Início » Brasil » PF indicia Dirceu e mais 13 na Lava Jato
Desvios da Petrobras

PF indicia Dirceu e mais 13 na Lava Jato

Ex-ministro foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro

PF indicia Dirceu e mais 13 na Lava Jato
Dirceu foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (Fonte: Reprodução/Marcello Casal/Agência Brasil/Reuters)

A Polícia Federal indiciou nesta terça-feira,1º, o ex-ministro José Dirceu e outros 13 investigados na Operação Lava Jato pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Além de Dirceu, que está preso há quase um mês na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, também foram indiciados Luiz Eduardo de Oliveira e Silva (irmão de Dirceu), Camila Ramos de Oliveira e Silva (filha de Dirceu), Roberto Marques, Julio Cesar dos Santos, Milton Pascowitch, José Adolfo Pascowitch, Fernando Horneaux de Moura, Olavo Horneaux de Moura, Renato Duque, João Vaccari Neto, Gerson Almada, Cristiano Kok e José Antunes Sobrinho.

O delegado da PF Márcio Anselmo concluiu que há “fartos indícios de que José Dirceu de Oliveira e Silva e outras pessoas a ele relacionadas foram beneficiários diretos de valores objeto de desvios no âmbito da Petrobras, apurados na Operação Lava Jato”.

De acordo com o delegado, trata-se de um relatório parcial. Anselmo pediu ao juiz Sérgio Moro que os autos sejam devolvidos para que as investigações possam continuar.

Com o indiciamento, o Ministério Público Federal deve decidir se apresenta uma denúncia à Justiça Federal contra os acusados. A decisão caberá ao juiz Sérgio Moro. Caso a denúncia seja aceita, os denunciados passam a ser réus.

Até ser preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada no último dia 3 de agosto, Dirceu cumpria prisão domiciliar devido à condenação no julgamento do processo do mensalão.

Investigações apontam que o ex-ministro foi “instituidor e beneficiário do esquema da Petrobras” e que o grupo de Dirceu recebia propina por meio da JD Consultoria (empresa criada pelo ex-ministro) por contratos na estatal. Além disso, o grupo também teria recebido propina de prestadores de serviços da Petrobras, como as empresas Hope e Personal.

Fontes:
G1 - José Dirceu é indiciado na Operação Lava Jato por quatro crimes

2 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Eu ainda não me encontro satisfeito, minha satisfação maior é ver Lula e Dilma serem chamados e confirmada suas participação em todo estes assaltos aos cofres brasileiro MENSALÃO E LAVAJATO

  2. Roberto1776 disse:

    Desde a década de 1960 este homem vem infernizando a nossa vida.
    Os militares foram incapazes ao não darem um jeito nele, com todo o poder que tinham.
    55 anos para remover este cara da vida pública brasileira é tempo demais.
    E, como não poderia deixar de ser, o PETÊ sempre apoiando delinquentes deste tipo. Só não pegam o chefe dele.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *