Início » Brasil » Polícia Federal indicia presidente da Andrade Gutierrez e mais oito
Operação Lava Jato

Polícia Federal indicia presidente da Andrade Gutierrez e mais oito

Otávio Marques de Azevedo nega ter feito parte do esquema para fraudar licitações da Petrobras

Polícia Federal indicia presidente da Andrade Gutierrez e mais oito
Otávio Marques de Azevedo está preso na carceragem da PF de Curitiba (Fonte: Reprodução/Reuters)

A Polícia Federal (PF) indiciou o presidente da construtora Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, e outras oito pessoas por crimes investigados no âmbito da Operação Lava Jato.

De acordo com o relatório entregue neste domingo, 19, ao Ministério Público Federal (MPF), a PF concluiu ter encontrado indícios suficientes de crimes diversos.

Os noves indiciados são acusados de corrupção ativa, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e crime contra a ordem econômica. Em nota, a Andrade Gutierrez negou “qualquer relação com os fatos investigados pela Lava-Jato”.

Além de Otávio Marques de Azevedo, também foram indiciados o executivo Elton Negrão — ambos estão presos na carceragem da PF de Curitiba –, Rogério Nora de Sá, ex-presidente do grupo, os ex-executivos Antônio Pedro Campello de Souza e Paulo Roberto Dalmazzo, e ainda Flávio Lúcio Magalhães, Mário Goes, Lucélio Goes e Fernando Soares, do grupo de operadores do esquema da construtora.

O documento da PF agora será analisado pelo MPF, que tem cinco dias para apresentar a denúncia. Em seguida, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, vai decidir se aceita o pedido do MPF. Caso aceite a denúncia, os empreiteiros viram réus e serão formalmente acusados pela prática dos crimes.

Ainda de acordo com a PF, há indícios de irregularidades em quatro contratos firmados entre a Andrade Gutierrez e a Petrobras entre 2008 e 2011. Os agentes federais concluíram que a construtora pagou propina a diretores da estatal e que parte do dinheiro iria para partidos políticos. A PF utiliza informações fornecidas por delatores da Lava Jato.

Em depoimento ao delegado Eduardo Mauat da Silva, o presidente da Andrade Gutierrez negou ter feito parte do esquema para fraudar licitações da Petrobras, ressaltando que nunca pagou vantagens ilícitas a funcionários e dirigentes da estatal.

Fontes:
G1 - PF indicia presidente da Andrade Gutierrez e mais oito por crimes investigados na Lava-Jato

2 Opiniões

  1. helo disse:

    Se o dinheiro foi para os partidos no poder é preciso investigar se este não é propina. É possível que Dilma nada soubesse do lava-jato, A dúvida fica se sabia dos episódios menores e já fora de pauta que envolvem Erenice, Pasadena ou Rosemary.

  2. Henrique Meyer de Azevedo disse:

    Acorda BRASIL

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *