Início » Brasil » Pela 1ª vez, número de infectados tratados supera o número de novos casos de Aids
Dia de Combate à AIDS

Pela 1ª vez, número de infectados tratados supera o número de novos casos de Aids

Estima-se 35 milhões de pessoas no mundo vivem com o HIV. Dados do Unaids mostram que o Brasil tem cerca de 1,4 milhão de infectados

Pela 1ª vez, número de infectados tratados supera o número de novos casos de Aids
Número de infectados com acesso a tratamentos é o maior nos últimos 27 anos (Reprodução/PCA)

Pela primeira vez na história o número de pessoas com acesso a tratamentos contra a Aids superou o número de novos casos da doença. Os dados foram divulgados pela ONG One nesta segunda-feira, 1, Dia Mundial de Combate à Aids. A One é uma organização internacional de combate à pobreza extrema e à Aids.

Segundo o documento, o número de infectados com acesso a tratamentos é o maior nos últimos 27 anos, quando os medicamentos antirretrovirais  foram introduzidos no mercado. Segundo o levantamento, em 2013 2,3 milhões de pessoas tiveram acesso a tratamentos, contra 2,1 milhões de novos casos da doença.

“Não estamos dizendo que o fim da Aids está próximo, mas alcançamos um marco importante. Pela primeira vez estamos à frente da epidemia”, diz Erin Hohlfelder, coordenador de saúde da One.

Estima-se 35 milhões de pessoas no mundo vivem com o HIV. Um relatório feito em 2009, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), mostrou que o Brasil tem cerca de 1,4 milhão de infectados (veja mapa abaixo).

Segundo o Ministério da Saúde, 200 mil pessoas recebem regularmente medicamentos contra a Aids no Brasil. O governo investe por ano cerca de R$ 427 milhões em tratamento e cuidados com os infectados.

Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, divulgará um boletim com novos dados sobre a doença no país. Na ocasião, também será lançada uma campanha contra a doença. O evento ocorrerá às 14hr e será transmitido pela TV NBR.

aids

Fontes:
Orbis-AIDS: apesar do suposto controle, Brasil registra quase 600 mil casos desde sua descoberta
Financial Times-‘Milestone’ in fight against Aids as treatment outpaces infections

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *