Início » Brasil » Política » Acontece no nosso quintal!
Opinião

Acontece no nosso quintal!

O colunista Claudio Schamis expõe governantes que não sabem separar o joio do trigo

O ponto G da questão

No ano de 2007 o então presidente Lula disse que tínhamos que encontrar o ponto G. Se ele achou ou não sinceramente não me importo. Mas aí quatro anos depois, ou seja, uma Copa do Mundo depois, a atual presidente Dilma traz à tona a questão (de novo) do ponto G. Será que existe alguma fobia governamental com o ponto G? Na verdade nem é de um ponto G e sim de 4G. Até aí tudo bem. Legal querer que o Brasil tenha o primeiro grande evento global com cobertura de internet super-rápida. Mas de que adianta lutar por 4G se o 3G nos deixa na mão?

Tomara que Dilma consiga e que faça valer a sua exigência de que as operadoras se comprometam a oferecer o serviço nas 12 cidades-sede a tempo do mundial. Mas antes disso o governo deveria lutar para que o serviço em si seja acessível a todos. Afinal o futebol é uma festa popular e você, se ainda não tiver, terá em breve o seu smarthphone.

O outro ponto G da questão

Desculpa quem não é aqui do Rio, mas não posso me calar e nem fingir como outros aí fingem que nada acontece na sala de casa. Pois então, o nosso prefeito Eduardo Paes, que está desfilando de tipoia devido a uma dor aguda de cotovelo, institui o Choque de Ordem aqui na cidade. Ponto pra ele. Só que parece que o prefeito não sabe separar o joio do trigo. Ou para ser mais direto, não sabe discernir o certo do errado. Ao mesmo tempo em que ele sai de bicicleta no dia mundial sem carro para incentivar o uso dela como meio de transporte alternativo, já que o transporte público tradicional que o estado oferece é essa coisa que conhecemos bem e na própria pele, ele manda “rebocar” bicicletas presas em postes. É a tal história do ‘afaga com uma mão e bate com a outra’. Qual a explicação para isso? Em vez de tirar os carros estacionados ilegalmente em calçadas, e outros em vagas exclusivas para cadeirantes, ele manda tirar as bicicletas. Sem falar na praga de cupins que atendem pelo nome de flanelinhas que continuam agindo a qualquer hora do dia e embaixo dos olhos de quem quiser ver.

Então que ele faça bicicletários. Mas se fizer onde pretende colocá-los? Não é na calçada? Será que teremos em breve flanelinhas de bicicletas?E de nada adianta fazer um aqui, outro acolá. Pois se a pessoa tiver que pegar um ônibus porque o bicicletário mais próximo está a três quilômetros do trabalho, qual o sentido disso? Mas se o estado incentivar a compra de bicicletas dobráveis de alumínio que possam ser carregadas para o local de trabalho, aí pode ser que eu comece a acreditar que estão zelando pelo povo. Que se faça o Bolsa Bicicleta Dobrável,e de Alumínio.

Ou será que por trás disso existe um interesse econômico? Será que Edu quer que as pessoas se utilizem das bicicletas que estarão disponíveis para aluguel nas estações do metrô e por isso está passando o rodo nas bicicletas particulares?

Risco não calculado

Depois da vergonhosa sessão-fantasma onde foram aprovados 118 projetos, em três minutos, e com dois parlamentares presentes, o deputado federal César Colnago, que presidiu a tal sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), resolveu que quer maioria absoluta nas reuniões. Ao mesmo tempo em que o presidente da CCJ, João Paulo Cunha (PT-SP), diz achar supernatural uma sessão-fantasma onde as matérias tratadas não são polêmicas e têm a concordância de todos. Como assim? Como ele sabe? Ele é vidente? Discípulo de Herculano Quintanilha?

O meu medo é que se esse projeto passar, será que vamos ter mais algum projeto aprovado se formos depender de apenas 31 deputados que fariam com que a maioria absoluta fosse atingida? Tenho minhas dúvidas.

O intocável!

O deputado Valdemar Costa “Quente” Neto se livrou de ser investigado pelo Conselho de Ética da Câmara que disse um sonoro “NÃOOOOO” para a abertura do

processo por quebra de decoro parlamentar contra a sua pessoa. Foi uma vitória esmagadora, 16 votos a 2. Os “bravos” conselheiros acham que não valeria a

pena perder tempo investigando as denúncias do suposto envolvimento em esquema de superfaturamento de obras no Ministério dos Transportes e tráfico de influência.
Esse é um país que vai pra frente…

Vassoura Voadora

Um protesto contra a corrupção feito na frente do Congresso terminou com o furto de cerca de 50 vassouras das 594 vassouras usadas como símbolo da manifestação.

Esse ato talvez mostre que nossos políticos estão fazendo escola e dando exemplo para muitos que, como eles, esperam por uma pequena distração para fazer a festa.

Será que agora vai?

Paulo Maluf, o ex-governador de São Paulo e hoje deputado federal, por incrível que isso possa parecer, virou réu por crime de lavagem de dinheiro. É mais uma denúncia envolvendo o seu nome. Maluf, que vem colecionando denúncias, parece não se importar com nada disso e conseguir dormir tranquilamente todas as noites, enquanto os prejuízos causados ao erário podem ultrapassar U$ 1 bilhão. Dessa vez a família entrou no bolo. Nada mais justo que fazer valer o ditado popular — modificado para os dias atuais –, que diz que “família que rouba junta permanece unida no mesmo processo”.

As quantias movimentadas pelos Maluf são absurdas. E deveriam causar enjoo e vergonha em quem ainda vota num sujeito desses que é procurado pela Interpol e não pode arredar o pé do Brasil.

Olhos vendados!

Se fosse 1º de abril ia achar graça e passar a piada adiante pelo Facebook. Acontece que não é piada. O órgão responsável pelo grosso dos repasses do Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) conseguiu a façanha ou teve a cara de pau de avalizar e autorizar a liberação de verbas para os municípios que fraudam licitações, não comprovam despesas e aplicam incorretamente dinheiro que deveria financiar a merenda e o transporte escolar.

E aí Dilma, acabou a faxina?

Vamos deixar isso por isso mesmo? Ou vocês vão se juntar, debater e ver se há necessidade de se abrir uma CPI que irá se arrastar por anos e, enquanto isso, tudo vai permanecer como está? Ou seja, as pessoas fazendo malfeitos, que é a palavra da vez no governo Dilma para substituir roubo.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambiente fechado.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

20 Opiniões

  1. aparecido disse:

    E a corrupção na Assembléia Legislativa de São Paulo (PSDB), não conta?

  2. André Luiz D. Queiroz disse:

    Sabem porque Dilma usa o eufemismo ‘malfeito’ para corrupção/ladroagem? Porque no jargão policial ‘bem-feito’ é “dar sumiço” em alguém e o corpo ou qualquer evidência do crime jamais aparecer! Como, de um jeito ou de outro, houve denúncias dos ilícitos cometidos, então não dá pra dizer que foram “bem-feitos”, pois deixaram rastros!!

  3. Luiz Mourão disse:

    Que o ON faça uma matéria sobre uma placa de “inauguração” da Bica do Cazuza (!?!?!?) lá nas Paineiras….
    A placa, além de inventar um nome que nenhum frequentador das Paineiras sabe de onde foi tirado, é uma farsa pois a bica existe há DÉCADAS…
    Mas a data da “inauguração” é Julho de 2011!!!
    Que politicagem barata!!!!
    Foi colocado um acesso para cadeirantes e duas traves para o apoio dessas pessoas; TODA a estrutura da bica está lá há DÉCADAS!!!
    E o nosso prefeito manda colocar uma placa dizendo “inauguração” da bica…
    Quanto cinismo!!!

  4. helo disse:

    Aparecido, os crimes do PSDB contam, devem ser punidos, com réus abatidos como seria de se esperar. Porém menos intrigante que os do mensalão, o qual mesmo deixando rastros, alguns afirmam que ele não aconteceu, outros, no eufemismo, dizem que é dinheiro não contabilizado. O mensalão é o único crime feito organizadamente pelo executivo contra o legislativo, com orgulho e comemoração. É inacreditavelmente espantoso.

  5. João Cirino Gomes disse:

    Caro colega Claudio Schamis, eu tenho notado sua forma de se expressar, e passei a gostar da sua ideologia e das tiradas!

    Não sou muito de bajular! Agora o desabafo: Vc tem sido um instrumento na defesa da justiça social!

    E deve ter lá seus motivos! Eu gostaria de antecipar e lhe desejar muita sorte em sua empreitada, pois sei o quanto é difícil desabafar e ao mesmo tempo esclarecer através da palavra escrita; e nos seus textos, elas se tornam tão transparentes, como uma fonte cristalina!

    Receba os parabéns deste seu admirador com sinceridade!
    E quanto a este punhado de G; é G pra lá é G pra cá, mas este G para eles de lá, deve ser um G de Gatunos!

    E por falar em sinceridade: Talvez este seja meu maior defeito!
    Abraços!

  6. NENGATEL disse:

    VELHO, É LOUVÁVEL, AINDA TER, UM MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE NOS DAR A OPORTUNIDADE DE COLOCAR A BOCA NO TROMBONE. AQUI O POVO TEM VOZ E VEZ.

  7. Áureo Ramos de Souza disse:

    Em se tratando de COPA 2011, interessante é que aqui em Recife, temos o campo do Santa Cruz série D e o tal da da dita série possui um ESTÁDIO com capacitade para 75.000 ( é verdade setenta e cinco mil pessoas) e estão construindo um novo estádio com capacidade para 45.000(quarenta e cinco mil pessoas) porque? se já existe um estadio com grande capacidade, centralizado no Arruda vinte minutos para o centro do Recife chamado O MUNDÃO DO ARRUDA onde no ano que não me lembro a seleção brasileira que se encontrava quebrada COMO ACONTECEU EM BELÉM) SE REABILITOU COM O CARINHO dos Pernambucanos. Agora vêm dizer que o citado estádio ficará para o clube Nautico, lá dentro do mato em São Lourença da Mata (nada contra a cidade) êste é o ponto “G”, g de ganancia pois devem está ganhando muito com isto.

  8. Beraldo Dabés Filho disse:

    O desdobramento da denúncia de corrupção na Assembleia Legislativa de São Paulo, poderá se transformar num prato cheio para o autor.

    Para ele será penoso atirar no próprio pé, mas se não o fizer, passará atestado de parcialidade, o que, aliás já está por demais comprovado. A Moeda dele não tem dois lados.

    E por falar em corrupção em São Paulo, que fim levou o “Paulo Preto”, o famoso braço direito de Geraldo Alkmim, Operador do Caixa Dois do Rodoanel, para financiar a campanha de José Serra (O Pífio)?

    Morreu? Ou foi varrido pra debaixo do tapete?

    Bom título para uma matéria do Schamis: QUE FIM LEVOU O PAULO PRETO?

  9. LUIZ ADAMS disse:

    OK CLAUDIO! PARABENS PELO COMENTARIO. PARA LHE
    AJUDAR, (hoje estou com 64 anos), INFORMO QUE O
    NOSSO PRESIDENTE JANIO QUADROS, NA EPOCA USAVA UMA VASSOURA. AGORA A NOSSA PRESIDENTE DILMA ESTÁ USANDO UM –SUPER ASPIRADOR DE PÓ–.NÃO ESCAPA NADA. BASTA TER CORAGEM, AUDACIA E DEIXAR DE LADO ESTA POLITICAGEM SAFADA. GRITA BRASIL! ATÉ BREVE.

  10. João Cirino Gomes disse:

    Se Maluf pertencesse ao PT estaria é sendo elogiado, e acumulando cargos, se é que não esta;mas com certeza não estaria metido nesta enrascada!
    Vai dizer que O Daniel Dantas não se apossou de verbas publicas ao fazer sociedade com Lulinha? Via dizer que Lulinha se tornou empresario, fazendeiro e bilionário da noite para o dia por ser um gênio? Se fosse gênio mesmo ele não teria esperado o pai se eleger para nos dar o prazer da sua graça e genialidade! Parem de ser tolos petistas abitolados; não estou defendendo Maluf ou qualquer outro bandido, e muito menos, pretendo aturar calado tantas patifaria!

    A perseguição ao Maluf é pura vingança por ele ter prendido Lula quando este incentivava as greves!

    Só não esta vendo quem é cego!
    Mas enfim, que se arrebentem!

    O debate entre Maluf e seus adversários da mesma laia, deveria ocorrer em um ringue, já que gostam de dar ao povo pão e circo!

    Aliás mais circo, que pão!

  11. João Cirino Gomes disse:

    Boa tarde colega ÁUREO RAMOS DE SOUZA!
    Esta população desinformada é enganada constantemente por salafrários; que ganham altos salários e superfaturam e inauguram a mesma obra uma porção de vez!
    Não devemos deixar de citar, aqueles que inauguram obras de rascunhos grotescos, só para angariar votos!

    Exemplos são as obras dos PAC I, PAC II, e PACIII,! Inaugurados em vésperas de eleição que são inexistentes!

    Vejam se tem sentido: Só promessas e baboseiras para ludibriar!

    +10 itens – … do Crescimento (PAC) · Projeto Esperança/Cooesperança …
    • setembro 23rd, 2011 – Pré-selecionados para o Grupo 3 do PAC Saneamento …
    • setembro 23rd, 2011 – PAC 2 seleciona projetos e obras em mobilidade urbana
    • setembro 19th, 2011 – Governo Federal anuncia Plano que prevê a construção …

    Estão é usando o FGTS do trabalhador para financiar a copa do mundo!

    E entre esta população simplória: Poucos notam que: Quem deveria investir em COPA DO MUNDO são os empresários que terão lucro com o evento; E não o trabalhador, que mesmo financiando a copa, para entrar nos estádios e assistir os jogos, terá que pagar valores absurdos!

    Venha fazer parte do movimento popular, contra a corrupção e a tirania!

    Note que tudo muda, mas as águas continuam correndo para o mar; assim como nossas leis e as emendas que são projetadas e aprovadas só para favorecer os hipócritas, os poderosos e os espertalhões mentirosos!

    Vejam a semelhança entre o sistema escravocrata de antigamente, e a hipocrisia do desgoverno da atualidade!

    Olhem como a história se repete, só mudando os personagens!

    Grande porcentagem na culpa da escravidão provinha da ganância dos reis, ou chefes de algumas tribos, que após as guerrear entre eles, vendiam seus prisioneiros; digo seus semelhantes, aos navios negreiros!

    Notem a semelhança:
    Atualmente, os desgovernos do Brasil, que se dizem representantes do povo, escravizam a população, com as mais altas cargas tributárias do universo, para seu bel prazer! Digo; para se enriquecerem da noite para o dia, manterem seus salários principescos e mordomias, perdoarem dívidas, doarem nossos impostos, presentear seus amiguinhos, e até os países de primeiro mundo, com a mais nítida intenção de se promoverem, e ludibriar a população, com a falsa informação, de que tudo vai bem, mas quando chega a hora de dar o aumento justo, tão prometido aos aposentados, ou investir em educação, saúde e segurança, dizem que não tem verbas!

    Não devemos deixar de citar, “as corrupções”, dos três poderes, com vendas de sentenças, que somada aos políticos, se tornam quatro; “uma quadrilha”, que tomou o país de assalto, e como um câncer, vem corroendo as entranhas da pátria, acobertadas pela imunidade e pelo fórum privilegiado!
    Só mudou na escravidão, o fato, de que: Hoje ninguém mais é dono de ninguém!

    Mas a maior parte da população é explorada, sobrevive às margens, na miséria e por conta própria, sem distinção de cor, raça, ou credo!
    Por desconhecerem seus direitos, alguns pensam que são livres!
    Nem notam, que continuam escravizadas pelo o sistema, e pelas mais altas cargas tributarias do universo!

    O político é um administrador eleito pelo povo, e não deve, e nem pode agir, como se fosse dono do país e dos cofres públicos!
    Esta tudo de ponta cabeça: Já esta mais que provado: democracia no Brasil, só existe da boca para fora!
    E a população, precisa se unir para reverter este quadro!

    Baseados em dados reais, nós subscrevemos o abaixo-assinado pelo fim da imunidade, e pelo fim do fórum privilegiado, responsáveis pelas crescentes ondas de corrupções e impunidades!

    Ou voto Nulo, em quem promete, só visando vantagens!

    Se estiver de acordo, assine!
    Vamos demonstrar a insatisfação popular!

    Uma andorinha sozinha não faz verão!

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron
    Liberdade não consiste somente em se livrar das correntes!

    Aos senhores escravocratas, substituir as senzalas convém muito mais, por isso, criaram as reservas indígenas e os currais eleitorais!

    A escravidão e o coronelismo ainda existem e não disfarçam!

    Só não existe, a distinção, da cor, do credo, e da raça!

    Deveriam é mudar o slogan da Bandeira Nacional!

    Ao invés de ordem e progresso; deveria ser: Ordens aos humildes e progresso aos demagogos, hipócritas e poderosos!

    Abra sua boca a favor do mudo, pelo direito de todos que perecem!
    Provérbios Rei Lemuel!

    O cidadão que deseja justiça social!
    Precisa fazer sua parte, divulgando as injustiças!

  12. Beraldo Dabés Filho disse:

    A coisa de corrupção lá na Assembleia Legislativa de São Paulo, está ficando quente.

    O tal denunciante da corrupção prensou o Geraldo Alkmim, com UMA ÚNICA E ENIGMÁTICA PALAVRA, ao dizer que o Governador não tinha motivos para reclamar e exigir nomes, se as suas denúncias AINDA nem o alcançaram.

    Em outras poucas palavras, com uma única, pode ter dado o seguinte recado ao Governador: fica calado e quietinho que é melhor pra você.

    E agora José, aliás, Geraldo? Seu silêncio te condenará e a sua insistência poderá ser pior.
    “Se correr o bicho pega, mas se ficar o bicho come”.

    Boa oportunidade pra ratificar: Que fim levou o Paulo Preto?

  13. helo disse:

    Dabés, Suas excelências têm o dom da mágica. Quantos processos interrompidos ou nem começados, tudo por ordem superior. As histórias acabam sempre imcompletas, e réus são somente os cidadãos comuns. Suas excelências, apesar da pouca qualidade, mantém a fleugma e até pousam de herói. E há os que pensam que a mágica é mesmo verdade.

  14. João Cirino Gomes disse:

    Boa tarde colega HELO, Suas excelências têm o dom da mágica!

    Bem lembrado: isso quando não distorcem as investigações e perseguem o delegado, com intuito de inocentar Banqueiros bandidos, sócios filhos do filho do ex presidente, para evitar que tal meleca lambuze a imagem do Mentirosos mor,que pousa de salvador da pátria, e é pai do gênio de araque!

    Faxina?
    Haja vassouras, para varrer tantas imundícies para baixo do tapete!

  15. Beraldo Dabés Filho disse:

    Algozes avulsos do PT são de diversos tipos. Uns agressivos, muitos ingênuos, poucos ponderados e tem também os que utilizam argumentos tangenciais que, de conteúdo mesmo, nada contêm.

    Fleugmáticamente posam de intlectuais, mas a maioria não passa de pseudo.

    Frequentador de buteco, bem aprecio um papo simples, regado a uma boa cervejinha.

    Neste ambiente, a sabedoria popular corre solta, fruto da escola da vida. Uma minoria de “bem letrados”, acaba por se render à simplicidade prática da maioria dos frequentadores.

    Verdadeira confraria, que aceita pessoas de todos os níveis sócio-econômico-culturais.

    Para muitos, principalmente os mais velhos como eu, é o bastante. Bancos escolares e atividades sócio-profissionais passadas, exercidas ao limite, pouco interessam.

    Mineiramente, “para um bom entendedor, um pingo…”

    Em tempo: Que fim levou o Paulo Preto?

  16. helo disse:

    Dabés, mesmo não sendo homem nem de Uberaba reconheço como é alegre e divertido uma roda de amigos jogando conversa fora. Fica até melhor nos anos prateados, com mais sabedoria, mais histórias, mais tolerância e mais humor. E nela cabem as idéias opostas, religiosas, rabugentas que até somam no tempêro. Mas bota nesse encontro um Dirceu, um Lula, um Maluf e lá se vai toda a graça. Aí nos damos conta que o muito charme ou sedução não faz o amigo. Esse tem que ter certas qualidades morais. É quando descobrimos que nem todo abismo é navegável.

  17. Beraldo Dabés Filho disse:

    Nos bons encontros de buteco, por desonestos, não cabem, dentre muitos outros, FHC (O Capo da Privataria e da Compra da Reeleição), Roriz (O Papai Metralha), Alkmim (O Senhor dos Rodo”Aneis”) , Paulo Preto (O Caixa Preta Desaparecido) e Eduardo Azeredo (O Mensaleiro das Gerais).

    Só isto, sem necessidade alguma de qualquer saida tangencial, pretensamente filosófica.

    A estratégia de juntar belas palavras em frase enigmática, carece de eficácia. Remete à retórica política em véspera de eleição.

    Mineiramente, “beleza não põe mesa”.

  18. helo disse:

    Dabés,
    Agradeço a referência à beleza que até me cabe, nem tanto nas palavras. Sei que ela não põe mesa, nem os que eu ou você citamos. No PSDB, pra mim, e talvez pra Dilma, faria uma exceção a FHC.
    Explicando o que te pareceu filosofia ou tangente, e que tem tudo a ver com o já dito: o mundo e os governos dizem que estamos à beira do abismo. Por experiência, penso que se cairmos, alguns são navegáveis.
    Porém sucumbiria ao abismo de ter que estar numa mesma roda com um Sarney, Roriz, Renan ou Dirceu.
    Mas desse fundo de poço, feliz e cariocamente diria: “tô fora!”. Milito na Saúde, não sou intelectual, nem chefe, e os meus amigos são gente da maior qualidade.

  19. Markut disse:

    Dabés.
    O papo simples e a cervejinha são ótimos.
    Mas,o eterno mau humor, não.

  20. Beraldo Dabés Filho disse:

    No PSDB/DEM só escapa o Senador Álvaro Dias. Os demais, quando não ladrões corruptos, são incompetentes, bem retratados nas figuras de José Serra (O Pífio) e ACM Neto (O Nanico Total).

    FHC, O Capo das Privatizações, comprou o instituto da reeleição, socorreu bancos quebrados com R$ 30 bilhões (a fundo perdido), beneficiou bandidos internacionais como o Caciolla, permitindo-lhes se apropriarem de R$ bilhões do dinheiro público.

    Em todas estas fraudulentas peripécias, certamente, embolsou cifras milionárias. Muito esperto, o Sociólogo sabia que, à sua época, saíria ileso. Veja e Folha de São Paulo eram suas fiéis aliadas.

    Fora do governo, se alinhou com ladrões do naipe de Joaquim Roriz e esteve práticamente omisso (será porque hein?), nas campanhas eleitorais dos seus correligionários.

    Tem ainda, biografia manchada pela covarde fuga do País, logo após o Golpe Militar de 1964. Outros, corajosos como a atual Presidenta, aquí ficaram e lutaram contra os Generais de Plantão, sob pena de prisão e tortura.

    Muitos morreram, enquanto ele, a milhares de quilômetros, enviava ao Brasil, artigos contrários à Ditadura Militar, que circulavam nas principais Universidades. Que coragem hein!? Hoje, no ostracismo, programa algumas entrevistas, nas quais, via de regra, faz pose de estadista.

    Dilma Roussef, respeitado-lhe a condição de octogenário, dá-lhe o privilégio de participar de evento qualquer, cuja receita cerimonial assim recomende. Nada mais.

    FHC não merece, pois, nenhum respeito. Muito pelo contrário, deveria ser minuciosamente investigado pela Polícia Federal.

    Foi o que poderia ser chamado de “O Presidente 71”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *