Início » Brasil » Pimentel quer emplacar o presidente da Previ
Coluna Esplanada

Pimentel quer emplacar o presidente da Previ

Governador eleito de Minas Gerais tem aval da presidente Dilma Rousseff para indicar o futuro presidente da Previ

Pimentel quer emplacar o presidente da Previ
Dilma e Fernando Pimentel durante encontro em Minas em agosto (Fonte: Reprodução/Instituto Lula)

É tamanho o crédito que o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), que ele tem aval da presidente Dilma Rousseff para indicar o futuro presidente da Previ, o maior fundo previdenciário estatal do País, do BB, com R$ 200 bilhões em ativos. Pimentel deseja emplacar no cargo Robson Rocha, ligado ao PT mineiro e ex-dirigente do famigerado e falido Banco Popular — criado por Lula no seu primeiro mandato e suspeito de ser um dos berços do mensalão. Mas Rocha avisou a aliados que não quer.

Vai esperando

Mas engana-se o PT que terá grande ingerência na Previ como antes da eleição que trocou a diretoria por funcionários sérios e de carreira. Aparentemente, o PT morreu ali.

Não, não e NÃO

O novo comando da Previ tem dito seguidos ‘não’ a empresas que pedem aportes para sociedades. Algumas sócias atuais da Previ são doadoras de candidatos da base…

À paisana

O ministro do STF e presidente do TSE Dias Toffoli fez compras na Rua Oscar Freire em São Paulo, sábado, reduto de bacanas. De bermuda e chinelos, ao lado da mulher.

Mudança é com Aécio

Candidato a presidente que propalou na campanha ser o ‘da mudança’, o tucano Aécio Neves fez jus ao mote eleitoral e se mudou com a família para o Rio de Janeiro. A irmã, Andréa Neves, também já vive na cidade maravilhosa. Belo Horizonte agora é passado. O tucano se sentiu traído pelos mineiros ao ver um resultado bem abaixo do esperado.

Pegou mal!

Aécio de fato sempre morou no Rio, agora leva a família. Enquanto governador, ele fazia a ponte aérea BH-Rio — despachava do Palácio da Liberdade de terça a quinta. Aliás, o tucano foi muito criticado até por pares, sob anonimato, por ter convocado o povo pela internet para o protesto em SP sábado e aparecer na praia em Santa Catarina.

Trabalho voluntário?

Um executivo no Bradesco da alçada de Joaquim Levy, hoje diretor e futuro ministro da Fazenda, ganha em torno de R$ 100 mil na praça. Levy ministro ganhará um quarto disso, e um pepino do tamanho do mundo para descascar em várias frentes.

Mistério

É fato que patriotismo existe, mas voluntarismo no capitalismo, ainda mais por quem pratica o mercado, é muito estranho.

Los Hermanos

Sob anonimato, membro do governo revelou à AFP que só 70 de 800 funcionários das embaixadas e consulados da Venezuela são diplomatas. Nicolás Maduro não retrucou.

Rasante de German

A turma do Aeroclube do Brasil que sofre ação de despejo da Infraero em Jacarepaguá (RJ) aponta German Efromovich, da Avianca, por trás do lobby pela desapropriação. A Infraero quer os hangares para alocar pessoal, mas pode alugar para a Cia aérea — que está louca para operar seus voos do aeroporto colado na Barra e Parque Olímpico.

Presentão, e caro

Afinado com a base, o Planalto quer aprovado amanhã, na Câmara, o PL 6646/13 que autoriza a doação de três caças Tucano T-27 para a Força Aérea de Moçambique. Foi pedido do ex-presidente Lula, enquanto a FAB agoniza com os F-5 que restaram.

Peso da balança

Ao participar do 4ª Encontro de Ministros da Saúde dos países que integram o BRICS, em Brasília, Arthur Chioro destacou que o tema sobrepeso ganhou espaço: a conversa foi de má nutrição a doenças decorrentes da obesidade.

Tá bom…

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, garantiu nesta sexta-feira, 5, que os procedimentos em relação ao combate à entrada do vírus Ebola continuam em portos e aeroportos.

Bola cantada

O Estadão publicou domingo matéria sobre o cerco da Lava Jato aos operadores dos aeroportos concedidos. Dia 19 de novembro a coluna adiantou que a PF partiria para cima dos contratos.

Aterrissagem

Seis empreiteiras com executivos presos na Lava Jato hoje operam grandes aeroportos após as concessões. Como o dinheiro é sempre o mesmo… vem a ‘Lava Hangar’ aí.

Aos leitores

Pautas, sugestões, denúncias, dicas: envie e-mail para nossa equipe: pauta@colunaesplanada.com.br

Ponto Final

O risco da futura Lava Hangar, você já sabe, é sobrar para nós: deixar muita gente no chão esperando voos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *