Início » Brasil » Polícia Federal pede autorização ao STF para ouvir Lula na Operação Lava Jato
Lava jato

Polícia Federal pede autorização ao STF para ouvir Lula na Operação Lava Jato

Segundo a PF, petrolão pode ter beneficiado Lula diretamente

Polícia Federal pede autorização ao STF para ouvir Lula na Operação Lava Jato
Lula, que está em Buenos Aires, diz não ter sido notificado do pedido da PF (Foto Divulgação/Instituto Lula)

A Polícia Federal suspeita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi beneficiado diretamente pelo petrolão. Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (SPF) na quarta-feira, 9, assinado pelo delegado Josélio Souza, a PF pede autorização para que Lula preste depoimento no inquérito de investigação da Operação Lava Jato.

“Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal”, diz parte do documento.

Também estão listadas no documento pessoas do “primeiro escalão” que deveriam ser ouvidas. De acordo com a PF, “os fatos evidenciam que o esquema que ora se apura é, antes de tudo, um esquema de poder político alimentado com vultosos recursos da maior empresa do Brasil”.

O ex-presidente, que está em Buenos Aires, diz não ter sido comunicado sobre seu envolvimento no inquérito.

“Não sei como vocês foram comunicados primeiro do que eu. Para mim, não chegou nada”, afirmou.

O relatório explica que não analisa o caso da presidente Dilma Roussef em função de decisão já tomada pelo relator Teori Zavascki, a partir de parecer do Ministério Público Federal, considerando que fatos anteriores ao mandato da chefe do Executivo não poderiam ser investigados.

Fontes:
Época - EXCLUSIVO: Lula é suspeito de ter se beneficiado do petrolão, diz PF
O Globo - Lava-Jato: PF pede autorização ao Supremo para ouvir depoimento de Lula

2 Opiniões

  1. Marcon disse:

    Tem que ter estomago muito forte pra ver esta noticia que tem que pedir autorização STF juízes que foram indicados pelo proprio PT para interrogar lula todos sabem que roubaram ate o ultimo centavo do pais ser brasileiro e fazer papel de BURRO e fala que ta gostando aja estomago vergonhaaaaaaaa!.

  2. Beraldo Dabés Filho disse:

    Se conseguirem interrogar o Lula, FHC (O Capo da Propinoprivataria), o Obama e o Papa que se cuidem…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *