Início » Brasil » Política » Aliados de Khadafi fogem para Níger, mas sem o ditador
Fuga

Aliados de Khadafi fogem para Níger, mas sem o ditador

Segundo conselho rebelde, comboio fugiu para o país vizinho na segunda-feira

Aliados de Khadafi fogem para Níger, mas sem o ditador
Rebeldes comemoram a retomada das negociações (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Foram confirmados pelo Conselho Nacional de Transição os rumores de que aliados de Muammar Khadafi teriam atravessado a fronteira para o Níger nesta terça-feira, 6. A informação, porém, não deve ajudar os rebeldes em sua caçada pelo ditador. A TV árabe Al Arabiya disse que Khadafi não estava no comboio que atravessou a fronteira nesta última segunda-feira.

Leia também: Afinal, onde está Khadafi?
Leia também: Empresas chinesas tentam vender armas a Khadafi

Há informações de que aliados a Khadafi também teriam fugido no ultimo domingo, em 200 carros blindados que, supostamente, estariam levando oficiais. De acordo com um militar francês, Khadafi e seu filho Saif al-Islam teriam planos de se juntar ao grupo e ir até Burkina Faso, no Níger, onde o país teria oferecido abrigo ao ditador.

De acordo com um porta-voz do conselho rebelde líbio, o comboio que escapou na segunda-feira para o país vizinho levava dinheiro de uma agência do Banco Central do país. Segundo algumas pessoas da comunidade tuaregue, no deserto do Saara, cerca de dez veículos fizeram a travessia na fronteira.

“Eles levaram dinheiro do Banco Central em Sirta”, declarou o porta-voz Abdel Hafiz Ghoga, referindo-se à terra-natal de Khadafi, que está foragido.

O chefe do comitê do CNT, Farhi Baja, disse que o grupo também transportava ouro, dólares e euros. Segundo Baja, os veículos cruzaram a fronteira em Jufra, com ajuda de tuaregues. O chefe do comitê disse que não confirmaria os rumores de que haviam cerca de 200 veículos do Exército líbio também haviam cruzado a fronteira para o Níger na noite da ultima segunda-feira.

Fontes:
O Globo - Comboio de aliados de Kadafi foge para o Níger sem o ditador, diz TV

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *