eleição, vote com consciência.

Com Marcos Seabra e Vinícius Tavares

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
Twitter @colunaesplanada

* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Júlio Cardoso disse:

    Conheci há tempo, pois trabalhávamos no BC, um Teori calmo e ponderado. Ontem, na sabatina, me surpreendeu certo descontrole emocional do magistrado.

  2. bruno luiz rigoni savieto disse:

    NA MINHA OPINIAO CRISTOVAM BUARQUE – PDT – BRASIL EM BOAS MAOS 2014 – COMO NOSSA CIDADE PAULO DE FARIA – SP – SR HERLEY TORRES ROSSI COLOCOU ORDEM NA PREFEITURA E COMEÇAR PELAS PEQUENAS CIDADES ATE CHEGAR EM BRASILIA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *