Início » Brasil » Petrobras é alvo de investigação preliminar nos EUA, diz consultoria
Escândalo internacional

Petrobras é alvo de investigação preliminar nos EUA, diz consultoria

Órgão regulador do mercado acionário americano avalia denúncias da Lava Jato

Petrobras é alvo de investigação preliminar nos EUA, diz consultoria
A petrolífera tem recibos de ações negociados na Bolsa de Nova York, e por isso, está submetida também às leis do mercado acionário americano (Reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images)

Segundo informações da consultoria Arko Advice, com sede em Brasília, a instituição reguladora do mercado acionário dos Estados Unidos, Security Exchange Commission (SEC), teria iniciado uma investigação preliminar para apurar as irregularidades envolvendo a Petrobras e os envolvidos na operação Lava-Jato.

A petrolífera tem recibos de ações (ADRs, American Depositary Receipts) negociados na Bolsa de Nova York, e por isso, está submetida também às leis do mercado acionário americano.

De acordo com documento elaborado pela consultoria, a investigação conduzida pela SEC revela que a estatal teria operado de forma desgovernada, conforme as declarações do próprio ex-diretor de abastecimento, Paulo Roberto Costa.

“Caso tais suposições e denúncias se confirmem, a situação pode ficar complicada. Teoricamente, todos os membros do conselho de administração e da diretoria da empresa são legalmente responsáveis por desvios de conduta”, aponta o relatório distribuído a clientes e assinado por Murillo de Aragão, Cristiano Noronha, Carlos Eduardo Bellini e Marcos A. Queiroz.

A análise preliminar contaria com 28 advogados e analistas da SEC e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A depender do resultado da investigação, a Petrobras poderá responder pelas irregularidades no mercado acionário e no âmbito criminal, além de multas – a lei americana prevê punições à prática de corrupção, mesmo fora dos Estados Unidos.

O informe também indica que o órgão americano atua com cautela de modo a evitar o vazamento das conclusões preliminares em meio ao ambiente eleitoral. A SEC não mencionou quais empresas estão sendo investigadas.

 

 

Fontes:
O Globo-Consultoria diz que Petrobras é alvo de investigação preliminar nos EUA

2 Opiniões

  1. Vanda disse:

    Toda a imaginação é pouca para os infinitos malfeitos do governo. Tudo não para o povo, não tanto pelo poder, mas sobretudo pelo desespero e medo de investigações sérias, como essa feita por um país que leva a punição a sério.

  2. Joaquim Caldas disse:

    Nossa última esperança são os juízes,e é a última! Ela estará perdida,quando os juízes já não nos escudam dos golpes do governo.Rui Barbosa.
    Dias Tofolli,advogado do PT,mas presidente do TSE,trocou todas as urnas eletrônicas do 1º turno,substituindo-as para o 2º turno,na surdina,Aí vem coisas?!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *