Início » Brasil » Política » A eleição de 2010 já começou
Brasil

A eleição de 2010 já começou

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Se antes do pleito municipal, o Midas era o presidente Lula, para as próximas eleições, o novo rei também tem quatro letras: PMDB.

Grande ganhador das eleições, com nove prefeituras de capitais, 1202 prefeitos eleitos em todo o país que administrarão uma multidão de 28,8 milhões de eleitores, o partido que hoje apóia o presidente Lula já pisca para a oposição. Nem que seja para causar ciúmes em seu parceiro atual.

O presidente do partido, Michel Temer, agenda cheíssima, diz claramente: “nada acontece em 2010 sem o PMDB”, diz ao jornal O Estado de S. Paulo. Os tucanos aproveitam: José Serra diz que o diálogo com o partido está aberto; Orestes Quércia “levanta a bola” e diz que apesar da grande vitória, seu partido não tem “um Serra” para ser candidato.

Geddel Vieira Lima, grande vitorioso na Bahia em luta fratricida contra o Jacques Wagner, põe água na fervura e garante o apoio dos peemedebistas ao governo. No Rio, Eduardo Paes, eleito com o apoio explícito de Lula, reserva pelo menos três vagas em seu secretariado ao PSDB.

A eleição para presidente da Câmara e do Senado é o próximo passo visível deste “cabo de guerra”. Petistas brandem acordo que garante a presidência de uma casa para cada um. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, garante:  “Se o PMDB lançar candidato contra o PT (à presidência do Senado) apoiamos o PMDB”. E não nega suas intenções: “A eleição de 2010 já começou”, conforme afirmou ao Globo Online. Neste ponto o PT concorda. O presidente do partido, Ricardo Berzoini, afirma: “Quando termina um processo eleitoral, começa outro”.

Para que lado vai a federação do PMDB depende de como Lula chegará a 2010. Se sua candidata Dilma vier com força, a aliança atual permanecerá, se não, a tendência é a mudança de lado. A única coisa certa é que, qualquer que seja o resultado, o PMDB mais uma vez estará no poder.

Mas tudo tem um lado bom. Como disse o humorista Tutty Vasques, “pelo calendário político, já estamos em 2010. É mais um motivo para acreditarmos que sobrevivermos a 2009”.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Arlon Borges disse:

    Bom artigo, quem é o autor? Essas espúrias alianças do PMDB deixam claro: é um partido de aluguel. Ao contrário do PSDB, que mantém alguma ética, embora o apoio de Serra a Kassab, contra seu correligionário Alckmin, tenha sido nojento.

  2. João Demetrio disse:

    Concordo inicialmente com o leitor Arlon Borges. O artigo é bem redigido e faz uma bela análise da atual política brasileira. Sou mais reticente quanto à avaliação da ética dos partidos pois vejo que Maquiavel que em sua obra prima, O Príncipe, define política como arte de conquistar, manter e exercer o poder. Esta sede de poder faz com que todos os políticos brasileiros da atualidade se pareçam com o personagem Fausto da obra de Goethe, que faz um pacto com Mefistófeles para conseguir seus objetivos. Ninguém quer se afastar do poder e para tanto, se puder, vendem a própria alma ao Diabo, haja vista as alianças mais estapafúrdias nos estados com vistas a conseguir a permanência no poder.É realmente nojento como definiu Arlon Borges

  3. Bruno disse:

    Hoje infelizmente, não existe mais esse negócio de defender os ideais do partido, permanecer firme naquilo em que defende, não tem nada disso!
    O que se tem, é um jogo de interesses, que passa por cima de tudo, inclusive da ética, tudo pra permanecer no poder.
    É horrível!!! Concordo com o João, acho que se precisar até vendem a alma ao Diabo !!!(com certeza!)

  4. Boca Livre disse:

    PARTICIPEM DA CAMPANHA FORA KASSAB DEMOCRATAS PSDB NUNCA MAIS, não votando em mais ninguém desses dois partidos seja para que cargo for. vamos dar nossa resposta nas próximas eleições.

    Contra as medias antipopulares desse Prefeito demente, herança do Sr. José Serra que ninguém pediu, pelo fim da roubalheira da taxa de Indsperção veicular ambiental. Pelo fim da indústria das multas em SP.

    Evangélicos, feirantes, motoboys, caminhoneiros, proprietários de veículos, vítimas de enchentes, empresas de fretamento chega SP. não aguenta mais tanto descaso e perseguição chega de tantas medidas idiotas desse Prefeito lunático. FORA KASSAB ! participe vamos limpar a camara da a Prefeitura nas próximas eleições.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *