Início » Brasil » PIB de 2015 pode ser menor com queda no preço das commodities
Economia

PIB de 2015 pode ser menor com queda no preço das commodities

Previsão do PIB do país pode cair de 2,1% para 1,8% em 2015, caso o preço das commodities continue a recuar no próximo ano

PIB de 2015 pode ser menor com queda no preço das commodities
Cenário não prevê recuperação dos preços em 2015 (reprodução/ Plantão Político)

Se a recente queda no preços das commodities agrícolas e metálicas se estender ao longo de 2015, a economia do país terá um crescimento ainda menor do que o previsto para o ano.

Segundo o relatório divulgado na última semana pela Nomura Securities, se o preço das commodities continuar a recuar no próximo ano o Produto Interno Bruto do país crescerá 1,8% em 2015 e não 2,1%, como o previsto anteriormente. Isso porque, 70% das exportações brasileiras são de commodities como minério de ferro, soja e petróleo.

Já para o economista-sênior da Tendências Consultorias Integrada, Silvio Campo, o Brasil terminará o ano de 2014 com queda de 10% no preço do minério. O economista diz que é pouco provável que os preços se elevem em 2015 e, por isso, apesar de as matérias-primas serem importantes para a exportação brasileira, o país está mais sensível à queda dos preços dos minérios. Existe ainda o agravante de que há excesso de oferta dessa commoditie no mercado global.

Fontes:
Valor - Com recuo de commodities, PIB terá alta menor

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *