Início » Brasil » Petrobras salvou Santos de tragédia tóxica
Coluna Esplanada

Petrobras salvou Santos de tragédia tóxica

O Corpo de Bombeiros de Santos, com atuação tímida e impotente – a despeito do reforço de São Paulo – não deu conta. Os técnicos da Petrobras foram essenciais

Petrobras salvou Santos de tragédia tóxica
Relatórios sigilosos de engenheiros da petroleira citam que as chamas lamberam dois tanques que continham cloro e amônia, e foram resfriados com prioridade, com sucesso (Reprodução/Corpo de Bombeiros da PMESP)

Chamada às pressas, a Petrobras salvou a população dos bairros da zona portuária de Santos (SP) de uma tragédia tóxica no incêndio que atingiu seis tanques que estocavam combustíveis no pátio da Ultracargo. Relatórios sigilosos de engenheiros da petroleira citam que as chamas lamberam dois tanques que continham cloro e amônia, e foram resfriados com prioridade, com sucesso. Caso atingidos pelo fogo, o cloro, apesar de não inflamável, intensificaria a combustão; e a amônia causaria sérios danos a pessoas que a inalassem: riscos de cegueira, crise respiratória e queimaduras fatais.

Alerta presidencial

Informada pelo serviço de inteligência, durante o incêndio que durou a Semana Santa, a presidente Dilma ordenou à petroleira que ajudasse com todos os recursos.

Não deu conta

O Corpo de Bombeiros de Santos, com atuação tímida e impotente – a despeito do reforço de São Paulo – não deu conta. Os técnicos da Petrobras foram essenciais.

Salvaguarda

A petroleira utilizou dois navios para puxar água do mar, e seis caminhões-tanques para apoio aos bombeiros. Além das orientações dos engenheiros sobre o resfriamento.

Tá bom

Em nota, a Ultracargo informou que seguiu os protocolos para o caso, evitando tragédia humana. Oficialmente nega o cloro e a amônia, mas fontes da Petrobras confirmam.

Corre-Corre

Profissionais experientes, os técnicos da Controladoria-Geral da União se fizeram de bobos, mas estão de olho no ex-prefeito de Jaraguá (GO) Lineu Olímpio (2006-2012). Ele enviou ao município o seu principal assessor, Marcos Divino, dias antes de a CGU iniciar a fiscalização nas contas da prefeitura, escolhida pelo tradicional sorteio.

Corre-corre 2

Divino ficou uma semana na prefeitura em companhia de servidores e do atual prefeito, Ival Avelar (PTB), aliado de Lineu. A CGU fez devassa nas contas de 10 anos para cá, e vai divulgar o resultado, em especial sobre o Centro Poliesportivo e a Passarela Lago da Moda, construídos na gestão de Lineu.

Fogo no celeiro

Apadrinhado do deputado Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, Lineu Olímpio  atualmente é diretor financeiro da poderosa Conab em Brasília, reduto do PTB e do PMDB – que convivem numa discreta autofagia no bilionário celeiro.

O favorito

O que se diz nas Cortes é que o preterido ministro do STJ Benedito Gonçalves, de bom currículo, é pule de dez no Planalto para a próxima vaga no STF a partir de outubro.

Direita, não!

O Presidente do PDT, Carlos Lupi, marcou para 15 de maio a reunião do Diretório, no Rio. ‘Estamos preocupados com os problemas da Petrobras e a falta de um projeto para o Brasil. Mas vamos apoiar o governo, pois ninguém leva o PDT para a direita’.

Entre cartolas

No almoço da festa da nova direção da CBF, corria entre celulares uma foto do vice-presidente Delfim Peixoto Filho, diretor da Federação Catarinense, com hematomas no rosto, após suposta surra que levou de torcedor no Clube Marcílio Dias em Floripa.

Êpa, Êpa

Vejam o que disse o general da reserva paraguaio Juan Pozzo Moreno, ao ABC Color: ‘Se a CGU e seu par brasileiro (TCU) investigassem a Itaipu Binacional, o escândalo da Petrobras seria nada mais do que uma simples anedota’.

A 40 por hora

Virou piada entre quartéis da PM Brasil adentro o caso do DF. O governo Agnelo Queiroz comprou 350 Pajero Dakar que não podem correr porque capotam, comprovam acidentes recentes. Serão usadas em rondas comunitárias. A baixa velocidade.

Perigo de série

Em setembro de 2013, um PM teve o braço amputado após acidente. A PM de Belo Horizonte também sofre com o modelo. Um soldado morreu também num capotamento.

Pluralidade

Projeto do deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG) criminaliza servidor público que discriminar pessoa por vestimenta religiosa, como véu, solidéu, quipá, turbante etc.

Ponto Final

A Petrobras pegando fogo e ainda tem que apagar incêndio dos outros..

Com Equipe DF, SP e Nordeste

________________________

5 Opiniões

  1. DJALMA BENTES disse:

    Difícil acreditar que ” a presidente Dilma ordenou à petroleira que ajudasse com todos os recursos.”. Compartilho com a opinião de Carlos U Pozzobon.

  2. helo disse:

    O PDT é de esquerda?

  3. Carlos U Pozzobon disse:

    O incêndio no Porto de Santos só foi apagado com a chegada da espuma química SETE DIAS DEPOIS DE INICIADO. Não se entende por que os bombeiros agiram apenas para evitar a propagação e não para extinguir as chamas imediatamente, o que causou incêndios consecutivos até a chegada da espuma química. Santos tem diversas autoridades envolvidas em sua administração. Mas os relatos sobre o incêndio são todos recheados de heroísmo aos soldados do fogo, e NENHUMA CRÍTICA AOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA DESTE PAÍS. E mais: ninguém foi buscar a opinião de especialistas portuários ao redor do mundo para explicar a nossa falácia. Ficamos na mistificação. E a Petrobras, a pobre e carcomida Petrobras, agora recebe uma parcela de prestígio por ter ajudado aquilo que os bombeiros não tinham recursos para combater e que ninguém critica. Estamos entregues aos Neros que aparecerem. E olha que eles aprendem mais depressa do que a imprensa.

  4. Elmer C. Corrêa Barbosa disse:

    MAS NÃO SALVOU DA CORRUPÇÃO PROMOVIDA PELO PT E CUMPLICES.

  5. Roberto1776 disse:

    NINGUÉM LEVA O PDT PARA A DIREITA.
    Não há dúvida que o PDT é um partido tão torto como todos os outros partidos de sinistra, como diziam os romanos, que só fazem segurar os parcos avanços do gigante eternamente cloroformizado pelo ranço da vanguarda esquerdista do atraso.
    Até com o getúlio este país andava mais para frente do que nos últimos 30 anos.
    A esquerda não se dá conta que democracia é incompatível com miséria e atraso, como os sinistros gostam de promover.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *