Início » Brasil » PF investiga 250 fraudes da Classe A no ‘Minha Casa’
Coluna Esplanada

PF investiga 250 fraudes da Classe A no ‘Minha Casa’

Ministro das Cidades revelou que a PF atualmente tem mais de 250 inquéritos abertos sobre fraudes no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

PF investiga 250 fraudes da Classe A no ‘Minha Casa’
Casas do programa 'Minha Casa, Minha Vida' (Fonte: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, revela à Coluna que a Polícia Federal atualmente tem mais de 250 inquéritos abertos sobre fraudes no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, e não apenas por apropriação indébita de imóveis por não-beneficiados — como casos recorrentes no Rio de Janeiro. Há uma nova modalidade de crime: pessoas de muitas posses, das classes A ou B, usam terceiros para conseguir financiamento da Caixa a juros baixos e vendem a casa para os ‘laranjas’ tão logo são construídas.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

No canteiro

Pelas regras do programa, o morador beneficiado só pode vender a casa 10 anos depois, ou quitar à vista o débito com o banco para o repasse. O crime burla várias regras.

Avanços

Apesar dos inquéritos, o programa é considerado de sucesso, porque o número é muito pequeno diante dos 4 milhões de contratos. Mas há mais de 1.500 denúncias em análise.

Lupa

Às vésperas da eleição e perdendo pontos, a presidente Dilma está preocupada com o programa carro-chefe de sua gestão. Mandou a PF intensificar investigações.

Técnicos

Egresso da Caixa, com 35 anos de carreira, o ministro Gilberto Occhi garante que o banco tem técnicos suficientes para medições de obras municipais, outrora um gargalo.

Dudu dançou…

O pré-candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, baixa em Belo Horizonte na segunda para definir o rumo do PSB no segundo colégio eleitoral do País. Está um poço de mágoas, sem palanque em Minas Gerais. A piada mineira é que ele será o grande cabo-eleitoral de Aécio Neves no estado.

…À mineira

É que jeitoso para articular, Aécio há anos costurou uma coalizão de apoio que amarrou até os mais ferrenhos socialistas com o PSDB. Resultado: o prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB), não se lançou por Campos.

Mais dois

O PRTB lança à Presidência dia 13 de junho Levy Fidelix — o grande propagandista do Aerotrem há muitas campanhas. Outra surpresa pode aparecer: o PR balança sobre apoio a Dilma Rousseff e pode lançar o senador capixaba Magno Malta.

Bolivarianos Air

A autorização da Anac, na frente de outras, para que a venezuelana Conviasa opere voos domésticos e de cargas no Brasil é mais uma prova da linha bolivariana do governo.

Jornalistas com J

A ONG Repórteres Sem Fronteiras publicou uma inédita e interessante lista dos 100 Heróis da Informação do mundo. São jornalistas que afrontam todo tipo de risco para levar informação independente e isenta a seus leitores. Entre eles surge um brasileiro.

Brazuca da lista

O brasileiro da lista da RSF é o sociólogo paraense Lúcio Flávio Pinto. Há 25 anos ele deixou O Liberal e publica, do próprio bolso, com ajuda de amigos, o Jornal Pessoal — distribuído no comércio e em bancas de Belém.

Moqueca imperial

Depois de apoiar Casagrande (PSB) à sua sucessão, o ex-governador Paulo Hartung, chamado de O Imperador, resolveu se lançar contra a cria este ano. Também deixou de lado o senador Ferraço, o seu preferido na campanha passada, e já não são tão aliados.

E$peciali$ta$

A despeito da intervenção branca do COI e o vexame das obras (muito) atrasadas, o Comitê Rio 2016 abriu mais 77 vagas. Difícil entender as já preenchidas para Especialista em Uniformes e Especialista em Revezamento de Tochas.

Brasiiilll

Em suma, nos bastidores, o pau quebra nas reuniões entre os representantes do COI, da prefeitura do Rio, e dos governos do estado e federal. Uma fonte diz que o COI está preocupado com a criação da inédita modalidade ‘Salto com verbas’…

Agora vai

A menos de dois anos do evento, só agora o Rio 2016 procura um… Orçamentista, para ‘realizar as atividades referentes aos orçamentos das obras da área de instalações’.

Ponto Final

É coisa nossa: Especialista em Tocha…

Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Isam disse:

    Nome desse programa deveria se chamar “Sua casa meu voto”.

  2. helo disse:

    Tudo que Dilma faz é na pressa e malfeito. O PAC afundou e o MCMV é cheio de irregularidades, burocracia e jeitinhos. O mais grave é o atraso da proposta: quem escolhe o lugar e a planta da casa é o empreendedor e não morador. Tudo segue aos trancos nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura, Energia, Indústria urbana e rural, impostos, Petrobrás, Caixa BNDES, Pib, Balança Comercial , Estabilidade, etc.O estado inchou, o país começa a perder o passo e o futuro. Maior ainda que a fabulosa corrupção federal está a incompetência e a falta de consistência na condução dos seus próprios atos.

  3. Antonio Carlos Saavedra disse:

    “Meu barraco minha vida”, onde eu vejo, tem atendido à indicações de políticos e propaganda do governador e seus candidatos.

  4. Mauricio Fernandez disse:

    Dilma, Lula, marqueteiros e politiqueiros enlouqueceram decididamente. Levy Fidelix do PRTB com algum voto é brincadeira e manobra para enganar e ludibriar na prestação de contas, mais nada!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *