Início » Brasil » PF prende ex-diretor de Serviços da Petrobras
Operação Lava-Jato

PF prende ex-diretor de Serviços da Petrobras

Renato Duque é apontado como um dos beneficiados pelo esquema de corrupção na estatal, que envolvia pagamento de propina a políticos com verba de contratos superfaturados

PF prende ex-diretor de Serviços da Petrobras
Renato Duque chega à sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro (Reprodução/Internet)

O ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 14, no Rio de Janeiro. A prisão faz parte da sétima fase da Operação Lava-Jato, que investiga um esquema de corrupção na estatal envolvendo pagamento de propina a políticos com verba de contratos superfaturados entre a estatal e empreiteiras. Segundo a PF, o esquema movimentou cerca de R$ 10 bilhões.

Duque foi indicado ao cargo pelo ex-ministro José Dirceu e é acusado de ser um dos beneficiados no esquema de corrupção na estatal. Além dele, a PF também cumpre mais 85 mandados de prisão contra outros investigados no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Entre os mandados de prisão está o do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano.

Soares é apontado pela PF como o operador do PMDB no esquema de corrupção que envolveu pagamentos de propina durante a compra da Refinaria de Pasadena, EUA. Ele participou da fase final da negociação, quando a Petrobras pagou US$ 850 milhões para ficar com a metade restante da refinaria.

Soares foi citado como o operador do PMDB no esquema na delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso desde março deste ano. A PF realizou buscas em seu apartamento no Rio de Janeiro, mas o lobista ainda não foi encontrado.

Além dos mandados, a PF faz buscas nas sedes das empreiteiras Camargo Correia, OAS, Odebrecht, UTC, Quiroz Galvão, Engevix, Mendes Junior, Galvão Engenharia e Iesa, todas acusadas de alimentar financeiramente o esquema de pagamento de propina na Petrobras.

Delegados da PF também sob investigação

Na última quinta-feira, 13, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, determinou que a PF abra uma investigação para apurar supostos desvios de conduta de delegados da corporação à frente da operação Lava-Jato.

Segundo uma reportagem publicada pelo jornal Estadão, na reta final das eleições presidenciais, os delegados usaram as redes sociais para manifestar apoio à candidatura de Aécio Neves.

“Todos cidadãos têm liberdade de manifestação, não importa se elas são favoráveis ou contra o governo. Mas da mesma forma, quem preside uma investigação deve agir com imparcialidade”, disse Cardoso. A Corregedoria-Geral da Polícia Federal vai apurar se houve desvio de conduta por parte dos delegados.

Fontes:
Estadão-PF tenta prender Fernando Baiano, operador do PMDB na Petrobras
O Globo-PF vai investigar delegados da Lava-Jato por suposto desvio de conduta
Folha-Ex-diretor da Petrobras, Renato Duque é preso pela PF no Rio

4 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Sempre leio todos os dias, lá vem um para união da cúpula dos ladrões, só que eles não ficam presos, logo, logo estão solto, assim não vai, deveria existir uma lei que para ladrão não ter advogado de defesa.

  2. Inácio Soares disse:

    .Presidentes do Brasil Lula e Dilma dos últimos 12 anos futucaram os Americanos com a vara curta envolvendo-os na Corrupção na Petrobras Só que la a Justiça é diferente.

  3. Carlos U Pozzobon disse:

    É o começo. A ponta do novelo está em Dilma e seu inspirador. O pedido de impeachment será inevitável. Sua aprovação vai depender do fígado do Congresso na ocasião.

  4. Roberto1776 disse:

    Pergunte sobre essas roubalheiras praticadas sob a égide do partido dos trabalhadores aos eleitores desse partido e eles responderão que é intriga da oposição e continuarão elegendo lulas e dilmas indefinidamente.
    E com o STF totalmente indicado por petistas, o que teremos?
    Provavelmente uma troca de nome do partido para BRASILIANISCHE NAZIONALSOZIALISMUS ARBEITER PARTEI.
    Senhor Deus, eu sei que é pedir demais que nos ajude em assuntos de política, mas, assim mesmo vai: TENDE PIEDADE DE NÓS QUE TEMOS QUE VIVER SOB O TACÃO DO PT.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *