Início » Brasil » Petrobras estuda privatizar 80% da malha brasileira de gasodutos
Negócios

Petrobras estuda privatizar 80% da malha brasileira de gasodutos

A venda tem o objetivo de reduzir o endividamento da estatal

Petrobras estuda privatizar 80% da malha brasileira de gasodutos
Petrobras pretende reduzir endividamento (Foto: Flickr/Rodrigo Soldon)

A Petrobras apresentou ao mercado três modelos para a venda da sua subsidiária Transportadora Associada de Gás (TAG), que controla a malha brasileira de gasodutos. A venda faz parte de um pacote, anunciado pela petroleira em março, para reduzir seu endividamento.

Segundo a Folha de S. Paulo, as propostas são: venda de 80% com transferência do controle e venda de fatias de 49% ou 60%, com manutenção do controle estatal. Entretanto, ainda não há definição sobre qual proposta será adotada.

De acordo com a avaliação da consultoria NatGas Economics, o valor de mercado da subsidiária pode variar de US$ 3,8 bilhões a US$ 5,2 bilhões, levando em consideração as projeções de receitas futuras. A empresa deve ser fatiada em duas companhias regionais (uma com os ativos das regiões Norte e Nordeste e outra com as do Sul e Sudeste), respeitando o termo de compromisso firmado em 2003 com a agência reguladora ANP. Desta forma, a venda pode acabar ficando para o próximo ano.

A Transportadora Associada de Gás é responsável por levar o gás natural a pontos de entrega das distribuidoras estaduais de gás canalizado.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Petrobras estuda privatizar até 80% de seus gasodutos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *