Início » Brasil » PMDB prepara grito de independência para 2018
Coluna Esplanada

PMDB prepara grito de independência para 2018

Partido prepara o esboço para o lançamento de um nome ao Planalto

PMDB prepara grito de independência para 2018
Reformulação do programa do partido é conduzido pelo ex-ministro Moreira Franco (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Após duas décadas sem candidato a presidente da República, mas sempre no Poder, o PMDB prepara o esboço para o lançamento de um nome ao Planalto em 2018. Passa pela reformulação do programa do partido, conduzido pelo ex-ministro Moreira Franco, presidente da Fundação Ulysses Guimarães. O anúncio das diretrizes será em setembro, quando acontecerá em Brasília o Congresso Nacional. ‘Haverá modificações, mas a base será preservada, principalmente em relação aos pontos que defendem os direitos humanos, a liberdade de expressão, os direitos dos cidadãos’, explica Moreira.

A origem

Em agosto haverá uma prévia, no encontro do partido para comemorar os 50 anos do MDB, que deu vida ao PMDB.

À mesa

Moreira fez uma análise do que virá no programa num jantar no Rio, na quinta, com o ex-deputado federal Aloysio Maria Teixeira e o jornalista Rogério Monteiro.

Cotados

O PMDB nas rodinhas evita falar em candidatura para não melindrar o PT (e Lula). Mas há cotados: Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Eduardo Cunha — não nesta ordem.

Evangélicos e o Distritão

A bancada evangélica da Câmara se reúne hoje para debater a reforma política que vai à pauta. A novidade — e perigo para a turma — é um estudo que será citado. O sistema Distritão, se por municípios, pode enterrar muitas candidaturas de evangélicos, porque a maioria deles são eleitos com votos de fiéis dos templos distribuídos pelo Estado.

Contraponto forte

Outro risco sobre o Distritão é que o maior defensor da proposta é o presidente da Casa, Eduardo Cunha, justamente o representante-mor da bancada. Pelo sistema, são eleitos os mais votados em cada estado ou cidade — e assim não há o ‘puxador’ de votos por partido ou coligação, pelo qual tomam posse deputados com votações irrisórias.

Desfile multimarcas

O País vai mal, mas vê-se que os deputados muito bem, pelo desfile multimarcas que protagonizam na Chapelaria do Congresso. A maioria dos parlamentares possui carros com motoristas. São Ford Fusion, Renault Megane, Honda Civic e Toyota Corola etc.

Top

Uma excelência ainda não identificada desfila de Volvo S60, placa ELP 3004, com vaga cativa em frente à banca de jornais. Outro chega e sai de Mercedes CLA 2015.

Preservação

O Serviço Florestal promove hoje em Brasília um seminário com lideranças das comunidades tradicionais sobre sociobiodiversidade.

Vídeo-selfie

A profissão de câmera-man está em alto risco. Virou moda nos plenários deputados e senadores gravarem vídeos em selfie para postar nas suas redes sociais. Domingos Sávio (PSDB-MG) surpreendeu colegas ao fazer um na Casa lotada na quarta.

PAC da UTC

Quem passa o pente fino nas doações da empreiteira UTC indica que a conta não fecha. Ricardo Pessoa, o dono e recém-solto por habeas, diz que deu mais de R$ 7 milhões apenas ao comitê nacional do PT. Os registros oficiais por ora apontam R$ 6 milhões.

Além-Ponte

Investigações do MP Federal apontam que os promotores vão acabar desembarcando em Niterói, no Grande Rio, o embrião da UTC e de suas primeiras ligações com o PT local. Mas também há muito dinheiro doado para tucanos.

Ameaça à liberdade

A ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia ameaça à vida do diretor da Rádio Globo de Honduras, David Romero. Ele recebeu ligações após denunciar suspeitas de corrupção no governo do presidente Juan Hernández.

Aeroshopping

Concedido, o Aeroporto de Confins em Belo Horizonte, que já era apertado, está a cada dia mais shopping e menos terminal.

Correção

Ao contrário do publicado no destaque da Coluna de domingo, as mudanças de alíquotas de imposto na folha de pagamento tramitam via Projeto de Lei, e não PEC.

Ponto Final

‘Não posso garantir que será uma boa reforma, mas a que os deputados aprovarão’. Eduardo Cunha, em entrevista a um canal de TV.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *