Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Uma pesquisa Datafolha revelou que, pela primeira vez, a maioria da população é contra a norma que permite a reeleição no país. A rejeição à obrigatoriedade do voto também bateu o recorde da série de pesquisas do instituto sobre o tema.
Na primeira pesquisa sobre reeleição, em 2005, 65% dos entrevistados afirmaram que eram a favor do direito do presidente concorrer a um novo mandato. Em 2007, o apoio à reeleição recuou sete pontos. Agora, apenas 30% são favoráveis.
Já os contrários à reeleição saltaram de 39%, em 2007, para 67% nesta última pesquisa. As opiniões dos entrevistados sobre reeleições para prefeitos e governadores são quase idênticas.
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, explica que “a rejeição a Dilma pesa, mas não só. Há um contexto muito forte de rejeição geral à política, que vem desde junho de 2013”.
A Câmara aprovou em maio por 452 votos a 19 o fim da reeleição. A regra, no entanto, ainda precisa ser votada novamente na casa e posteriormente no Senado.
A pesquisa Datafolha revelou também um recorde de oposição ao voto obrigatório, que aumentou de 54% para 66% desde outubro do ano passado. Neste caso, no entanto, a Câmara votou contra a medida por 311 votos a 134.
De cada dez entrevistados, seis disseram que não votariam se o voto fosse facultativo. Os mais pobres e os menos escolarizados seriam os que mais deixariam de votar.
A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de junho e contou com a participação de 2.840 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Fontes:
Folha de S.Paulo - Pela 1º vez, maioria é contra norma que permite reeleição