Início » Brasil » PIB recua 0,2% no primeiro trimestre do ano
Queda do PIB

PIB recua 0,2% no primeiro trimestre do ano

Crise afeta o consumo das famílias, que apresenta queda de 1,5% em comparação ao quarto trimestre de 2014

PIB recua 0,2% no primeiro trimestre do ano
O setor agropecuário cresceu 4,7% em relação ao último trimestre do ano passado (Reprodução/Internet)

A economia brasileira encolheu 0,2% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o quarto trimestre de 2014. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo IBGE. Analistas previam uma queda de até 1,6%.

Em comparação ao trimestre passado, o consumo das famílias e do governo diminuíram 1,5% e 1,3%, respectivamente. A alta do juros, a aceleração da inflação, a redução da oferta de crédito e o aumento do desemprego influenciaram a queda nos gastos das famílias.

Impulsionado pelo setor agropecuário que cresceu 4,7% em relação ao trimestre anterior, o PIB do primeiro trimestre somou em valores nominais R$ 1,4 trilhão. A área extrativo mineral e os serviços de informação também contribuíram positivamente para o resultado divulgado. O setor externo também acumulou ganhos no primeiro trimestre. Com a valorização do dólar, as exportações subiram 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já a indústria teve queda de 0,3% em comparação com o fim de 2014, enquanto os serviços recuaram 0,7%. De acordo com a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a redução no consumo de água e o maior uso de térmicas foram os principais itens responsáveis pela retração da economia.

Os investimentos sofreram a sétima retração seguida, diminuindo 1,3% no comparativo com o quarto trimestre do ano passado.

 

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *