Início » Brasil » Pesquisa revela que eleitorado cresce mais em redutos do PT do que do PSDB
Eleitorado brasileiro

Pesquisa revela que eleitorado cresce mais em redutos do PT do que do PSDB

Entre 1994 e 2014, o numero de eleitores aumentou mais nos Estados em que petistas venceram as últimas três disputas presidenciais do que nos locais onde o PSDB ganhou, segundo análise do Estadão Dados

Pesquisa revela que eleitorado cresce mais em redutos do PT do que do PSDB
Segundo análise do Estadão Dados, o eleitorado está crescendo mais em redutos petistas do que em tucanos (Reprodução/Estadão)

O eleitorado está crescendo mais em redutos petistas do que em tucanos. Dados divulgados no último domingo, 7, pelo jornal Estado de S. Paulo revelam que nos 15 estados onde o PT venceu as últimas três disputas presidenciais, o número de eleitores aumentou 51%, entre 1994 e 2014. Já nos sete estados, onde o PSDB ficou à frente no mesmo período, o crescimento foi de apenas 40%.

Segundo projeções feitas para até 2030, essa tendência se manterá nas próximas eleições presidenciais. Caso os padrões de voto não mudem, o PSDB, principal partido de oposição, terá na demografia mais um adversário a enfrentar.

Segundo cálculos do Estadão, com base nas mais recentes projeções de população do IBGE, nos próximos 16 anos, o eleitorado nos redutos petistas e tucanos deve aumentar em 16% e 13%, respectivamente.

Os efeitos dessa tendência são pequenos a curto prazo, entretanto, são crescentes e podem afetar o resultado em caso de uma disputa apertada. A presidente Dilma Rousseff (PT), por exemplo, teria alcançado menos 1,2 milhão de votos de vantagem sobre o candidato tucano, Aécio Neves, se o eleitorado de cada estado neste ano fosse, em termos proporcionais, o mesmo de 1994.

Fontes:
Estadão-Eleitorado cresce mais em redutos do PT do que do PSDB

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Naturalmente! Os pobres aumentam, os dependentes de benefícios governamentais aumentam, então aqueles que querem manter os benefícios também aumentam… e o governo é PT então aumentam os petistas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *