Início » Brasil » Polícia Federal inicia investigação sobre corrupção na Casa da Moeda
Operação Vícios

Polícia Federal inicia investigação sobre corrupção na Casa da Moeda

Os agentes estão cumprindo 23 mandados de busca e apreensão para investigar fraude na licitação do Sistema de Controle de Produção de Bebidas

Polícia Federal inicia investigação sobre corrupção na Casa da Moeda
PF irá investigar também o Sistema de Controle da Produção de Cigarros (Foto: Wikimedia)

A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação na Casa da Moeda referente à fraude no contrato de implantação do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), administrado pelo órgão. De acordo com a PF, servidores da Receita Federal e da Casa da Moeda receberam ao menos R$ 100 milhões em propina.

Foram emitidos 23 mandados de busca e apreensão para o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Os agentes irão cumpri-los nas sedes da Casa da Moeda, da Receita Federal, da empresa Sicpa Brasil Indústria de Tintas e Sistemas, além de casas e escritórios dos suspeitos de corrupção. Quebras de sigilos fiscais e bancários também foram requisitadas. A operação foi batizada de “Vícios”.

A polícia desconfiou que funcionários da Casa da Moeda tentaram manipular a licitação para recontratar a empresa Sicpa, que opera o Sicobe. O sistema prevê a instalação de equipamentos contadores de produção e de um programa de controle, registro, gravação e transmissão dos dados à Receita Federal, nas linhas de produção.

O Sicobe foi criado em 2008. Na época não foi realizada licitação e a empresa Sicpa foi contratada. A PF suspeita que a contratação foi fraudulenta e direcionada, assim como o processo licitatório, realizado entre 2014 e 2015. O Sistema de Controle de Produção de Cigarros também está sendo investigado.

“Até o momento, existem indícios de que cerca de 100 milhões de reais tenham sido pagos em propina para servidores da Receita Federal e empregados da Casa da Moeda, razão pela qual já foram instauradas sindicâncias patrimoniais, no âmbito da Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda, para avaliar seu possível enriquecimento ilícito”, explica o relatório.

Fontes:
Estadão-PF deflagra operação que tem a Casa da Moeda como alvo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *