Início » Brasil » Política » Aeroportos: 15 grupos estrangeiros disputarão
Coluna Esplanada

Aeroportos: 15 grupos estrangeiros disputarão

Leilão será dia 6 de fevereiro, na Bolsa de Valores de São Paulo. Por Leandro Mazzini

Aeroportos: 15 grupos estrangeiros disputarão
Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Siga o colunista no Twitter @leandromazzini

Extra
Aeroportos: 15 grupos estrangeiros disputarão

Supera as expectativas do governo o interesse de grandes grupos no leilão dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e JK (Brasília). A lista de ontem, que chegou ao Planalto, conta 15 grandes consórcios estrangeiros. Todos eles de empresas que operam terminais na Europa e Estados Unidos. A maioria se aliou no Brasil a conhecidas empreiteiras e bancos privados. O leilão será dia 6 de fevereiro, na Bolsa de Valores de São Paulo. O governo espera arrecadar mais de R$ 10 bilhões.

Mundo de olho

Há representantes dos três continentes na lista. Muitos executivos já visitaram os terminais mês passado. E estarão de volta a SP em fevereiro.

Aterrissagem

O site da coluna publica, a partir de 9 de janeiro, especial sobre 11 aeroportos visitados pelo colunista nos últimos dias. Mostrará qualidades e defeitos dos terminais.

A conexão Aracaju-Paris

O ex-deputado Albano Franco tratou com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sua entrada no PSD e o comando do novo partido em Sergipe, sua terra. O encontro deu-se num café e num hotel de Paris, no início de dezembro. Albano, agora ex-tucano, esvaziou o PSDB no estado e levará com ele prefeitos e lideranças regionais.

Sinal vermelho

Vai mal o PT catarinense em Blumenau, Joinville e Florianópolis. Em Joinville, o prefeito Carlito Mers só frustrou expectativas. Na capital, tem quatro pré-candidatos, todos sem chances, mostram pesquisas. Há ponta de esperança em Blumenau.

Aviso prévio

O PT nacional vai passar o trator no diretório de Belo Horizonte, caso reprove a reedição de chapa com o PSB para 2012. Brigado com o prefeito Marcio Lacerda e com o diretório nas mãos, o vice-prefeito, Roberto Carvalho, foi avisado que vai dançar.

Meu diário

Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), com 54 mil, e Eduardo Suplicy (PT-SP), com 48 mil, são os tops na Casa no Twitter. Eles se viciaram no microblog.

Presentão

Aliás, Cássio resolveu divulgar na internet todos os ganhos no Senado. Mal tomou posse e já recebeu R$ 4.453,85 referentes a 13º proporcional.

Pé na estrada

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) vai rodar o interior de Pernambuco para ajudar candidatos a prefeitos do PMDB. Ele anda distante das disputas, inclusive no Recife. Fez a promessa “de coração” na confraternização do Democrata Jovem de Caruaru.

Sei, entendo

Da senadora Marta Suplicy (PT-SP) – que dava a mínima para a colega Marinor Brito (PSOL-PA) – após ela perder a vaga para Jader Barbalho (PMDB-PA), num canto do plenário para amigo: “Vou sentir falta dela, mas a lei tem que ser cumprida”.

Alô, Anatel

O PSDB lembra sempre que a privatização do setor de telefonia colocou o país na ponta e democratizou o celular. O deputado Osmar Junior (PCdoB-PI) concorda, mas diz que o serviço é de péssima qualidade e levou um susto com a conta alta que chegou.

Corre-corre

Apesar da aparente tranquilidade da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os senadores se apressaram ontem com assistentes para reservar suas passagens aéreas para hoje. Todos com medo da esperada paralisação de aeroviários amanhã.

Ponto final

Um garoto mimado de 20 anos vai mandar na 4ª potência atômica do mundo.

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. José Antonio Alves disse:

    O PT, que tanto criticou as privatizações, inclusive fazendo o maior auê em cima do livro PRIVATARIA, agora resolve privatizar nossos principais aeroportos, inclusive dando preferencias à empresas estrangeiras!!!!

    Porque será, heim??? É falta de competência ou de patriotismo???? Nossa Força Aérea Brasileira tem muita experiencia em administrar aeroportos no Brasil, mas infelizmente esses guerrilheiros apátridas só querem desmerecer nossas Forças Armadas.

  2. André disse:

    Como tem gente que não faz reflexão sobre a administração dos aeroporto no Brasil pela EMBRAER. Quanta corrupção já houve nos diferentes governos. Privatização já!!!! Para a melhoria dos serviços, criação de empregos, fim dos cabides de emprego e da corrupção!

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    São 15 grandes consórcios estrangewiros e quantos brasileiros tem nesta para? é bom saber.
    Os senadores só gostam de brasilia quando é para votação de verba, não existindo e com grande probalidade de naõ poder viajar amanhã usam de artimanha, isto não deveria acontecer, deveria ser anticonstitucional.

  4. José Antonio Alves disse:

    O Sr. André
    As administrações dos aeroportos (APENAS INTERNACIONAIS E DE GRANDE PORTE)são adminbistrados pela INFRAERO.
    A EMBRAER somente fabrica aviões e tem o ITA (Instituto Tecnologico da Aeronautica) melhor escola de engenharia do Brasil.
    Quando o PT assumiu o governo, a Infraero virou fonte de corrupção e cabide de empregos, pois antes, era administrada pela Força Aerea Brasileira.

  5. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Quando leio projeções de ganhos sempre astronômicos nos negócios brasileiros fico refletindo como esse pais caminha de forma invertida, o que é básico, como saúde, educação, tratamento digno aos aposentados, transporte barato para trabalhadores, saneamento básico, moradia, votar voluntariamente sem obrigação, pobre país, quando vamos acordar?

  6. GOETHE -BR. disse:

    …-a tão decantada”pseudo democratização da telefonia no brasil”,está saindo caro para os consumidores de um modo geral…e em parte complicou…-se você líga de um telefone ce
    lular para outro da mesma empresa tem uma ta
    xa a pagar…e a propaganda de que a ligação será apenas de alguns centavos, se torna de difícil compreensão…-mesmo entre aparelhos da mesma empresa,você ouvirá por várias vezes a repetição de “deixe o seu recado…a pessoa o ouvira,graças a mim”…e blá,blá,blá…-mo
    ral da história:…-você terá repetido duas ou mais ligações,o que tornará a sua comunica
    ção bem mais cara…-se você líga para outra operadora,ou de celular para fixo de outra empresa,aí sim é que você verá o descalabro
    …- preços escorchantes…e é como se fosse uma combinação entre empresas operadoras…-a meu ver,a telefonia,assim como todos meios de telecomunicações,deveriam ter,algum dispositi
    volegal,fiscalizador,por parte do governo,pa
    ra evitar a exploração absurda e indevída por parte das empresas exploradoras…tendo em vista se tratar de utilidade pública…
    …-GOETHE-Br.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *