Início » Brasil » Petrobras anuncia 4º reajuste de combustível consecutivo
ECONOMIA

Petrobras anuncia 4º reajuste de combustível consecutivo

Empresa diz que reajuste é consequência do furacão Harvey, que afetou a produção de petróleo nos EUA

Petrobras anuncia 4º reajuste de combustível consecutivo
Trata-se do quarto reajuste em uma semana (Foto: Adenilson Nunes/Abr)

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 4, mais um reajuste no preço dos combustíveis. Trata-se do quarto aumento consecutivo em uma semana.

O primeiro reajuste ocorreu em 26 de agosto, com aumento de 1,2% na gasolina e diminuição de 0,7% no diesel; depois, no dia 29, o aumento foi de 1,1% e 0,4%, respectivamente; o terceiro foi no dia 30, no qual a gasolina saltou 0,5% e o diesel 2,5%. No reajuste atual, a alta será de 3,3% na gasolina e 0,1% no diesel. A medida entra em vigor já na próxima terça-feira, 5.

Somando todos os reajustes, a gasolina iniciou setembro 11% mais cara do que em agosto. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço médio da gasolina para o consumidor atingiu o maior valor do ano na semana passada, chegando a R$ 3,778 por litro.

Em comunicado, a Petrobras informou que o novo reajuste é um reflexo da passagem do furacão Harvey pelos Estados Unidos na semana passada, que levou ao fechamento de refinarias e a uma disparada nos valores de referência.

O novo reajuste não foi uma surpresa para o mercado financeiro, que já previa o aumento por conta das promessas da Petrobras de não praticar preços abaixo da paridade internacional. Os EUA, no entanto, seguem uma direção oposta. Com os efeitos do Harvey se dissipando, as refinarias lentamente começam a retomar suas atividades. Nesta segunda-feira, o preço de referência da gasolina nos EUA caiu 4%, o percentual mais baixo desde 25 de agosto, quando o Harvey atingiu o solo americano.

Fontes:
G1-Petrobras faz novo reajuste e gasolina já sobe mais de 10% em setembro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Daniela Villa disse:

    É claro que a Petrobras está de mangofa, né? Diz a notícia que lá nos USA que é onde passou o redemoinho o preço já está baixando.

  2. laercio disse:

    O furacão chamado “Brasília” é 1000 vezes mais devastador que o norte americano…
    Os Estados Unidos é uma nação onde todos trabalham juntos para manter o teto sob suas cabeças.
    O Brasil tem meia dúzia de apatridas que controlam os principais setores da vida social e aproveitam tal oportunidade para obter lucros pessoais e fáceis fazendo valer de uma lei que admite preço de compra e venda bem como uma constituição que não serve a todos…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *