Início » Brasil » Plebiscito só ocorrerá em 2014
Reforma Política

Plebiscito só ocorrerá em 2014

O vice-presidente Michel Temer anunciou que não há tempo para aprovar uma legislação que vigore para as eleições do ano que vem; plebiscito deve ocorrer somente em 2014

Plebiscito só ocorrerá em 2014
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (esq.), e vice-presidente Michel Temer (Fonte: Reprodução/G1)

O vice-presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira, 4, depois de uma reunião com a base aliada do governo, que não há tempo para aprovar uma legislação de reforma política que entre em vigor antes das eleições de 2014. O plebiscito só deve ocorrer no ano que vem para que as novas regras comecem a vigorar em 2016.

“Não há mais condições de fazer qualquer consulta antes de outubro e, não havendo condições temporais, qualquer reforma que venha, só se aplicará para as próximas eleições”, disse Temer, após a reunião. “O que é inexorável tem que ser aceito”, ressaltou ele, ao informar que a base aliada do governo no Senado será ouvida ao longo do dia.

Para que as regras fossem aplicadas em 2014, o plebiscito sobre a reforma política e o projeto modificando as normas eleitorais teriam de ser aprovadas até o dia 5 de outubro. A três meses para o fim do prazo, os parlamentares consideraram improvável fazer a consulta e aplicar as mudanças.

Temer também destacou que a maioria da base aliada na Câmara defende fazer o plebiscito simultaneamente ao segundo turno das eleições de 2014. O vice-presidente negou que o governo saia perdendo com a impossibilidade de aplicar a reforma política já nas próximas eleições. Na última segunda-feira, 1º, durante reunião ministerial, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “gostaria” que as novas regras valessem já para as próximas eleições.

Fontes:
Agência Brasil - Reforma política: plebiscito ocorrerá em 2014, mas regras valerão só em 2016

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *