Início » Brasil » Pesquisa CNI/Ibope aponta discordância entre população e empresariado sobre 2020
PESQUISA CNI/IBOPE

Pesquisa CNI/Ibope aponta discordância entre população e empresariado sobre 2020

Menos da metade da população brasileira acredita que a economia vai melhorar em 2020. Já 75% dos empresários já viram melhoras em 2019

Pesquisa CNI/Ibope aponta discordância entre população e empresariado sobre 2020
Números frios de uma pesquisa não servem somente para divulgar dados (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Quase a metade da população brasileira – 49%, na verdade – acredita que a economia brasileira vai melhorar ou melhorar muito no próximo ano. Percentual quase idêntico (48%) está dividido por igual entre os que acreditam que o desempenho econômico deve piorar ou piorar muito. Os 3% restantes não souberam ou não responderam à pesquisa CNI/Ibope, que ouviu dois mil eleitores – entre os dias 5 e 8 deste mês – acima de 16 anos em 127 cidades brasileiras.

O estudo aponta ainda que somente 30% da população acreditam na queda do desemprego já em 2020.  O pessimismo continua quando o tema é corrupção. Apenas 16% acham que esta mazela vai melhorar, ou seja, diminuirá no ano que vem.  Com dois pontos percentuais de margem de erro e 95% de grau de confiança, o levantamento continuou apontando pouca confiança dos entrevistados na solução de nossos maiores problemas no ano que se aproxima. Somente 23% acreditam que vão diminuir as agruras da educação, enquanto que 24% apontam otimismo em relação ao tema da segurança pública e à redução da violência. Igual percentual confia na melhora da saúde.

Somente 4% acreditam em melhora quando o assunto é meio ambiente. Mesmo percentual confia no desenvolvimento do país e o consequente crescimento no desempenho da economia. O otimismo sobre o custo de vida, inflação e preços foi demonstrado por 9%.

Empresariado demonstra mais otimismo

Do ponto de vista dos empresários, a “Sondagem Especial: Avaliação do governo pelo empresário industrial” demonstra que eles estão tão esperançosos quanto uma criança à procura do cavalo depois de ganhar uma ferradura para decorar o quarto. Para 60% dos industriais ouvidos pela mesmíssima sondagem, o governo é ótimo ou bom. Outros 26% o consideram regular, enquanto 7% avaliam como ruim ou péssimo.

Para 75% deles, as políticas do governo contribuíram para a melhora da economia já neste ano. E a situação econômica estaria pior, para 73%, se não fossem as medidas do governo.

Números frios de uma pesquisa não servem somente para divulgar dados. No caso deste levantamento do Ibope, cabe a interpretação de que as diferentes opiniões demonstram claramente a assimetria de expectativas entre empresários da indústria e os cidadãos comuns. Ou então, um eventual desvio na coleta – na melhor das hipóteses.

Provavelmente, por saberem que a pesquisa seria divulgada durante homenagem e entrega de honrarias ao presidente – o que por si só já é uma manipulação que desvirtua qualquer opinião -, os 1.914 empresários industriais pesquisados foram mais condescendentes com o governo do que a população flagrada e surpreendida por um entrevistador do Ibope no meio da rua.

Existe, na sabedoria popular, uma frase apontando a palavra como uma grande fonte de mal entendido. Os números se prestam a este mesmo objetivo, em certas ocasiões.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Almanakut Brasil disse:

    2020 será o ano da AI-5mania, para que venha a tão esperada FAXINA GERAL contra os podres nos poderes, e que nunca mais deixe herança maldita para o futuro do Brasil.

  2. Paulo Fernando disse:

    Acredito que a economia vai melhorar e também nas boas ações governo.
    Entendo que todos os poderes da República deve fazer esforço conjunto para o bem do Brasil e alcançarmos patamar de Pais altamente desenvolvido.

  3. Jayme endebo disse:

    O empresariado é pragmatico e não é levado ao pessimismo programado da mídia corrupta enquanto a maioria da população se deixa influenciar por ela.

  4. BS disse:

    Acredito que 2020 a economia vai melhorar. Mas a eleição pra prefeito vai ser uma baixaria.

  5. Regina disse:

    2019 está sendo um ano muito estranho. Espero que 2020 tenha mais paz e diálogo, não só uma economia forte.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *