Início » Brasil » Planos de saúde oferecem prêmios para quem adotar hábitos saudáveis
Saúde

Planos de saúde oferecem prêmios para quem adotar hábitos saudáveis

A maioria dos programas prioriza os incentivos para a perda de peso, mas também há programas para as gestantes

Planos de saúde oferecem prêmios para quem adotar hábitos saudáveis
Melhora nos hábitos representa economia em despesas médicas (Reprodução/Pixabay)

Planos de saúde têm oferecido descontos na mensalidade e prêmios para incentivar seus clientes a adotar hábitos saudáveis. Em contrapartida, os usuários precisam ir a consultas, participar de palestras e, em alguns casos, passar por avaliações periódicas. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, 300 programas de promoção à saúde e de prevenção de doenças oferecem premiações ou bônus, como descontos de até 10% da mensalidade.

Estudos apontam uma economia entre US$ 83 e US$ 103 em despesas médicas por pessoa a cada 1% de redução no peso, na pressão arterial e nos níveis de glicose. Além do interesse em reduzir os custos, os planos buscam com esses programas melhorar a nota no ranking da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Katia Audi, gerente de monitoramento assistencial da ANS, aprova a premiação, mas diz que esse não pode ser o único caminho. Algumas pesquisas internacionais concluíram que os programas de incentivo podem mudar comportamentos relacionados à saúde em curto prazo, mas que os efeitos positivos tendem a desaparecer quando os benefícios são cortados.

A maioria dos programas prioriza os incentivos para a perda de peso, mas também há programas para as gestantes. Mães que fazem o pré-natal corretamente, que amamentam o bebê por mais tempo e que mantêm em dia a carteira de vacinação do filho podem ganhar notebooks, bolsas e ingressos de cinema.

Para o clínico-geral Walter Moschella, especialista em medicina preventiva, as mulheres tendem a mudar os hábitos com mais facilidade durante a gestação. No entanto, na opinião do médico, “não é dando um notebook que vamos atingir as causas emocionais, familiares, metabólicas e físicas da obesidade”.

Fontes:
Folha de São Paulo-Planos de saúde oferecem descontos para quem perde peso

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *