Início » Brasil » PF desarticula quadrilha formada por funcionários do Ibama e do Incra
Facilitando o desmatamento

PF desarticula quadrilha formada por funcionários do Ibama e do Incra

Quadrilha agia no Maranhão e facilitava o desmatamento ilegal da floresta amazônica. Superintendente do Incra está entre os presos

PF desarticula quadrilha formada por funcionários do Ibama e do Incra
Segundo a PF, os atos de corrupção envolviam, principalmente, os serviços de fiscalização (Reprodução/Internet)

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira, 2, a Operação Ferro e Fogo I e II, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha acusada de facilitar o desmatamento ilegal da floresta amazônica. Segundo os agentes, a quadrilha agia nas cidades de São Luis e Imperatriz, ambas no Maranhão.

Entre os membros da quadrilha estão funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de empresários.

Pela manhã, a PF prendeu o superintendente do Incra, Antônio Carneiro. Ele foi preso pelos agentes em Imperatriz, quando embarcava em um avião com destino a Brasília. Carneiro é suspeito de participar do esquema quando era secretário adjunto da Sema.

As investigações da PF começaram em setembro deste ano, após uma denúncia do Ibama informar que alguns funcionários estavam envolvidos em atos ilícitos. De acordo com os agentes, os atos de corrupção envolviam, principalmente, os serviços de fiscalização.

Ao todo, serão cumpridos 23 mandados de prisão (duas preventivas e 21 temporárias), 28 mandados de busca e apreensão e seis conduções coercitivas.

Fontes:
G1-Superintendente do Incra é preso em operação da PF em Imperatriz
Extra-PF prende superintendente do Incra no Maranhão

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Há que aumentar os efetivos da PF.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *