Início » Brasil » PF conclui que houve vazamento do ENEM 2016
NOVA POLÊMICA

PF conclui que houve vazamento do ENEM 2016

Procurador diz que vai pedir suspensão da validade de todas as provas do ENEM 2016

PF conclui que houve vazamento do ENEM 2016
Inep diz que 'não há indício de vazamento de gabarito oficial' (Fonte: Reprodução/G1)

Um relatório da Polícia Federal do Ceará enviado nesta quarta-feira, 30, ao Ministério Público Federal revelou que as provas do ENEM 2016 vazaram para pelo menos duas pessoas.

O procurador da República Oscar Costa Filho afirmou nesta quinta-feira, 1º, que vai pedir a suspensão da validade de todas as provas do ENEM deste ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), “não há indício de vazamento de gabarito oficial”. O Inep afirmou ainda que o MPF divulgou as informações sobre o inquérito da PF para provocar “tumulto e insegurança”.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou também nesta quinta que as provas marcadas para este final de semana não serão canceladas. Farão a prova alunos que tiveram o exame adiado por conta das ocupações de escolas.

“O ENEM está preservado. [O vazamento] É um fato isolado e nós não vamos de forma alguma prejudicar milhões de brasileiros com relação a um fato que foi tentado em termos de fraude e uma ação isolada e identificada pela Polícia Federal, numa ação articulada inclusive com o próprio Ministério da Educação”, ressaltou o ministro.

Mendonça Filho disse ainda que “não podemos punir 16 milhões de brasileiros porque alguns tentaram lesar o concurso, sem conseguir. As provas deste fim de semana estão mantidas, assim como as que foram realizadas no mês passado”.

O ministro da Educação também criticou o procurador Oscar Costa Filho por ter divulgado parte do inquérito da PF sobre as fraudes no ENEM.

Fontes:
G1 - MPF-CE vai pedir suspensão de todas as provas do Enem 2016

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *