Início » Brasil » Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil
NESTA DATA

Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil

Em 22 de abril de 1500, o navegador português Pedro Álvares Cabral torna-se oficialmente o primeiro europeu a chegar ao Brasil

Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil
O primeiro contato dos portugueses com os nativos aconteceu no sul de onde hoje se situa o estado da Bahia (Reprodução/Oscar Pereira da Silva/Museu Histórico Nacional)

A esquadra de Pedro Álvares Cabral tinha como endereço as Índias, em busca de especiarias, mas por acidente, ou não, chegou ao Brasil. Pelos conhecimentos marítimos, Portugal e Espanha eram considerados, na época, os dois países mais influentes no planeta.

Sob o argumento de que queria dominar a rota de comércio com as Índias, Cabral partiu em março de 1500, do Rio Tejo, com aproximadamente 1400 homens. A chegada ao Brasil aconteceu 44 dias depois, no dia 22 de Abril.

O primeiro contato dos portugueses com os nativos aconteceu no sul de onde hoje se situa o estado da Bahia. Uma carta foi enviada ao rei de Portugal relatando o que foi encontrado no novo território. No dia 1° de maio, o capitão da esquadra oficializou a posse das terras brasileiras pela coroa portuguesa.

Apesar dos avanços no estudo da história, ainda não se sabe se Cabral chegou ao Brasil de forma casual ou intencional. Alguns especialistas defendem que Portugal já tinha conhecimento da presença das terras na região.

Fontes:
InfoEscola-Chegada de Cabral ao Brasil

4 Opiniões

  1. ney disse:

    Tem jornalistas que ainda acredita em historias de livros do ensino médio do Brasil,
    Vamos estudar verdadeiros historiadores como; Olavo de Carvalho, Gilberto Cotrim etc.., Essa história aceita do descobrimento é mal, mau contada.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Lendo as ordens de Cabral não é possível ter dúvidas: Cabral partiu com a missão de tomar posse da terra em favor da coroa portuguesa. O argumento de haver descoberto era para poder discutir a posse com a Espanha. Tanto é que Vicente Pinzon chegou onde é Pernambuco meses antes de Cabral.

  3. DJALMA BENTES disse:

    Na carta, o escrivinhador mor Pero Vaz de Caminha, pede um emprego para o cunhado , daí começa toda essa canalhice e olha que ele nem era filiado ao PT.

  4. Roberto1776 disse:

    Um artigo mais detalhado sobre esta CARTA seria muito bem-vindo.
    Sempre fica obscuro o meio de transporte desta epístola, que parece ter sido enviada pela ECT em função do tempo que levou para ser entregue ao destinatário.
    Em Porto Alegre, uma carta comum, dentro dos limites da cidade já está levando cerca de 10 dias para ser entregue, quando seus funcionários não estão em greve.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *